NetBeans não executando projetos

Oi.
Recentemente o NetBeans não está executando meus projetos.
Diz que a porta está sendo usada, mesmo que eu mude as configurações,
ou então nunca executa, apenas fica carregando…

Como poso resolver este problema? Será que terei que reinstalá-lo?

Obrigado.

Porta do que? Servidor?

Sim.

Isso é toda vez.

Depois percebi qu e o apache não estava iniciando mais.

Eu já reinstalei o NetBeans 2 vezes mas não resolveu.

Veja os erros:

Falha na iniciação do Tomcat, a porta do servidor 8081 está em uso. Erro no processo de deployment: Falha na iniciação do Tomcat, a porta do servidor 8081 está em uso. Verifique o log do servidor para maiores detalhes. at org.netbeans.modules.j2ee.deployment.devmodules.api.Deployment.deploy(Deployment.java:166) at org.netbeans.modules.j2ee.ant.Deploy.execute(Deploy.java:104) at org.apache.tools.ant.UnknownElement.execute(UnknownElement.java:288) at sun.reflect.GeneratedMethodAccessor93.invoke(Unknown Source) at sun.reflect.DelegatingMethodAccessorImpl.invoke(DelegatingMethodAccessorImpl.java:25) at java.lang.reflect.Method.invoke(Method.java:597) at org.apache.tools.ant.dispatch.DispatchUtils.execute(DispatchUtils.java:105) at org.apache.tools.ant.Task.perform(Task.java:348) at org.apache.tools.ant.Target.execute(Target.java:357) at org.apache.tools.ant.Target.performTasks(Target.java:385) at org.apache.tools.ant.Project.executeSortedTargets(Project.java:1329) at org.apache.tools.ant.Project.executeTarget(Project.java:1298) at org.apache.tools.ant.helper.DefaultExecutor.executeTargets(DefaultExecutor.java:41) at org.apache.tools.ant.Project.executeTargets(Project.java:1181) at org.apache.tools.ant.module.bridge.impl.BridgeImpl.run(BridgeImpl.java:277) at org.apache.tools.ant.module.run.TargetExecutor.run(TargetExecutor.java:460) at org.netbeans.core.execution.RunClassThread.run(RunClassThread.java:151) Caused by: org.netbeans.modules.j2ee.deployment.impl.ServerException: Falha na iniciação do Tomcat, a porta do servidor 8081 está em uso. at org.netbeans.modules.j2ee.deployment.impl.ServerInstance._start(ServerInstance.java:1297) at org.netbeans.modules.j2ee.deployment.impl.ServerInstance.startTarget(ServerInstance.java:1251) at org.netbeans.modules.j2ee.deployment.impl.ServerInstance.startTarget(ServerInstance.java:1062) at org.netbeans.modules.j2ee.deployment.impl.ServerInstance.start(ServerInstance.java:939) at org.netbeans.modules.j2ee.deployment.impl.TargetServer.startTargets(TargetServer.java:428) at org.netbeans.modules.j2ee.deployment.devmodules.api.Deployment.deploy(Deployment.java:143) ... 16 more FALHA NA CONSTRUÇÃO (tempo total: 4 segundos)

Putz, agora nem o tomcat6.0, que eu instalei separadamente tá iniciando também.
Nem com o monitor dele em execução.

Não entendi o porque do apache que vem junto com o NetBeans dar esse problema…

Você esta com alguma aplicação rodando em background e escutando essa porta (8081). Pode ser um apache, alguma instância perdida do tomcat, glassfish … Tudo depende de como cada um foi configurado.
Da uma revisada nas configurações dessas aplicações para ter certeza de que todas estão escutando portas diferentes. Se ainda assim o problema persistir, usa um netstat e da uma analisada na saida.

Sim, pode ser alguma instância perdida. Mas eu fecho o NetBeans e quando
vou abrir de novo, fica a demora em executar o projeto. Mais de 5 minutos e nada…

Hoje eu testei:

[code]Iniciando processo Tomcat…
Esperando Tomcat…
Iniciando a partir da falha do Tomcat.
Erro no processo de deployment:
Iniciando a partir da falha do Tomcat.
Verifique o log do servidor para maiores detalhes.
at org.netbeans.modules.j2ee.deployment.devmodules.api.Deployment.deploy(Deployment.java:166)
at org.netbeans.modules.j2ee.ant.Deploy.execute(Deploy.java:104)
at org.apache.tools.ant.UnknownElement.execute(UnknownElement.java:288)
at sun.reflect.GeneratedMethodAccessor49.invoke(Unknown Source)
at sun.reflect.DelegatingMethodAccessorImpl.invoke(DelegatingMethodAccessorImpl.java:25)
at java.lang.reflect.Method.invoke(Method.java:597)
at org.apache.tools.ant.dispatch.DispatchUtils.execute(DispatchUtils.java:105)
at org.apache.tools.ant.Task.perform(Task.java:348)
at org.apache.tools.ant.Target.execute(Target.java:357)
at org.apache.tools.ant.Target.performTasks(Target.java:385)
at org.apache.tools.ant.Project.executeSortedTargets(Project.java:1329)
at org.apache.tools.ant.Project.executeTarget(Project.java:1298)
at org.apache.tools.ant.helper.DefaultExecutor.executeTargets(DefaultExecutor.java:41)
at org.apache.tools.ant.Project.executeTargets(Project.java:1181)
at org.apache.tools.ant.module.bridge.impl.BridgeImpl.run(BridgeImpl.java:277)
at org.apache.tools.ant.module.run.TargetExecutor.run(TargetExecutor.java:460)
at org.netbeans.core.execution.RunClassThread.run(RunClassThread.java:151)
Caused by: org.netbeans.modules.j2ee.deployment.impl.ServerException: Iniciando a partir da falha do Tomcat.
at org.netbeans.modules.j2ee.deployment.impl.ServerInstance._start(ServerInstance.java:1297)
at org.netbeans.modules.j2ee.deployment.impl.ServerInstance.startTarget(ServerInstance.java:1251)
at org.netbeans.modules.j2ee.deployment.impl.ServerInstance.startTarget(ServerInstance.java:1062)
at org.netbeans.modules.j2ee.deployment.impl.ServerInstance.start(ServerInstance.java:939)
at org.netbeans.modules.j2ee.deployment.impl.TargetServer.startTargets(TargetServer.java:428)
at org.netbeans.modules.j2ee.deployment.devmodules.api.Deployment.deploy(Deployment.java:143)
… 16 more
FALHA NA CONSTRUÇÃO (tempo total: 3 minutos 10 segundos)

[/code]

Mas não inicia o navegador nunca.
E se eu iniciar o navegar manualmente, enquanto o NetBeans tenta executar o projeto, a conexão vai cair e dizer que a porta está em uso.

Continua o mesmo problema com apache. O NetBeans inicia o apache, mas não abre o navegador (está configurado para abrir).
Quando abro o browser e digito o endereço localhost:8084 (padrão do netbeans) roda normalmente, mas quando volto no netBeans, o apache mostra uma falha em carregar o apache. Mas o projeto continua rodando normalmente no browser até eu fechar o navegador…

Bem, pelo menos isso… Melhor do que nada.

Já vi o tomcat dando problemas assim e já vi o websphere fazendo algo parecido também.

Faz o seguinte, se estiver no windows, dá um Ctrl+Alt+Del, veja os processos rodando e dê uma olhada nos “java.exe” (e em alguns casos “javaw.exe” e “jusched.exe” também). Um deles será o netbeans (provavelmente o que tem maior uso de memória) e os outros provavelmente serão programas rodando (ou travados). Mate esses programas e vê se desencana o servidor.
Se você sem querer acabar matando o netbeans, mate todos os outros processos “java.exe” e reinicie o netbeans.

REINSTALAR O NETBEANS NÃO RESOLVE ISSO. Só vai fazer você perder tempo.

1 curtida

Ok, vou fazer isso.

Mas eu não expliquei o que instalei.
Eu desinstalei o apache e o reinstalei de novo pelo setup do netbeans, isso que eu fiz.
Agora o comportamento do apache é diferente: ele é carregado no NetBeans sim, até mostra
na depuração que o servidor iniciou em alguns segundos, não abre o browser, mas se eu digitar
o endereço localhost do projeto, dá pra usar sim, desde que eu vá salvando o projeto depois que o servidor se iniciou.
Só não consigo utilizar normalmente…

O arquivo xml de usuários lá em documentos and Setings está assim:

<?xml version='1.0' encoding='utf-8'?> <tomcat-users> <role rolename="Produtos"/> <user username="triplox" password="xXx" roles="Produtos"/> </tomcat-users>

No diretório conf do apache também está assim.

Nas opções de servidor lá no NetBeans está com o user e senha da mesma maneira.

Mas quando inicio o projeto no browser (coisa que só inicia automaticamente com o glasfich) aparece o erro status 404:

Então não sei o que fazer, pois antes de formatar meu pc, eu utilizei estas configurações também.

Enquanto isso estou utilizando o glassFish mesmo.
Ele usa proxys

A url do projeto é: http://localhost:8080/Produtos

Está trabalhando direitinho, o único problema é que ele é mais lento que o apache. =/

Pessoal,

Passei a ter o mesmo problema após atualizar o Netbeans da versão 6.1 para a versão 6.5, alguém conseguiu achar a solução para o problema?

Robinson

Tenho tido o mesmo problema… Alguém conseguiu achar a solução? =(

Talvez eu esteja falando isso aqui mt tarde… mas é claro que tem solução sim, é so mudar a porta a qual o tomcat funcionará dentro do netbeans.

Eu particularmente fiz isso na versão 6.8:

Ferramentas -> Servidores -> e na primeira aba (conexão) mudo a porta 8084 para a porta 8085 (por exemplo), clico em fechar e boto pra rodar.

Se isso der certo alguem avise por favor.

Abraço a Todos

[quote=victorwss]Já vi o tomcat dando problemas assim e já vi o websphere fazendo algo parecido também.

Faz o seguinte, se estiver no windows, dá um Ctrl+Alt+Del, veja os processos rodando e dê uma olhada nos “java.exe” (e em alguns casos “javaw.exe” e “jusched.exe” também). Um deles será o netbeans (provavelmente o que tem maior uso de memória) e os outros provavelmente serão programas rodando (ou travados). Mate esses programas e vê se desencana o servidor.
Se você sem querer acabar matando o netbeans, mate todos os outros processos “java.exe” e reinicie o netbeans.

REINSTALAR O NETBEANS NÃO RESOLVE ISSO. Só vai fazer você perder tempo.[/quote]
Victor, fiz o que sugeriu e deu certo.

Eu uso o Netbeans 6.9.1 , e matei o processo ‘java.exe’ e iniciei o netebeans, e voilá!

Obrigado.

[quote=victorwss]Já vi o tomcat dando problemas assim e já vi o websphere fazendo algo parecido também.

REINSTALAR O NETBEANS NÃO RESOLVE ISSO. Só vai fazer você perder tempo.[/quote]

também tive o mesmo problema, e ao fazer o que o vitor sugeriu consegui resolver :slight_smile:

Aconteceu a mesma coisa com meu NETBEANS… o problema era plugins desabilitados…resolvi da seguinte maneira:

1. Ferramentas/plug-ins, aba ‘Instalados’ ativei o plug-in java Web e EE :slight_smile: