Netbeans lento demais

Instalei o Netbeans 6 para brincar um pouco com EJB’s.
Escolhi o Netbeans pq o tutorial de Java EE da Sun recomenda essa IDE, e o servidor eh o Glassfish V2.

O problema eh que esta demorando muuuuuito para dar o Build, iniciar o servico e fazer teste. Para vcs terem uma ideia levou 8 minutos e meio para dar o build num EJB project que imprimia “Hello World”.

Meu PC nao eh la essas coisas, tem 512 de memoria.

Qual eh a configuracao ideal para rodar essa IDE com uma performance melhor?
Existe algum jeito de configurar o programa para otimizar a performance?

Abs!

Para brincar con NetBeans e Glassfish pelo menos 1Gb

512MB dá para usar o NetBeans e mais um tomcat tranquilo. Agora você colocar o AS, já vai consumir maior memória mesmo. Já tentou limitar a memória alocada pelo Netbeans e pelo Glassfish?

Até!

[quote=maquiavelbona]512MB dá para usar o NetBeans e mais um tomcat tranquilo. Agora você colocar o AS, já vai consumir maior memória mesmo. Já tentou limitar a memória alocada pelo Netbeans e pelo Glassfish?

Até![/quote]

Como assim colocar o AS?

Tem muita diferenca entre usar o Glassfish e o Tomcat?

Valeu!

A configuração ideal é deixar com 2 Gb de memória para você não passar raiva.
512 MB dá para rodar o NetBeans sozinho, sem nada. Mas com um Glassfish (que tem um EJB Container), que sozinho pede 1 GB, é meio complicado.

[quote=thingol][quote=felipe_gdr]
Meu PC nao eh la essas coisas, tem 512 de memoria.

[/quote]

A configuração ideal é deixar com 2 Gb de memória para você não passar raiva.
512 MB dá para rodar o NetBeans sozinho, sem nada. Mas com um Glassfish (que tem um EJB Container), que sozinho pede 1 GB, é meio complicado.

[/quote]

Sei…

existe algum jeito de desenvolver e testar EJB’s que seja mais ‘lightweight’?
Estou soh comecando a utilizar a tecnologia, nao preciso de nada mto sofisticado.

Qual o problema de usar o Eclipse Europa?
Você pode criar EJB 3 lá e num consome esse caminhão de memória. Mas cá entre nós, com 512 num dá. No mínimo, 1 GB pro Eclipse num ficar nervoso.

[quote=felipe_gdr][quote=maquiavelbona]512MB dá para usar o NetBeans e mais um tomcat tranquilo. Agora você colocar o AS, já vai consumir maior memória mesmo. Já tentou limitar a memória alocada pelo Netbeans e pelo Glassfish?

Até![/quote]

Como assim colocar o AS?

Tem muita diferenca entre usar o Glassfish e o Tomcat?

Valeu![/quote]

AS = Application Server

E sim, tem muita diferença entre Tomcat e o Glassfish, desde que o Tomcat é só um servlet container e o Glasshfish tem um servlet container e mais outras coisas (servidor JMS, EJB etc). O servlet container do Glasshfish, se não me engano, se chama Sailfin.

Até!

Entao soh com o Tomcat eu nao consigo testar meu EJB’s, ja que eh soh um servlet container, certo?

Algo similar ao Glassfish seria o JBoss?

O Eclipse Europa ja vem com um EJB container embutido, o qual eu possa iniciar/derrubar facilmente dentro da propria IDE (como o Glassfish no NB)?

Acho NB + Glassfish muito pratico e facil de instalar e usar, mas o problema eh que eh pesado mesmo… :shock:

O Eclipse não vem com tudo instalado e configurado, como o NetBeans. Mas vc tendo instalado o GlassFish, JBoss ou Gerônimo, basta adicionar o servidor e configurar ele apontando a instalação. É bem simples.
Se o problema realmente for a memória, vale a pena.

Olá felipe_gdr

Eu instalei na em uma otra máquina o Netbeans 6.0, é lento mesmo… tenho 1Giga de Ram… recomendado é 2 giga.
Usa na sua máquina o easyeclipse www.easyeclipse.org

Baixa e instala o que vc for usar.

Espero ter ajudado.

netbeans é assim mesmo, só é “rápido” se o cara tem mais de 2gb de ram…

tenta usar eclipse + tomcat se você quer velocidade

=P

[quote=Leozin]netbeans é assim mesmo, só é “rápido” se o cara tem mais de 2gb de ram…

tenta usar eclipse + tomcat se você quer velocidade

=P[/quote]

Pois eh, acho que eh mais viavel colocar Eclipse + JBoss do que colocar mais 1.5GHz no meu PC. :smiley:

tem q ver tmb qual seu processador, e se sua maquina nao ta pesada por causa de outros programas, uso o netbeans aki com 512 de memoria processador de 2.0 vai de boa lerdo mais roda. tenta usar o linux ai netbeans roda melhor nele

Aqui roda tambem, mas eh MUITO lerdo :shock: Estava inviavel.

Agora, prefiro mudar para Eclipse e JBoss do que usar Linux, pois nao tenho intimidade nenhuma :lol:

Pessol a bronca do NetBeans nem é tanto memória, o que ele consome é processamento. Meu P4 2.0Ghz e 1GB de Ram quase sempre esta processando a 100% enquanto a memória com tudo instalado, não passa dos 500MB. Acho que pra rodar o netbeans como roda o eclipse teria que ser um 2Duo 4500 pra lá.

Só vejo gente reclamando de barriga cheia.
Tenho um MacBook Pro, i5, com 8gb ram e yosemite. O NetBeans estava demorando 15 minutos para executar a aplicação em modo debug. Isto com nada rodando em paralelo.