NetBeans -> não consigo criar um projeto JavaFX

Estou iniciando meus estudos em java e comecei a ver o swing e JavaFX, mas quando tentei criar um projeto JavaFX no NetBeans 11.1 a IDE não me deixava continuar criando o projeto com a seguinte mensagem:

Failed to automatically set-up a JavaFX Platform.
Please go to Platform Manager, create a non-default Java SE platform, then go to the JavaFX tab,
enable JavaFX and fill in the paths to valid JavaFX SDK and JavaFX Runtime.
Note: JavaFX SDK can be downloaded from JavaFX website.

Estou usando a versão mais recente do JDK e ainda baixei o JavaFX Scene Builder mas mesmo assim continua a mesma mensagem e não consigo criar o projeto :frowning:

Opa, você precisa instalar o SDK próprio do JavaFX, isso você encontra no site mencionadi você mesmo ou qualquer busca rápida no Google!! Ou seja, vc precisa do JDK + SDK

Eu procurei e quando fui fazer o download do JDK do JavaFX a oracle me disse que já vem junto do novo JDK (que é o que eu possuo).

Antes de alguns aqui no forum aparecer e dizer pra voce sair fora do netbeans, já vou adiantando, não tem nada de errado com o netbeans. E sim, funciona.

Mas antes vão aqui algumas dicas

1.download do javaFX https://gluonhq.com/products/javafx/
(Depois de instalado, coloca no modules dentro da library o que for usar no projeto)

2.Se for fazer um projeto no java 12 por exemplo, voce precisa criar um projeto modular, veja na opção New Project --> Java with Ant --> Java Modular Project

2 curtidas