Olá moçada, mais uma dúvida: Eu uso o NetBeans como ferramenta de desenvolvimento, porém, gostaria de incluir como os itens de um ComboBox, um laço for que conte de 1 a 100 por exemplo, mas como o GUI que nós contruirmos no NetBeans não nos permiti editá-los, então como eu faço pra preencher um ComboBox com itens numerosos assim. Tipo, colocar os anos de 1900 a 2100
No Swing, componentes como JTable, JCombobox e JList possuem uma característica peculiar. A parte gráfica é desacoplada dos dados do componente.
Quando você quer alterar os dados destes componentes, deve acessar o "Model" deles.
Pelo Netbeans, na área de propriedades do seu JCombobox, localize o item "Model" e altere os valores por lá, separando um item por linha.
Via código, você pode fazer isso aqui:
seuJCombobox.removeAllItems();
for (int i = 1900; i <= 2011; i++) {
seuJCombobox.addItem(i);
}
No caso de acesso via código, lembre-se que seu modelo de dados (Data Model) deve ser mutável.
Como assim, o que significa “Model”. E via código, em que parte dele eu coloco: No construtor classe? Ou onde?
O “Model” diz respeito à camada de dados do componente. Quando eu digo que é desacoplada, é porque você não precisa acessar diretamente o componente para manipular os dados, bastando acessar o seu model.
Quanto a segunda pergunta, você pode introduzir no construtor da classe, depois que o seu JComboBox for instanciado.
Se ainda tem dúvidas, sugiro estudar um pouco sobre os componentes Swing aqui.