Netbeans como plataforma: vale a pena?

Olá,
gostaria de saber se alguém aqui já desenvolveu aplicações desktop usando a plataforma Netbeans e o que achou da experiência.

Vale a pena? Quais os maiores desafios e dificuldades?
E o lado bom? Os ganhos justificam-se?

Olha, se você tem tempo de sobra e não precisa dormir, eu acoselho o eclipse agora se precisa de produtividade rápida use o netbeans tanto uma como a outra são muito boas, só que particularmente prefiro a parte de desenvolvimento do netbeans, porque é bem mais fácil e rápido, algumas pessoas não gostam porque o netbeans gera um código que não deixa vc mexer, vc tem de ir nas propriedades do componente para alterá-la, mas as duas oferecem uma ótima IDE pra aprender ou trabalhar com JAVA

Já usei sim. Vamos lá então…

Prós

• O matisse que é o editor GUI dele é muito bom, porém não te dá muito controle sobre os códigos gerados.
  • Desenvolvimento de interface rápido e fácil (Não requer muito conhecimento sobre layout e listeners).
  • Bom para estudantes.

Contras

• É um bicho papão de memória (A cada nova versão).
  • Os projetos GUI do netbeans não podem ser editados no eclipse (somente usando um plugin que o suporte).
  • As vezes o netbeans simplesmente inventar de estragar o projeto inteiro (Eu e vários amigos já tivemos este problema).
  • Dependendo da versão em que vc criou o projeto, poderá haver problema se abrir o projeto em uma versão mais nova.

Tenho usado o eclipse com o plugin jigloo e tenho obtido resultados satisfatórios.
Acho que a melhor ferramenta para trabalhar é aquela a qual você se adapta de forma mais fácil.
É interessante que você teste as ferramentas para saber realmente o que lhe é melhor.

Te+!

Pessoalmente, gosto muito do editor visual do Netbeans. A partir da versão 5, o bichinho virou um show.

Eu gostaria de saber, de fato, não do Matisse, mas sim da Plataforma Netbeans para o desenvolvimento de aplicações ricas, ou seja, na criação de aplicações ricas baseadas na IDE do Netbeans.

Tenho estudado como alternativa o desenvolvimento de aplicações ricas usando a plataforma Eclipse, e se mostrou bastante interessante também (p. exemplo: o Azureus é um bom exemplo), porém não estou encontrando bons exemplos da utilização do Netbeans para este fim.

Olá kicolobo,

olhando esse post me veio a curiosidade… vc pensa em usar o Netbeans para desenvolver aplicações Swing (usá-lo como IDE) ou para desenvolver uma nova ferramenta, baseado em sua plataforma?

Abraços!!

Opa… só complementando:

Quando me refiro a usá-lo como “Plataforma”, me refiro a isto .
É a isto que você se refere também?

Abraços!!

Eu penso em usa-lo como plataforma, tal como no link que você me indicou.

Há algumas aplicações desenvolvidas com a plataforma Netbeans (inclusive eu já conhecia esta aí da Boeing), porém uma coisa é ver um case exposto pelo Netbeans, e outra um case real de gente aqui do GUJ :slight_smile:

Por isto que estou perguntando.

Se eu fosse optar pelo Eclipse, teria uma plataforma bacana também, porém entre Swing e SWT, tendo para o Swing, razão pela qual estou avaliando o Netbeans como plataforma viável para o desenvolvimento do meu novo projeto.

Poxa, legal!!
Eu nunca usei nenhum dos dois como plataforma, até pq eu nunca tive uma necessidade (até agora) para tal tipo de aplicabilidade.
Sem querer fazer propaganda, na Java Magazine deste mês, há um artigo que cita as vantagens de cada projeto (Eclipse e Netbeans) como plataforma.

Abraços!!

Olá pessoal
estou procurando um Plugin para SWT para o NetBeans.
Alguém sabe se existe e se existe onde posso encontrar?
qquer ajuda é bem vinda
T+