NetBeans - Editor problemático

8 respostas
peerless

É muito chato o Editor do netbeans,
quando crio um novo JFRAME, o editor se intromete além do limite no POSICIONAMENTO dos objetos, quando maximiza, eles ficam enormes, ou vão tudo pra direita, ou tudo pra esquerda… tem vez que nem no proprio editor, da pra desenhar algo… os objetos não conseguem ficar pertos…

EM FIM, o que devo mudar pra ele ñ se AUTO-DESENHAR o meu form ?

abs

8 Respostas

peerless

PS: Editor visual

lina

Assim,
não vou poder te ajudar nessa… porem dude, o proprio netbeans te impossibilita de alterar alguns códigos.

Sugestão minha: Se você está criando códigos para treino ou testes, sem necessidades de datas… ou seja, sem um tempo total e não precisa programar e entregar produtos em datas determinadas, como em uma empresa… sugiro que faça seu código sem visual, para aprender o controle dos componentes… aaaa e utilize o eclipse hehehehe =P

Tchauzin!
desculpa não poder ajudar…

R

Qual gerenciador de layout você está utilizando?
Será que não é por isso?

T

Você pode usar o AbsoluteLayout se sua aplicação não tem problemas com usar uma resolução fixa da tela.
(No caso do NetBeans é melhor usar o AbsoluteLayout em vez do NullLayout porque no caso do AbsoluteLayout é possível efetuar ajuste fino alterando-se os valores numéricos das posições (x, y, height, width) dos componentes, o que não é possível com o NullLayout.
Infelizmente o NetBeans não tem como efetuar ajuste fino de posições e tamanhos com o teclado - com o mouse os ajustes são muito grosseiros, mas o Visual Editor do Eclipse consegue efetuar esse ajuste fino.

ramilani12

Talvez seja o gerenciador de Layout que vc está utlizando…

emmanuel.silva

Cara, clique com o botão direito dos seus componentes na tela e veja a propriedade auto resizing e desmarque as opções horizontal e vertical, é isso que faz com que os componentes tentem se ajustas ao tamanho da tela.

peerless

lina:
Assim,
não vou poder te ajudar nessa… porem dude, o proprio netbeans te impossibilita de alterar alguns códigos.

Sugestão minha: Se você está criando códigos para treino ou testes, sem necessidades de datas… ou seja, sem um tempo total e não precisa programar e entregar produtos em datas determinadas, como em uma empresa… sugiro que faça seu código sem visual, para aprender o controle dos componentes… aaaa e utilize o eclipse hehehehe =P

Tchauzin!
desculpa não poder ajudar…

Que isso lina, desculpe a mim por não ter especificado mt bem a minha duvida…: não é no codigo (qnto a isso ja me conformei, rsrs), é no Editor visual mesmo… ele redimensiona os objetos bem sem noção, sozinho .

peerless

muito obrigado a todos que postaram,
eu vou dar um jeito então, agora que ja sei o problema…

abraços!

Criado 2 de março de 2007
Ultima resposta 2 de mar. de 2007
Respostas 8
Participantes 6