NetBeans, como editar um ComboBox

3 respostas
J

Olá moçada, mais uma dúvida: Eu uso o NetBeans como ferramenta de desenvolvimento, porém, gostaria de incluir como os itens de um ComboBox, um laço for que conte de 1 a 100 por exemplo, mas como o GUI que nós contruirmos no NetBeans não nos permiti editá-los, então como eu faço pra preencher um ComboBox com itens numerosos assim. Tipo, colocar os anos de 1900 a 2100

3 Respostas

renato.marquez

No Swing, componentes como JTable, JCombobox e JList possuem uma característica peculiar. A parte gráfica é desacoplada dos dados do componente.
Quando você quer alterar os dados destes componentes, deve acessar o "Model" deles.

Pelo Netbeans, na área de propriedades do seu JCombobox, localize o item "Model" e altere os valores por lá, separando um item por linha.
Via código, você pode fazer isso aqui:

seuJCombobox.removeAllItems(); for (int i = 1900; i <= 2011; i++) { seuJCombobox.addItem(i); }No caso de acesso via código, lembre-se que seu modelo de dados (Data Model) deve ser mutável.

Links úteis aqui e aqui.

J

Como assim, o que significa “Model”. E via código, em que parte dele eu coloco: No construtor classe? Ou onde?

renato.marquez

O “Model” diz respeito à camada de dados do componente. Quando eu digo que é desacoplada, é porque você não precisa acessar diretamente o componente para manipular os dados, bastando acessar o seu model.

Quanto a segunda pergunta, você pode introduzir no construtor da classe, depois que o seu JComboBox for instanciado.

Se ainda tem dúvidas, sugiro estudar um pouco sobre os componentes Swing aqui.

Criado 15 de abril de 2012
Ultima resposta 15 de abr. de 2012
Respostas 3
Participantes 2