Netbeans: Como fazer que o tamanho da tela da aplicação seja do tamanho da tela do modo Design?

Fala ai pessoal.
TO usando o Netebans 6, e estou me adaptando a ele ainda.
Porém agora me surgiu um problema, minha tela não está como o modo de Design do netebans fica, fico alterando algumas propriedades, mas não consigo deixar do modo correto.
Como setar p/ a tela ficar identica (mesmas dimensões)a tela construida no modo design do netbeans ?

:twisted:

Daqui ó: http://www.netbeans.org/downloads/

Cada hora que eu mexo piora mais, agoa está me dando erro.
Estranho nao ter uma opção bem clara de deixar a tela com o mesmo formato do modo design.

fsfnit

Cara, se tú puder postar uma imagem de como tá a tua tela dá pra ter uma idéia melhor de como tú pode ajeitar, porque infelizmente eu não consegui entender muito bem a situação :?

[quote=Erick Jeronimo]fsfnit

Cara, se tú puder postar uma imagem de como tá a tua tela dá pra ter uma idéia melhor de como tú pode ajeitar, porque infelizmente eu não consegui entender muito bem a situação :? [/quote]
É o seguinte:
To fazendo uma APP com Swing, e estou usando netBeans, pois ele tem um modo de Design, do tipo arrasta e solta componentes inclusive jPanels.
O tamanho da tela da APP era p/ ser o tamanho da tela no modo design do netbeans, com a mesma porporção e tudo mais. Porém, na hora de editar uma tela, as outroas perderam referencia ai embaralhou tudo.
Estava a procura de uma funcionalidade do netbeans, que obrigasse a tela (compilada e rodada)a seguir o padrão da tela do modo design.
No momento minha tela nem abre, dá erro.Nao tem nem como tirar uma screen.

[quote] É o seguinte:
To fazendo uma APP com Swing, e estou usando netBeans, pois ele tem um modo de Design, do tipo arrasta e solta componentes inclusive jPanels.
O tamanho da tela da APP era p/ ser o tamanho da tela no modo design do netbeans, com a mesma porporção e tudo mais. Porém, na hora de editar uma tela, as outroas perderam referencia ai embaralhou tudo.
Estava a procura de uma funcionalidade do netbeans, que obrigasse a tela (compilada e rodada)a seguir o padrão da tela do modo design.
No momento minha tela nem abre, dá erro.Nao tem nem como tirar uma screen. [/quote]

Agora eu fui entender melhor o teu problema…

Putz cara, não sei se o netbeans tem essa funcionalidade de “obrigar” uma tela a seguir o padrão da tela de design. Pelo menos eu nunca ouvi falar de uma funcionalidade como essa. Eu sempre setei o tamanho das minhas telas de forma personalizada. :?

Derrepente a gente pode tentar resolver o erro pra voltar a ser o que era antes, porque infelizmente eu não posso te ajudar na tua dúvida em si.

Mas vamos esperar que daqui a pouco chega um mestre no netbeans e ensina essa parada pra gente :smiley:

Blza meu camarada, de qq forma obrigado por tentar ajudar.
É complicado pq montei tudo em cima do modo design e agora p/ resolver tenho que resolver por ele mesmo.

Você tentou selecionar a opção “Gerar código de redimensionamento” do JFrame, na guia “Código” das propriedades?

Lá ele permite que você altere o tamanho do formulário e do form de edição.

[quote=Carnevalli]Você tentou selecionar a opção “Gerar código de redimensionamento” do JFrame, na guia “Código” das propriedades?

Lá ele permite que você altere o tamanho do formulário e do form de edição.[/quote]

Acabei de fazer, mas qdo mando compilar e executar da erro, e nao exibe direito e descobri que é pq a tela ta vindo muito grande, está quase infinita a direita.Estou tentando mudar o Maximum Size, mas ele está desabilitado, e com um valor altíssimo. No minimo vai parar de dar erro.
Mas queria saber de uma funcionalidade do netbeans que obrigue a todos os componentes da tela terem o mesmo size do modo design. É esquesito, pois o programador que usa no netbeans nao pode confiar na fiel reprodução do modo design do netebans ?

Cara,

Já apanhei muito com isso. A única solução que achei mesmo foi verificando o tamanho do Frame no design (coloca o cursor do mouse na borda do frame, que ele te dá o size) e usando no construtor o método setPreferredSize(new Dimension(x,y)).

Abraços :wink: