Boa noite caros colegas!
Estou fazendo um apelo as vossas opiniões, no intuito de decidir qual IDE utilizar para desenvolver meu TCC no ambiente WEB?
Aguardo respostas.
Obs: sou iniciante.
eu gosto do Eclipse…
Para min, sistemas web ou desktop Netbeans esta anos luz a frente do eclipse e de outras.
Caso você queira uma explicação mais aprofundada, você pode pesquisar no GUJ por outros tópicos abertos sobre isso, e isso é mais opinião que ciencia exata.
Mas para você que quer fazer um simples TCC, não creio que a IDE vá influenciar.
Ps. Uso as duas IDEs, e não vejo grandes vantagens de uma sobre a outra com o jeito que programo.
Oi,
Acho que essa escolha é pessoal, eu ficaria com o Netbeans…
Porém é interessante se habituar as duas… 
Netbeans -> pra programar pra desktop
Eclipse -> pra programar pra web
entre eclipse e netbeans fico com o intellij
cada IDE tem suas características o importante é saber usar cada uma deles num certo momento.
Somos analistas de sistemas e não de IDE 
Eu não ia entrar na discussão, mas já que você falou. Eu também.
[quote=otaviojava]cada IDE tem suas características o importante é saber usar cada uma deles num certo momento.
Somos analistas de sistemas e não de IDE [/quote]
Também acho.
eclipse, com ele eu me sinto mais “dono do código” vamos dizer assim 
Eu acho interessante saber trabalhar com as duas. Ambas podem se complementar, não precisam se opor. Por exemplo, o Netbeans possui Profile integrado, enquanto que o Eclipse possui um excelente Refactoring. O ideal é saber tirar o máximo de proveito das duas 
Minha Opinião…
você quer aprender? ou quer fazer isso rápido?
Pra aprender acho melhor o eclipse, ele deixa vc no controle da situação. Ele é bom pq vc cria cada método, cada Classe, cada pacote. Você sabe onde está o que, e o que está acontecendo em cada trecho do código.
O ponto negativo é que vc tem que criar cada método, cada Classe…
Já o Netbeans é ótimo na questão de produtividade, principalmente para criação de interface gráfica, tem vários Wizards…
O problema é que ele é o dono da situação, vc não sabe onde está o que, e o que faz o que (a menos que passe horas tentando entender)…
Em resumo, realmente são IDEs muito diferentes, e vai da necessidade e gosto de cada um…
NB apenas criação de Tela.
Netbeans forever 
Uso o NetBeans (trabalho com desktop e web).
A única desvantagem para mim que sinto falta é se for trabalhar com UML, o ótimo módulo que ele tinha foi descontinuado e está nas mãos da comunidade (até agora sem novidades).
1° IntteliJ IDEA
2° Eclipse
PS: Aqueles que argumentam que o NetBeans está anos luz a frente do Eclipse não devem ter usado o suficiente as duas IDEs.
[quote=Marky.Vasconcelos]1° IntteliJ IDEA
2° Eclipse
PS: Aqueles que argumentam que o NetBeans está anos luz a frente do Eclipse não devem ter usado o suficiente as duas IDEs.[/quote]
Pra mim nenhuma está totalmente a frente da outra. Ambas possuem pontos fracos e pontos fortes e eu acho que um programador inteligente deveria usar as duas, pegando o que há de melhor em cada IDE para suprir o que a outra é deficiente.
Não consegui me adaptar ao Eclipse, por isso utilizo o NetBeans, entretanto, tenho percebido que em determinadas situações é melhor fazer a interface gráfica à mão mesmo…
agora… tenho notado que estas últimas versões do netbeans tem deixado a desejar…
Ressuscitando o forum aqui:
[quote=Marky.Vasconcelos]1° IntteliJ IDEA
2° Eclipse
PS: Aqueles que argumentam que o NetBeans está anos luz a frente do Eclipse não devem ter usado o suficiente as duas IDEs.[/quote]
Marky vc usa o Intelli pra desen. Android? Se sim, é mais produtivo que eclipse?
Obrigado =]
[quote=suspiro10]Não consegui me adaptar ao Eclipse, por isso utilizo o NetBeans, entretanto, tenho percebido que em determinadas situações é melhor fazer a interface gráfica à mão mesmo…
agora… tenho notado que estas últimas versões do netbeans tem deixado a desejar… [/quote]
A adaptação é a grande questão. Geralmente você começa com um IDE especifica e depois fica muito difícil mudar para outra, porque você já conhece os caminhos, os atalhos, como criar os projetos…
Por exemplo, na última empresa onde trabalhei, ninguém usava Eclipse, ou era Netbeans ou o Intellij Idea.