NetBeans ou Eclipse?

17 respostas
M

Primeiro eu gostaria de parabenizar e agradecer todos os membros do guj pela serieda e o iteresse em resporder perguntas

Eu tb gostaria que alguem me explicasse as vantagens e desvantagens de se usar IDE´s (ex: NetBeans) para a criação do layout de aplicativos … e qual das opções vcs me aconselham

Estou usando o Eclipse mas estou achando complicado achar um gerenciador de layout que deixe os componentes alinhados assim como é possivel ser feito no NetBeans (e não sei se continuo a usar Eclipse ou pulo para o NetBeans)

se alguem puder comentar sobre esse assunto ficarei grato
ate ++++

17 Respostas

furutani

Para criar telas de aplicativos drag n’drop o Netbeans é muito melhor, tanto web quanto swing.
Para fazer telas no eclipse é necessários alguns plugins que geralmente não tão bons quanto ao do Netbeans.

marciofermino

Depende:

para JSF e Swing eu uso NetBeans

agora eclipse só to usando mesmo para FLEX

mais no geral NetBeans ( só que precisa ter máquina )

g4j

Desenvolvo sistemas pra web com eclipse desde seu lançamento. Sempre me atendeu.

davidtiagoconceicao

Essa discussão é tão velha quanto as próprias IDEs :lol:

Mas enfim, acho bastante interessante o estilo drag’n drop do NB, porém acho ele muito limitado. Na maior parte das aplicações que construo preciso criar listeners e outros para deixar minha aplicação dinâmica do jeito que gosto e ao mesmo tempo seguir os padrões MVC. Neste caso, o NB atrapalha mais do que ajuda, na minha opinião.
Ainda falando em MVC, tenho a impressão, tanto por experiência própria quanto pelo que observo de outros usuários, que este estilo drag’n drop estimula os desenvolvedores a misturarem a camada de controle e a camada de visão, o que considero uma má prática de programação.
O NetBeans é realmente uma IDE muito interessante, mas depois que passei a utilizar o Eclipse, simplesmente não consigo mais utilizar o NB.

Independente disso, repito o que escrevi em outro post: o importante é a impressão que você tem da IDE, se ela te proporciona produtividade e conforto. Portanto, sugiro que você crie projetos em todas as IDEs que tiver conhecimento e escolha a melhor.

M

ah esqueci de dizer que nao uso nenhum plugin para criacao de tela é tudo manual

alguem que tem obtido sucesso com o Eclipse pode me indicar um gerenciador de layout ?

davidtiagoconceicao

max alexandre:
ah esqueci de dizer que nao uso nenhum plugin para criacao de tela é tudo manual

alguem que tem obtido sucesso com o Eclipse pode me indicar um gerenciador de layout ?

Depende do seu objetivo.
Eu particularmente costumo utilizar diversos layouts dentro da mesma aplicação, sendo os que mais utilizo o GridLayout, BorderLayout, GridBagLayout, FlowLayout.

dm_thiago

Nunca vi alguem desenvolvendo uma sem máquina :stuck_out_tongue:

Eu uso o Eclipse para tudo, tanto para aplicações web quanto para desktop. Depois que você pega o jeito de desenvolver “no braço”, não é incomodo nenhum fazer no eclipse. E concordo com o que o davidtiagoconceicao falou, o netbeans mistura as camadas, e fica péssimo de prestar manutenção em cima depois.

bestlinux

Eu uso o NetBeans para desenvolver para Desktop.

No começo foi “osso” mas depois que você pega o jeito… ele vai que vai :lol: :lol: :lol:

Luiz_Aguiar

Tem 50 milhoões de tópicos desses aqui no GUJ, por favor usem a busca do forum!

rollei

netbeans para mim soh tem duas grandes desvantagens em relacao ao eclipse

1 - Ele eh mais pesado, voce consegue rodar com um giga de ram, mas eh muito comum ficar lento na hora de fazer os auto-complete etc (ideal sao 2G)
2 - para quem programa para web os plugins da jboss sao uma grande desvantagem, jah que eles nao fazem plugins para o NB soh eclipse

betoslayer

Pra mim e com certeza quem chegar a utilizar vai verificar que a melhor IDE em todos os sentidos, tanto pra desenvolvimento web ou desktop é o JDEVELOPER da Oracle. Tem o melhor gerenciador de layout que conheço. A programação em web é visual, ou seja, você usa drag and drop para suas paginas jsp, sendo que ele mostra inclusive como vai ficar as paginas mesmo que ela possua taglib imbutida. Melhor se adapta aos frameworks struts e jsf. Isso sem falar que você pode debug dele vai até o nível de debugar dentro da procedure do banco. Simplesmente demais.

JDEVELOPER na cabeça…

brunocl14

eclipse ée o melhor. definitivamente mais leve e po… JBoss é essencial!

CarlosEduardoDantas

se voce está começando eu recomendo o eclipse… vai aprender mais, por ser obrigado a fazer quase tudo na mão…

mas se precisa fazer algo pra ontem, especialmente se for desktop ou mobile… o netbeans é melhor.

M

valew

maior_abandonado

meu deus…ainda não deu flamewar num tópico desses…

só sobre misturar camadas…não nem nada a ver isso de netbeans misturar as camadas… o programador poe view junto com control se ele quiser… não é a IDE que faz isso…

thegoergen

Nós acabamos de migrar para o Eclipse aqui na empresa…

A interface dele me parece muito difícil de lidar… espero que seja só questão de costume…

E nós que usamos o CVS aqui, o NB está anos-luz à frente…

E ainda sobre o editor gráfico do NetBeans, acho muito melhor que fazer tudo na mão como no Eclipse. Eu, particularmente, me sinto muito perdido sem aquele código com fundo azul que indicava o código que gerava praticamente toda a tela… hehehehe

jingle

Trabalho na mesma empresa do THEGOERGEN, e não gostei nem um pouco de migrar do netBeans para o eclipse.

CVS, netbeans é mais rapido e pratico, facil de visuializar se um arquivo teve alterações.

SWING, editor visual do eclipse nem consegue abrir algumas telas que tinhamos aqui.

APARENCIA, o eclipse trabalha com varias “visão” o que torna, muito ruin de achar algo pricipalemente pra quem não tem anos de experiencia com ele.

Pra limpar e construir os projetos ele chega a demorar o dobro de tempo que o netbeans demorava, para limpar e construir o mesmo…

Vi algumas coisas boas no eclipse que gostaria que tivessem no netbeans, mas nada que fizesse eu ter gostado de migrar para ele.

Acredito que esse impacto é só porque já estou acostumado com algumas coisas do netbeans, talvez se eu tivesse migrado do eclipse pro netbeans, ia achar tudo muito ruim.

(Estou perdidao nos atalhos =], mas gostei que no eclipse tu pode procurar por o que tu quer por atalho, no netbeans tinha que sai catando)

Criado 8 de dezembro de 2008
Ultima resposta 9 de dez. de 2008
Respostas 17
Participantes 15