NetBeans - editar codigo GUI

Estou usando(ou melhor, tentando) o NetBeans, sabem me dizer como se faz pra editar o codigo de um “Java GUI Form, JFrame”? Consigo fazer a interface, mas quando tenho que editar algo na mao ou adicionar algum componente naquela “area com fundo azul” do codigo, a IDE nao me deixa editar.

Kra, o NetBeans não deixa realmente que você edite este código. Para fazer uma alteração na criação de agum componente na aba Code Generation abaixo das propriedades. (Parte inferior direita da tela de vc não alterou o layout do netBeans).
Custon Creation Code - Você faz a criação do código deste comp na “unha”.
Pre-Init Code - Código será inserido antes da inicialização do componente
Post-Init Code - Código será inserido após a inicialização do componente
Pre-Creation Code - Código será inserido antes da criação do componente
Post-Creation Code - Código será inserido após a criação do componente

Variable Modifers - Modifica o tipo da declaração do componente (public, private, protected), o default é private (não sei como alterar o default)

Uma boa saída é criar e design, declarar todas as variáveis com protected e fazer um extends da classe com o design.
Exemplo:

public class Frm extends JFrame {
// Código gerado pelo NetBeans
}

public class Srv extends Frm {
// Esta será sua implementação da regra de negócios para aquele design
}

:arrow: Importante: Não é possível alterar o .java no notepad por exemplo e voltar para o netBeans ele restaura o frame no estado que estava antes de vc alterar na “unha”, pois ele grava todos os seus componentes em um arquivo xml de configuração do seu projeto “SuaClasse.frm”. Se você apagar este arquivo não será mais apresentada tela de design deste frame

Um abraço kra…