Amigos, boa tarde!
Fiz uma aplicação (simples) usando o netbeans 5 no windows, com o tomcat que vem com o netbeans. Agora formatei o computador e instalei o ubuntu (versão 2.20.1) e o netbeans 6. Também instalei o tomcat na pasta /opt/install/apache-tomcat-6.0.14 e também o mysql (está iniciando automaticamente, mas não sei direito onde está instalado). Meu problema é o seguinte: já iniciei o tomcat, mas ao tentar abrir esta aplicação que tinha no windows não executa. Tentei então criar um novo aplicatico mas ao criar uma aplicação web aparece a mensagem:
“No Server are registered in the IDE. To register a server, clic the “Add”… button”. Só que ao clicar em add server, não aparece o tomcat para eu registrar como server. Será que preciso reinstalar o netbeans, junto com o tomcat, ou há como fazer funcionar como instalei, apenas informando ao netbeans que já tenho o tomcat?
Agradeço a ajuda (desculpem se a pergunta for óbvia!)
Olá!
Tentei pesquisar a respeito aqui no Fórum e não achei nada (penso!) que pudesse me ajudar, a não ser algumas mensagens que falam sobre configurar variáveis. Será que isso tem a ver, já que sempre preciso “startar” o tomcat “na mão”? Não seria pra ele iniciar normalmente? Será que isso tem a ver com o fato do Netbeans não reconhecer nenhum server (container?)?
Valeu pela dica! Tentei sim, mas ao acessar tools/server, abre-se a tela Add Server Instance e o campo Name para preencher. Coloquei o caminho completo /opt/install/tomcat, que é a pasta base do tomcat (acho que é isso!), mas ao terminar de digitar apenas o botão cancel está ativo. Não há nenhum outro campo que aceite digitação. Ou seja, preciso realmente mostrar ao netbeans onde está meu server, mas não consigo. Não sei se tem algo a ver com o fato de eu estar iniciando-o manualmente todas as vezes, mas também não consegui fazer com que ele inicie normalmente quando faço o login no sistema (também não sei se isso é o correto!).
Na tela “Add Server instance” deve aparecer ao lado direito os servidores disponíveis para o NetBeans. Exemplo: Deve ter uma lista contendo: Glassfish, JBoss, Tomcat, etc.
Você deve escolher na lista a opção tomcat e prosseguir, na tela seguinte você deve colocar o path de instalação do tomcat, verifique o conteúdo da variável CATALINA_HOME.
Após isso é só colocar o login e senha e finalizar!
Marco A., obrigado pela dica!
Segui os passos indicados, mas a lista de servidores está em branco. Provavelmente seja alguma configuração de variáveis de ambiente(?), não sei ao certo. De qualquer forma, verifiquei o arquivo ./bashrc que estava em home/paulo e acertei a linha CATALINA_HOME=/opt/install/tomcat, e também export CATALINA_HOME (por acaso estava JAVA_HOME, mas depois de corrigir fechei o ubuntu e iniciei nova sessão (não reiniciei), mas não funcionou. Acredito que esteja fazendo algo errado nesta parte, não sei. O arquivo está assim:
Estranho é estar com a lista de servidores em branco.
Lembro-me que quando instalei o NB ele fez uma pergunta para associar o tomcat ao NB.
Aconselho desinstalar os dois (Tomcat e NB), após isso instalar somente o tomcat, escolher um path mais simples (c:\tomcat) colocar no CATALINA_HOME este path e testar se o tomcat está funcionando (http://localhost:8080).
Depois disso instala o NB novamente e realiza os testes.
Não tem muito mistério a configuração, alguma coisa pode ter passado batido na instalação!
Nunca trabalhei com o ubuntu, tente adicionar os servidores ao NB sem ele! Talvez não tenha nada a ver, mas não custa tentar.
Como sou novo no Linux, também estou apanhando! Mas já fiz um teste anteriormente com o kurumin e consegui instalar o netbeans (5.0), que rodava normalmente. Mas com o ubuntu não estou conseguindo. Mas se não conseguir rodar, acho que vou ter que reinstalar tudo e ver se dá certo. De qualquer forma, agradeço muito sua ajuda!
Olá estou com um problema semelhante, eu instalei o netbeans junto com glassfish, soh que na hora que clico em servidores só aparece ao do tipo jruby e não o icone do glassfish, o glassfish está instalado mas o netbeans não o encontra, o que pode ser feito?
OBS: Já tentei colocar em ferramentas -> servidores: a lista fica em branco.
Desisti (mais ou menos, hehehe) da brincadeira! Ainda não consegui fazer funcionar, mas não quis desinstalar tudo e instalar novamente. Como não domino o linux ainda, acho que meu problema está ai! Caso você descubra o que pode ser, por favor responda que vai ser muito útil!
Eu estou apanhando para configurar o tomcat no netbeans6.5, já fui em ferramentas/servidores/ adicionar servidr/selecionei o tomcat e identifiquei a pasta correta,mas,
qd clico em avançar diz:
Os scripts de inicialização <catalina_home>/bin/catalina.bat e <catalina_home>/bin/setclasspaht.bat estão faltando. Sem estes scripts vc não poderar iniciar ou parar o tomcat pelo IDE. Este problema geralmente ocorre se o Tomcat estiver sido instalado com um instalador. Recomendamos o uso da distribuiçaõ do arquivo TOMCAT.
Qd eu instalei o tomcat 6.0 a pasta que apareceu no disco não tinha o nome de catalina e sim apache software,com subdiretorio tomcat6.0…
Caro amigo Marcio, estou tb com um problema parecido, tento fazer a instalacao do tomcat 6.0 no NetBens, porém ele pede primeiro a instalacao do catalina,
e naum cosigo achá-lo, pode me ajudar nessa?