NetBeans ou Eclipse?

Eu gostaria de saber qual a IDE mais utilizada no mercado…
E qual a melhor?

a mais utilizada q eu percebo eh o eclipse
jah a melhor eh bom nao opnar senao isso vai virar um flamewar!

Bem, o Eclipse é o mais usado sim… Mas saiba de uma coisa, depende do projeto, ou seja as duas IDEs são boas, cada empresa se adequa a IDE que quer usar e o projeto.
O bom programador não escolhe a IDE… E sim se vira com que for pra fazer, dependendo da IDE…
:smiley:

Bem, particularmente eu não me preocuparia muito com isso não. Por exemplo, se você souber compilar um projeto e gerar um .jar tudo na mão, na base da linha de comando, você se virar com qualquer IDE. Tem gente que se mudar do Eclipse para o Netbeans ou vice-versa não faz mais nada. Com certeza isso não é conveniente. Na entrevista do meu atual emprego não fui questionado sobre experiência com IDE (não que eu me lembre). Em compensação, conversamos um bocado de tempo sobre a base da linguagem Java.

Concordo com o rmendes08! Sempre que estou aprendendo um framework novo eu vou para a linha de comando, é onde voce realmente aprende! Tem gente que sem os “auto-completes” das IDEs nao faz nada…rsrrsrs…tem dificuldade de ler o erro de compilacao, execucao e etc! Uso o NetBean em casa e gosto!

Abracao

é que me disseram que o netbeans
é o “oficial” da sun e que tem maior suporte as aplicações em geral.

Mas vocês têm razão,vou tentar ganhar experiência nos dois…

Valeu

Depende, eu escolho qual usar de acordo com minha necessidade

NetBeans = Para criar programas com interface gráfica, código sujo (a cada 10 linhas que ele gera, você usa 3 o resto é explicação do código), partes do código você não pode editar (é isso que estraga o NetBeans: se estamos programando é porque sabemos o que estamos fazendo, ele não precisa se preocupar em impedir que mudemos o código achando que não sabemos o que estamos fazendo), fácil de usar
Eclipse = para criar programas para console, código do jeito que você quiser, ele não faz nada sozinho (você sabe exatamente quais linhas/comandos sua aplicação tem), você precisa saber TUDO de acordo com sua necessidade, mais fácil ainda de usar

Agora é com você, escolha que caminho seguir!

concordo com @alexcostars.

Vai depender muito da necessidade, mas em materia de recursos para código eu particulamente prefiro eclipse, com ele você codifica muito rapidamente e fica ainda mais rápido se usar maven com gerenciador de projetos principalmente caso fique sem eclipse e só com a linha de comando.

Contudo ara algo mais RAD e de ultima hora o Netbeans é muito bom, contudo não permite a mesma flexibilidade que teria só escrevendo código apenas, por isso gosto mais do netbeans para fazer protótipo de telas enquanto que no eclipse eu crio as telas do jeito.

O ideal seria o desenvolvedor aprender bem o Maven ou o Ant. Porém, como isso raramente ocorre, diria que aprendam os dois. Ambos tem suas particularidades e possuem características marcantes. De resto, se puder colocar o projeto em Maven, fica funcional em ambas as ferramentas.

Como sempre respondo nessa pergunta: Maven!

P.S.: Será que essa pergunta é gerada automaticamente por um bot, mês a mês?

[quote=Leonardo3001]
Como sempre respondo nessa pergunta: Maven!

P.S.: Será que essa pergunta é gerada automaticamente por um bot, mês a mês?[/quote]

Como o Leonardo disse a melhor opção é mesmo o Maven.
Aqui na empresa que trabalho todos os projetos são em Maven. Como IDE usamos o NetBeans pois nossa produtividade com ele é maior, mas com o Maven, não teríamos problema algum se um dia começarmos a usar eclipse.