NetBeans + .JAR + Firebird?[RESOLVIDO]

seguinte, quando dou um Build no meu projeto ele cria o arquivo JAR automatico, mas este da erro de Driver(do firebird no caso) não encontrado, ja coloquei o firebirdsqlfull.jar no classpath e nada!! outra coisa sera que ele deveria estar setado no manifest?? mexi mexi e nao achei no netbeans como faze-lo setar isso pra mim!!

outra coisa, qual a maneira mais comum(e correta) de distribuir as aplicações??? .JAR, ou todas as classes separadas??? a segunda opção me parece mais pratica na hora de dar manutenção, mas ja pensou em um aplicativo com 100, 200 ou mais classes?? é normal???

Fred,

Faz assim, la na árvore de projetos do Netbeans, clique com o botão direito nela e escolha as propriedades do projeto, vai aparecer uma janela, clique em Libraries e adcione o seu jar do firebird no projeto, bem mais fácil.

Valeu,

Paulo

cara o pior é que ja fiz isso!!! pelo NetBeans ele roda normalmente!!!

mas fiz assim!! fui la em library manager e criei a library Firebird e adicionei todos os .jar’s da pasta Firebird1.5…, depois fui la nas propertys do projeto e adiciona a library Firebird ao projeto!!

pelo netbeas ele funciona perfeitamente, o problema é quando tento executar o .jar fora do netbeans!!

Então o seu problema está no ClassPath.
Faça o seguinte.

Em seu manifest.mf adicione a seguinte linha:

ClassPath: lib/firebirdsql-full.jar

Obs1.: Estou supondo que seus jars vão ficar em uma pasta com nome de lib logo abaixo do local do jar principal.

Obs2.: Para conectar no firebird, basta colocar o jar firebirdsql-full.jar no seu ClassPath.

A Paz!!

entao mas ai é que ta, o NetBeans cria meu JAR automaticamente, e eu nao consigo editar o manifest pra colocar o classpath, e ele nao ta colocando!!!

Pode olhar que na arvore(raiz) de seu projeto(aba Files) contém o arquivo manifest. Daí basta abrir e alterar.

A Paz!!

ja tentei isso, mas ele abre r/o readonly!!

Então seu arquivo deve estar Read Only. Verifique isso.

A Paz!!

Consegui, Olha a burrada, eu tava tentando editar o manifest que esta dentro do .JAR, que foi gerado ja para distribuição, ai tava mexendo e vi que tem um manifest do lado de fora la no Files… :oops:

ts… Blz.

A paz!!

Manifest-Version: 1.0
X-COMMENT: Main-Class will be added automatically by build
ClassPath:lib/swingx.jar

já fiz isso já, mas continua dando erro quando eu faço:
import org.jdesktop.swingx;

diz que package org.jdesktop não existe.

Aguém pode me ajudar?

Eu to adicionado o .jar swingX no libraries.