NetBeans e outros

7 respostas
R

Baixei o SDK (para Windows) da Sun e ele automaticamente instalou todos os recursos necessários para começar e instalou tb o NetBeans, aí surgiu outras dúvidas; se alguém puder me exclarecer com uma breve visão sobre estas ferramentas (pensei que só tinha o Eclipse e o JBuilder)

Oracle JDeveloper

Borland JBuilder

IBM Eclipse

NetBeans

Qual o mais recomendado para iniciantes?

Já vi vários tutoriais sobre a linguagem e etc, mas nenhum sobre as ferramentas; alguém tem apostilas (se puder ser em portugues melhor :smiley: senão tudo bem, manda assim mesmo) sobre algumas destas ferramentas?

Pra encerrar: O que é JBoss?

7 Respostas

luiz_ross

Pra vc que está começando eu recomendo o eclipse sem plugin nenhum.

danieldestro

JBoss -> Servidor de Aplicações J2EE, que possui (pelo menos) um Container EJB. Não sei se ele possui suporte JMS e etc.

Ele é free! Seria como uma versão “menos avançada” dos produtos comerciais, como o Oracle OC4J (9iAS), IBM WebSphere, Bea WebLogic e etc.

urubatan

o esquema do JBoss não é bem assim, ele é um servidor de aplicações J2EE completo, tem containers EJB e WEB, serviços JMS cuporta connectors, …
toda a especificação J2EE, eó não tem o certificado da sun

ele foi o primeiro com suporte a gerenciamento por JMX (que agora é obrigatorio :slight_smile: )

e alguns acham ele melhor do que os app servers comerciais outros acham pior, mas não vamos entrar neste debate :slight_smile:

hoje, ele é o APP server mais utilizado para desenvolvimento

e se quiser suporte, tem suporte comercial a venda :slight_smile:

RodrigoSol

A maioria dessas IDE’s fazem parte do trabalho pesado, para aprender mesmo que tal usar VI ou NotePad :smiley:

Depois você passa pra uma IDE…

Você pode usar um editor de texto com Sintax HighLight recomendo o textPad.

Falow

rfpsatin

só dando uma contribuição.

A ferramenta + simples e leve q conheço e com até bastante recursos é o JCreator. É feito em C ou C++, extremamente leve. sempre usei p/ aplicações java simples (p/ aprender). Eclipse tb (puro) é legal e leve.

os demais são comedores de memória.

Agora, c vc quer partir p/ programação grafica e tem alguma familiaridade com Dephi ou VB eu recomendaria o JBuilder

B

Eu também comecei com o JCreator, mas eu recomendo começar pelo NetBeans. IMHO, para quem tá começando ele é mais simples de mexer que o Eclipse.

black_fire

:arrow: Na minha opnião o JBuilder tem um grande problema: Muitos componentes da Borland, fazendo isso você amarra o seu aplicativo pro resto da vida nele.

:arrow: acho que o NetBeans é tão bom quanto o JBuilder, tirando a parte que você não pode editar diretamente o código de criação dos compenentes.

:arrow: Não tenho certeza, mas se não me engano o JBuilder tem uma versão personal que é free, só não sei se ela tem o desenho do layout da tela. Se for usar use essa, pois não vem com os componentes da Borland…

Um abraço… :wink:

Criado 20 de outubro de 2003
Ultima resposta 22 de out. de 2003
Respostas 7
Participantes 8