Netbeans 7.0.1 lento em i5

Boa tarde :slight_smile:

Antigamente usava Dual Core 32 bits 2GB RAM com Windows XP, e o desempenho do Netbeans não era dos melhores, porém compilava um projeto em 2 minutos.

Agora estou usando um I5 64bits com 4GB RAM com Windows 7 e essa mesma compilação demora 26 minutos, sem contar a lentidão nos demais processos da IDE.

Alguém sabe oq possa ser? Percebi que ele fica toda hora “analisando projetos” e “verificando alterações externas”.

Tentei aumentar a prioridade dos processos “javaw.exe” e “netbeans.exe*32” para Alta porém não adiantou.

Abraços,

Bruno.

1. antivírus na sua máquina? Alguns antivírus não gostam do Java. Arranje um que não fique tendo problemas com programas Java .

2. Os horários dos arquivos-fonte estão todos certos ou há arquivos com data “no futuro”? Confira o relógio da sua máquina. Um conselho: se estiver com arquivos-fonte com datas “no futuro”, acerte as datas com o utilitário touch (você pode arranjar um no pacote Cygwin )

Opa! Desde já agradeço pela resposta.

Utilizo o Trend Micro aqui, desabilitei e vou ver como a performance fica.

[quote]2) Os horários dos arquivos-fonte estão todos certos ou há arquivos com data “no futuro”? Confira o relógio da sua máquina. Um conselho: se estiver com arquivos-fonte com datas “no futuro”, acerte as datas com o utilitário touch (você pode arranjar um no pacote Cygwin )
[/quote]
Verifiquei os arquivos-fontes e realmente não há nenhuma com datas no futuro, e o relógio do pc está correto. Mesmo assim é bom saber que isso pode acontecer e dar problemas ~~

Jajá posto o feedback aqui.

Infelizmente não resolveu, continua lento, já se passaram 3min apenas para ele começar a deletar os diretórios na compilação.

Mais sugestões?

Abraços e obrigado,

[quote=Bruno M Gasparotto]Infelizmente não resolveu, continua lento, já se passaram 3min apenas para ele começar a deletar os diretórios na compilação.

Mais sugestões?

Abraços e obrigado,[/quote]

a) Fora o Trend Micro, você usa mais algum software de segurança?
b) Alguma configuração esquisita no acesso ao disco?
c) Você deixou ligada a Busca do Windows nesse diretório onde estão seus fontes? Pode ser que a Busca do Windows esteja reindexando esse diretório continuamente.

Imagino que você esteja usando um computador novo com o disco não muito lotado. Discos lotados costumam dar problemas de lentidão de acesso.

[quote=entanglement]
a) Fora o Trend Micro, você usa mais algum software de segurança?[/quote]
Apenas o Trend Micro.

Não, outros programas estão funcionando bem aqui, utilizo também o iReport e roda com um ótimo desempenho, o problema deu o ar da graça somente no Netbeans.

[quote]c) Você deixou ligada a Busca do Windows nesse diretório onde estão seus fontes? Pode ser que a Busca do Windows esteja reindexando esse diretório continuamente.

Imagino que você esteja usando um computador novo com o disco não muito lotado. Discos lotados costumam dar problemas de lentidão de acesso. [/quote]
O computador é novo e está com 80% de HD livre, porém o projeto está no disco rígido do servidor, sempre ficou lá e não apresentava problemas quando eu acessava do PC antigo. Mesmo assim, pode dar problemas se minha máquina fizer indexação? Não entendo muito desse assunto :frowning:

Ah, agora entendi. Como o projeto não está local na sua máquina e sim remoto, pode ser que o NetBeans esteja com certa lentidão para poder verificar se os arquivos foram atualizados através de um share de rede (é que ele usa o equivalente ao WatchService do Java 7, só que ele faz isso através de JNI, se não me engano).

Estou achando que deve haver algum lugar no NetBeans (infelizmente não tenho o bicho instalado aqui na minha máquina para fuçar nas opções) que permite desabilitar essa verificação automática para recompilação. Eu normalmente acho esse tipo de recurso pouco confiável e prefiro eu mesmo fazer a compilação sob demanda.

É aquele “Verificação de atualizações externas”? Se for ele faz isso o tempo todo, até mais do que o costume. Desabilitei em Ferramentas -> Opções -> Miscelânea -> Habilitar a análise automática de código fonte, mas mesmo assim, já está compilando a uns 6 minutos, to pesquisando em outros lugares também mas não achei nada a respeito.

Tentei alterar a quantidade de memória para o netbeans, e reparei que estava essa configuração no netbeans.conf. Isso quer dizer que ele utilizará a configuração padrão de acordo com essa descrição?

# Note that default -Xmx and -XX:MaxPermSize are selected for you automatically.
# You can find these values in var/log/messages.log file in your userdir.
# The automatically selected value can be overridden by specifying -J-Xmx or

De qualquer forma, alterei as configurações.

Antes:

netbeans_default_options="-J-client -J-Xss2m -J-Xms32m -J-XX:PermSize=32m -J-Dapple.laf.useScreenMenuBar=true -J-Dapple.awt.graphics.UseQuartz=true -J-Dsun.java2d.noddraw=true"

Agora:

netbeans_default_options="-J-client -J-Xss2m -J-Xms512m -J-Xmx1024m -J-XX:PermSize=32m -J-Dapple.laf.useScreenMenuBar=true -J-Dapple.awt.graphics.UseQuartz=true -J-Dsun.java2d.noddraw=true"

Outra coisa, notei que nesse Windows o processo do netbeans (em verde) fica quase sem memória alocada, enquanto no pc antigo (32 bits), ele ficava com mais ou menos 500mb. Pode ter alguma relação com o problema?

To quase instalando uma máquina virtual aqui pra tentar rodar o netbeans com melhor desempenho :frowning:

Copiei o projeto para uma pasta local e funcionou perfeitamente, tempo de complicação de apenas 1 minuto e 4 segundos.

Deve ser alguma coisa com projetos em rede mesmo, mas não faço idéia do que. A taxa de transferência pela rede está legal, mas com o NetBeans fica horrível, vou dar mais uma pesquisada e qualquer resultado eu posto aqui, sem contar que qualquer ajuda sempre é bem vinda :slight_smile: