Netbeans e Hints (dicas)

Eu utilizava o Netbeans 6.1 e estava acostumado a clicar no ícone de “lampadazinha amarela” que aparece do lado esquerdo do código quando há algum problema com o código. Quando clica nesse ícone, normalmente ele sujere soluções (as chamadas dicas) e também age conforme você solicita, implementando as mudanças necessárias. Essa ferramente é muito boa, mas depois que atualizei meu Netbeans para a versão 6.9 isso parou de funcionar. Não sei como ativar… Tentei desinstalar o Netbeans, baixei a novíssiva versão 6.9.1 e instalei tentando corrigir o problema, mas memsmo assim, não resolveu. Alguém sabe o que falta fazer para isso funcionar?

Abraços.!

Muito estranho…
Você pode resetar totalmente as configurações da IDE.
Para isso, com o NetBeans fechado, vá na pasta do seu usuário e procure pela pasta .netbeans. Apague-a e abra novamente a IDE.
Ao abrir, o NetBeans irá novemente gravar as configurações padrão.
Verifique se os hints voltaram.

Caso não tenham voltado, explique melhor o que não está acontecendo.

[]´s

Acabei de testar… realmente não funciona. Apaguei as pastas de configuração e não resolveu. A única curiosidade é que estou usando sistema operacional Windows 7 64 bits e JDK 1.7.0.

Não sei se isso vai influenciar, mas…

Percebam na imagem em anexo que ele não disponibiliza uma lista de dicas, para escolher e ele completar, …

Grato,


No caso dessa imagem postada, eu estava querendo que aparecesse a lista de dicas pra eu selecionar a opção de “implementar métodos abstratos”, ele faz sozinho quando vc clica na opção. Porém nenhuma das dicas que apareciam, em nenhum caso, estão aparecendo…

Agora eu fiz o seguinte teste: Instalei uma máquina virtual com Windows XP 32 bits, e instalei o JDK 1.7.0 (mesma versão) e também o Netbeans 6.9.1 (mesma versão), para fazer o teste trocando de sistema operaicional (de 64 para 32 bits).

No XP (32bits) funcionou normalmente!!!

Portanto, acho que é algum problema de incompatibilidade da JDK 1.7.0 que eu instalei com o Windows 7 64 bits.

Se alguém souber falar com maior precisão,… Enquanto isso vou fazer mais testes…

Uma pergunta eu não gosto de programar no netbeans ele deixa muita sujeira incluso, só apenas pra fazer telas depois importo pro elclipse bem + facil de se utilizar!

mas achei estranhu isso ter acontecido com vc pois qq instalei ele na maquina não deu nenhum problema!!!

Meu esse Windows 7 é uma po##a… pois ate pra jogos ele reclama !

Pessoal consegui consertar! Seguinte:

Desinstalei a JDK 1.7.0 que estava instalada no meu Windows 7 64 bits, baixei a JDK 6u21 pra 64 bits (no site) e instalei. Entrei no Netbeans e funcionou tudinho!! Não precisei nem reinstalar o Netbeans…

Conclusão: a JDK 1.7.0 que eu estava usando (já era meio velhinha), funciona bem em SO de 32 bits, mas no SO de 64 bits não funcionou legal. Então o problema, na verdade, nem era com a versão do Netbeans e sim com a versão do JDK…

Me corrijam se alguém tiver outra opinião.

Abraços a todos!

Cara JDK 1.7 é muito antiga mesmo…

Ainda bem que conseguiu resolver seu problema…

Abraço!