NetBeans : Bugs ou configuração?

11 respostas
fsfnit

Pessoal, instalei o NetBeans aqui. A principio uma bela de uma mão na roda para quem desenvolve servlets. Ele mapeia servlets sozinho, tem um tomcat embutido, tem um front end (precario mais tem) para banco e etc …

Tudo estava as mil maravilhas até qdo criei um segundo projeto. O Bendito não achava o pacote nem por um decreto.Como teste, criei um novo projeto, onde tem um HTML que chama uma servlet dentro de um pacote e ele não acha.

Tem alguma configuração que tem que ser feita no NETBEANS ? Pois o meu amigo que mandou eu instalar disse que não precisa nem escrever variáveis de ambiente, isso é verdade ?

Eu não sei se esse problema é bug ou configuração. Eu ja defini o segundo projeto como o principal, dei clean, recompilei, bati tambor e nada.

Se alguem tiver alguma ideia ou sugestão fico grato.
Obrigado galera !!!

11 Respostas

emmanuel.silva

Fala grande, vc esta tentando chamar arquivos de um outro projeto ou do mesmo projeto???

fsfnit

Do mesmo projeto.

Como teste para ver se o problema era com o codigo, eu coloquei a mesma classe e o mesmo html no projeto antigo e funcionou. Mas no novo ele não acha o pacote e a classe.

emmanuel.silva

Cara, uma dica, baixe a versao final do netbeans (5.5) e eu acho que vc vai conseguir ser feliz… blz

:wink:

fsfnit

emmanuel.silva:
Cara, uma dica, baixe a versao final do netbeans (5.5) e eu acho que vc vai conseguir ser feliz… blz

:wink:

O meu já é 5.5.

A

Eu peguei a versao final 5.5 porem quando tento abrir um projeto ja pronto ele nao deixa.

Onde acho a versao mais recente ,alguem me passe o link por favor.;

Uso atualmente o windows vista

A

Acabei de ver que ja tem JDK 6 ?

http://java.sun.com/javase/downloads/index.jsp

O link está me manutenção ,mas posso instalar o JDK 6 sem problemas e usar livros com a ideia de JDK 5 ?

davidbuzatto

allanfox:
Acabei de ver que ja tem JDK 6 ?

http://java.sun.com/javase/downloads/index.jsp

O link está me manutenção ,mas posso instalar o JDK 6 sem problemas e usar livros com a ideia de JDK 5 ?

Sim, não foram inseridas novas estruturas na linguagem. Se fosse da 1.4 para a 1.5 ia ter algumas coisas novas para vc aprender como os genéricos, mas da 1.5 para a 1.6 foram inseridas algumas apis e outras foram atualizadas, mas na sintaxe da linguagem não foi adicionado nada.

davidbuzatto

fsfnit:
Pessoal, instalei o NetBeans aqui. A principio uma bela de uma mão na roda para quem desenvolve servlets. Ele mapeia servlets sozinho, tem um tomcat embutido, tem um front end (precario mais tem) para banco e etc …

Tudo estava as mil maravilhas até qdo criei um segundo projeto. O Bendito não achava o pacote nem por um decreto.Como teste, criei um novo projeto, onde tem um HTML que chama uma servlet dentro de um pacote e ele não acha.

Tem alguma configuração que tem que ser feita no NETBEANS ? Pois o meu amigo que mandou eu instalar disse que não precisa nem escrever variáveis de ambiente, isso é verdade ?

Eu não sei se esse problema é bug ou configuração. Eu ja defini o segundo projeto como o principal, dei clean, recompilei, bati tambor e nada.

Se alguem tiver alguma ideia ou sugestão fico grato.
Obrigado galera !!!

Nunca tive nenhum problema desse tipo. Ta certo que o netbeans tem algumas peculiaridades, mas quando vc aprende a lidar com elas fica tudo sussu. Especifica melhor o que você está fazendo que fica mais facil de te ajudar. Explica passo a passo.

Falow!

fsfnit

Bom, eu estou voltando a estudar a JAVA, e estava montando meu ambiente com o eclipse, mas aí um amigo meu sugeriu que eu usasse o Netbeans, pq ele vem com um Tomcat embutido, não precisa mais se preocupar com edição de xml´s da vida e etc …

Bom, ele me disse que não precisa configurar nenhuma variável de ambiente, mas na minha maquina deixei as 3, path, classpath e java_home configuradas, mas desconfio até que o netbeans fez as devidas correções.

Enfim, como estou estudando, criei um projeto e ali fui entulhando um monte de classes e etc !
E tudo ali funciona.
Resolvi criar um projeto novo, mais organizado dessa vez, e logo no primeira classe ja não funcionou.
O Projeto consistia em uma pagina em HTML que chamaria uma servlet. A servlet estava no pacote dela bonitinha, e a HTML tb estava bonitinha na parte de paginas web. Qdo executo da “The requested resource (/AplicacaoWeb1/Ficha) is not available.”.Já defini esse projeto com principal, dei clean diversas vezes, recompilei e nada.
A partir dái o que eu fiz, resolvi criar a mesma “aplicação” no projeto que tudo funciona. Fui lá coloquei a servlets no pacote de servlets do Projeto 1, a pagina HTML na parte de pagina web, compilei e rodou normal !!!

Não sei mais o que fazer. To pensando numa solução lusitana de usar 1 projeto no NEtBeans.
Vlw pela ajuda galera !!!

davidbuzatto

Fiz um projeto bem simples, como o que vc descreveu. Um arquivo jsp q tem um link que chama um servlet e este renderiza uam nova página.

Dá uma olhada, e vê o que você está errando. Eu acho que você não está chamando o recurso corretamente. O caminho deve estar errado.

fsfnit

davidbuzatto:
Fiz um projeto bem simples, como o que vc descreveu. Um arquivo jsp q tem um link que chama um servlet e este renderiza uam nova página.

Dá uma olhada, e vê o que você está errando. Eu acho que você não está chamando o recurso corretamente. O caminho deve estar errado.

Não david, o mesmo código que eu escrevi para o “projeto1” , escrevi para o “projeto2”. O mesmíssimo ,CTRL+C CTRL+V. A unica diferença é que o mesmo código só roda no “projeto1” e era para rodar no “projeto2”. Sacou ? de codigo ta safo, não problema de código.

Até pq é bem simples :
1 HTML com tres inputs e um form com action = “nome da servlet a ser chamada”.

1 Servlet que recebe e gera outro html escrevendo o conteúdo dos inputs em html.
É ridiculo assim o “projeto”.

Criado 12 de janeiro de 2007
Ultima resposta 15 de jan. de 2007
Respostas 11
Participantes 4