Netbeans e Criação e Utilização de Jars

4 respostas
lm.moreira

Pessoal, estou tentando criar uma aplicação modular em vários jars mas vejam só:

Primeiramente criei no Netbeans um File -> New Project -> Java Class Library para criar o meu JAR.

Neste JAR chamado db4oConnection eu adicionei um outro JAR, o JAR do db4o. Então criei uma package database e uma classe Connection onde coloco todos os métodos do connection.

Então fiz um build,

Criei outro projeto, este um projeto normal com o método main e adicionei este JAR.

No main fiz o import database.Connection;

Coloquei alguns métodos como:

Connection.getConnection().store(new Object());
Connection.closeConnection();

E eles compilam, mas quando rodo dá o erro: Exception in thread “main” java.lang.RuntimeException: Uncompilable source code at testejar.Main.main(Main.java:16)

O que não entendo é que o jar que o netbeans gerou não tem o jar do db4o e no manifest dele nao tem nada vejam:

Manifest-Version: 1.0
Ant-Version: Apache Ant 1.7.1
Created-By: 14.1-b02 (Sun Microsystems Inc.)

Qual parte estou errando aqui? Alguém pode me ajudar?

Eu tenho que adicionar o jar do db4o várias vezes? Por exemplo no meu jar de conexao e depois no meu aplicativo que for usar o jar de conexao ?

Agradeço já

4 Respostas

Tiburcio_Mancha

Seu jar foi gerado dentro da pasta dist. Então, o que vc pode fazer copiar todo o diretório dist para um local específico, e após isto, criar um arquivo bat executando o jar.O comando fiacaria assim:

java -jar “caminhoDojar/nomadoJar.jar”

dentro do dist vc vai ver que está o diretório onde está as libs do seu projeto.

Eu trabalho muito com o eclipse conhecendo pouco o Netebeans, sei que desta forma funfa!!!mas deve existir outras formas!

lm.moreira

entao, vi também o lance de zipar toda a pasta dist e depois adicionar ela ao projeto como se fosse um jar, mas fica estranho diversos zip da dist??

Nao tem jeito de adicionar direto o jar mesmo??

E no caso eu nao rodaria o jar eu consumiria ele em outra aplicação. Esta é minha duvida tambem como ficaria isto

Tiburcio_Mancha

é assim, quando usei o netbeans, foi para ter rapidez em uma aplicação swing que tinha que fazer. Tinha um tempo muito curto. eu gerei o jar e coloquei a dist dentro do arquivos de programas do cliente e em seguida gerei o .bat para o cara executar. Não zipei ela, a dist tinha o diretório lib com todos os jars. Eu não conheço muito de netbens e aplicações desktop pq trabalho com a parte web, mas acho que deve ter algum esquema se gerar o jar com as libs.

lm.moreira

Minha dúvida é se dá pra criar um JAR de biblioteca.

Minha classe de conexão, não será executável apenas consumida.

Aí como um modo de gerar a dependencia deste JAR com o db4o eu achei que o JAR do db4o seria incluído dentro do JAR da minha classe de conexão.

Mas insto não aconteceu.

Existe alguma forma de fazer isto que estou pensando? Ou estou com um conceito errado do JAR

Criado 24 de abril de 2010
Ultima resposta 25 de abr. de 2010
Respostas 4
Participantes 2