Bom, o construtor do GUI é estupido, vc coloca 2 botôes, ao almentar o tamanho de um deles, o outro sai do lugar, sem contar outras coisas que ele faz quando esta cheio de componentes.
quero saber se é possivel deixar ele FIXO onde eu deixar.
Realmente, parece “estúpido”, mas é para “tentar” organizar os componentes na tela para que tenham um alinhamento perfeito, eu mesmo me irrito com isso, mas eu não sei como tirar esse “auto-alinhamento de componentes” (acho que não tem como), eu simplesmente tento arrumar na mão até que fique o melhor possivel, que é irritante isso é…
Fico no aguardo também para descobrir se é possivel alinhas os componentes na mão sem que o IDE NetBeans interfira…
Configure as opções de layout para “none”
Não consegui fazer.
O construtor de GUI não é estúpido, ele simplesmente está aplicando as políticas do gerenciador de layout do formulário - por padrão, esse gerenciador é o famigerado GroupLayout (“Free Design”). Para que possa posicionar e dimensionar seus componentes como quiser, clique com o botão direito sobre o formulário no NetBeans e selecione o item “Set Layout” -> “Null Layout”. Porém, fica a dica: estudem os gerenciadores de layout, e aprendam a usá-los. Seus formulários ganharão qualidade visual em qualquer ambiente operacional.
Vichi Maria é horrível mesmo, uma forma de amenizar é antes de vc colocar os componentes, os coloque dentro de vários panels, desta forma quando vc alterar ele vai bagunçar só o que esta dentro do panel, não resolve mais ajuda. rsrs
Obrigado, consegui deixar como queria.