Netbeans com C++

11 respostas
GladsonReis

:smiley:
Ola galera
alguem poderia me informar como que eu configuro o netbeans pra usar
ele como IDE pra C++, instalei o Pack, porem nao vem com os .H ?
os headers ?
tenho q ter um compilador ?

como integrar ?

11 Respostas

_

Eu já usei … mas não lembro de detalhes.
Esse link me pareceu bem esclarecedor
http://www.netbeans.org/products/cplusplus/index_pt_BR.html

Espero que ajude!

Kknd

O pack adiciona a capacidade de auto-complementação do código e essas coisas. Pra compilar, você ainda precisa de um compilador. Aqui foi transparente o negócio, porque quase toda distribuição do Linux já vem com o gcc (compilador c) e g++ (compilador c++) instalado.

Se você usa windows, tem uns compiladores gratúitos que você pode utilizar. Depois de instalar algum compilador, mude nas opções do netbeans o compilador utilizado pro pack de C++.

PePeLeGaL

ola pessoal,

nao tenho conhecimento aprofundado de netbeans. Gostaria de saber com relacao ao desempenho dele usando C++. Vale a pena em termos de desempenho utilizar netbeans com C++? :roll:
pelo que ja notei nos benchmarks, C++ esta na lideranca de quase todos eles com relacao a rapidez de execucao.
eh bem sabido que o netbeans permite criar umas interfaces fabulosas. Nesse caso ele seria o mais indicado mesmo ? Ou existem outros ides menos pesados e que proporcionam um layout tao legal ? :roll:

Kknd

PePeLeGaL:
ola pessoal,

nao tenho conhecimento aprofundado de netbeans. Gostaria de saber com relacao ao desempenho dele usando C++. Vale a pena em termos de desempenho utilizar netbeans com C++? :roll:
pelo que ja notei nos benchmarks, C++ esta na lideranca de quase todos eles com relacao a rapidez de execucao.
eh bem sabido que o netbeans permite criar umas interfaces fabulosas. Nesse caso ele seria o mais indicado mesmo ? Ou existem outros ides menos pesados e que proporcionam um layout tao legal ? :roll:

A IDE não influencia na performance final, mas sim o compilador. Com o pack de C++ no NetBeans, você vai utilizar a IDE só para programar, mas para compilar você vai ter que usar um compilador.

Sobre “desenhar interfaces”, o NetBeans só “desenha” para Java. Não existe essa opção para C++.

emanuelcd

gladson:
:smiley:
Ola galera
alguem poderia me informar como que eu configuro o netbeans pra usar
ele como IDE pra C++, instalei o Pack, porem nao vem com os .H ?
os headers ?
tenho q ter um compilador ?

como integrar ?

procure no google o dev-cpp (para windows ) instale

1 - Instale o dev-cpp
2 - configure-o no netbeans.

ViniGodoy

emanuelcd:

1 - Instale o dev-cpp

Argh… Existem vários motivos para não se usar o DevCpp:

1. Não tem atualização desde 2005!
  2. O depurador dá pau;
  3. Ele omite parte das mensagens de erro;
  4. Ele vem com uma versão muito antiga do MinGW.

No lugar, é melhor usar o Code::Blocks. Além de também ser gratuito, já vem com depurador e suporte para diversas plataformas. Usa o mesmo compilador que o Dev, o MinGW, mas numa versão muito mais nova. Também tem versões para Linux e MacOS. E está sendo atualizado com bastante frequência.
http://www.codeblocks.org

É uma das melhores IDEs C++ gratuitas que tem hoje no mercado. Outra opção, mais pesada e com um C menos padrão, mas ideal para programação Windows é o próprio Visual Studio Express, que também é de graça. Vem com a última versão do compilador Microsoft, mas não tem integração com a MFC (embora suporte Windows Forms).

P

Code::blocks é melhor opção.

Netbeans é um elefante, correndo sobre uma corda.

emanuelcd

ViniGodoy:
emanuelcd:

1 - Instale o dev-cpp

Argh… Existem vários motivos para não se usar o DevCpp:

1. Não tem atualização desde 2005!
  2. O depurador dá pau;
  3. Ele omite parte das mensagens de erro;
  4. Ele vem com uma versão muito antiga do MinGW.

No lugar, é melhor usar o Code::Blocks. Além de também ser gratuito, já vem com depurador e suporte para diversas plataformas. Usa o mesmo compilador que o Dev, o MinGW, mas numa versão muito mais nova. Também tem versões para Linux e MacOS. E está sendo atualizado com bastante frequência.
http://www.codeblocks.org

É uma das melhores IDEs C++ gratuitas que tem hoje no mercado. Outra opção, mais pesada e com um C menos padrão, mas ideal para programação Windows é o próprio Visual Studio Express, que também é de graça. Vem com a última versão do compilador Microsoft, mas não tem integração com a MFC (embora suporte Windows Forms).

Muito obrigado pela dica. (estou iniciando em C do ZERO).

Vinicius_Sartori

Eu acho o dev cpp ótimo…

tem o turbo C que é mais velho que a mina avó que tb é maravilhoso…soh que ele eh DOS…

dev c ta na versão 5

http://www.bloodshed.net/devcpp.html

eh beta ainda, mais tem a 4 que é final, e eu acho que independente do que voce vá fazer ele vai dar conta, ele é bem tratorzão e já vem com alguns modelos para você montar…inclusive open GL…pode ateh ser desatualizado, mais é o melhor…

agora se voce quer desenhar tela vai ter que usar infelizmente o kit da M$

claro pra quem nao da obraço a torcer sobreo que um bom programador delphi pode fazer…este compilador é em Delphi 6 :stuck_out_tongue:

esses caras da bloodosheed são Programadores Delphi \o

ViniGodoy

Vinicius_Sartori:
Eu acho o dev cpp ótimo…
tem o turbo C que é mais velho que a mina avó que tb é maravilhoso…soh que ele eh DOS…

O problema do turbo C é que ele também não obedece o standard.
Não é à toa que não existe a conio.h na maioria dos compiladores. Com isso, não só sua aplicação não fica portável, como você fica acostumado a APIs que só existem no mundo borland.

Vinicius_Sartori:
dev c ta na versão 5
http://www.bloodshed.net/devcpp.html

Pelo menos, se for mesmo usa-lo (realmente não recomendo), instale uma versão nova do MinGW. O compilador novo vai ter as seguintes vantagens:

1. Melhores mensagens de erro;
  2. Suporte praticamente completo a templates (você pode até não usar, mas se baixar algumas bibliotecas, elas podem);
  3. Correção de bugs.

A PDJ disponibiliza uma versão do Dev com essas alterações já realizadas. Se você ainda sim quiser usar, aqui está o link:
http://www.programadoresdejogos.com/download/DevCPDJ.exe

É beta desde Fev/2005! Então, não espere por uma versão final. A 4 é ainda mais antiga, pré-histórica, diga-se de passagem. É o mesmo que recomendar o desenvolvimento com Eclipse 1.0 no Java 1.2. Além disso, o Code::Blocks também já vem com diversos modelos prontos, usando versões atualizadas das APIs, e há até um plugin que faz ele suportar os DevPaks. As telas de configuração dele também são mais fáceis, a identação funciona melhor.

Vinicius_Sartori:
claro pra quem nao da obraço a torcer sobreo que um bom programador delphi pode fazer…este compilador é em Delphi 6 :stuck_out_tongue:
esses caras da bloodosheed são Programadores Delphi \o

O DevCpp não é um compilador. O compilador é o MinGW, feito em C++. O Dev é só a IDE, como o Eclipse, Netbeans e Code::Blocks. Eles não compilam nada.
O Delphi é mesmo muito poderoso. Eu mesmo programei 2 anos com ele, sem reclamações. :slight_smile:

Se quiser um tutorial para instala-lo, pode olhar no meu blog:
http://vinigodoy.wordpress.com/2007/11/18/criando-um-ambiente-para-desenvolver-jogos/

Não que seja absolutamente necessário: geralmente é só baixar o instalador e dar next em todos os passos.

Ali eu ensino também a configurar no braço o OpenGL e o SDL, para o desenvolvimento de jogos. E também já recomendo alguns plugins interessantes que podem ser escolhidos na instalação. Eu acho importante que o programador C++ saiba configurar bibliotecas no braço. Dá um pouco de trabalho, mas o primeiro e um dos mais importantes passos no desenvolvimento C++ é a configuração correta do ambiente de desenvolvimento.

Vinicius_Sartori

eu tenho feito tudo no editor de texto do linux e compilado no GCC ultimamente faz quase 1 ano e pouco que nao uso mais windows para linguagem C 8)

Criado 18 de fevereiro de 2007
Ultima resposta 11 de jul. de 2008
Respostas 11
Participantes 8