Netbeans - designer de GUI - tem como adicionar componentes customizados?

Estou construindo algumas telas SWING usando Netbeans 5.5 + designer de GUI (matisse), eu desenvolvi vários componentes personalizados como editor de valores, data, etc. Como eu faço para que meus componentes aparecem no editor de gui ?

a) O seu componente deve derivar (direta ou indiretamente) de algum dos componentes visuais Swing ou AWT, como JTextField, JPanel etc.

b) Ele deve ter um construtor sem parâmetros. Isso é muito importante porque o editor do NetBeans irá tentar instanciar esse componente no editor chamando esse construtor.

c) Você pode fazer uma de duas coisas:

  1. O seu componente só será usado em seu projeto
    Neste caso, basta clicar sobre o nome da classe e arrastá-lo para o editor (em modo design). É necessário que seu componente já esteja compilado (basta usar Build -&gt Compile, ou F9)

  2. O seu componente será usado em vários projetos
    Neste caso, ponha seu componente em um projeto separado, compile-o, clique com o botão direito, e no menu selecione a opção Tools -&gt Add to Palette… (normalmente eu peço para pôr na categoria "Beans".)

Dica: se possível, use o Update Center e baixe todas as atualizações possíveis do NetBeans. Sem essas atualizações, o recurso 1 não funciona, e você é obrigado a cadastrar seu componente na palette, o que pode ser indesejável se você precisa que esse projeto possa carregar em outros computadores onde a palette não está configurada.

Rapaz, hoje que eu testei. funcionou perfeitamente - após ter feito o update center :wink: .
Agora sim meus projetos em Swing serão muito mais fáceis de fazer.

Valeu mesmo. Obrigado.
:slight_smile: