“microfilo”:
o net beans é um pouco mais pesado e tem menos plugins que o eclipse, porém é 100X mais fácil de usar e vem com mais recusos instalador
e tem a desvantagem da licença em que ele foi feito permite que o código dele se fechado a qq momento
descordo dessa afirmação, quanto a ser mais pesado que o eclipse
ps.: o eclipse soh eh mais leve q o netbeans se vc não colocar plugin nenhum fora o padrão dele quando vc instala, se não isso jah não eh mais verdade.
jah fiz varios teste e o eclipse teve um rendimento infeiro por causa do grande numero de plugins q tem q carregar pra fazer pouca coisa
quanto ao netbeans realmente o número de plugins pra ele ainda é bem pequeno mas estah aumentando em um número expressivo a quantidade de projetos e empresas que andam adotando e desenvolvendo funcionaidades pra esse IDE
ps.: no teste q eu fiz entre 3 IDEs
ficou assim o desempenho:
:arrow: NetBeans 3.4
:arrow: Eclipse 2.1.1
:arrow: JBuilder 6
testes feitos em 4 maquinas
:arrow: pentium 166MHz 64 MB Ram
:arrow: pentium III 800MHz 512 MB Ram
:arrow: pentium 4 2.66GHz 512 MB Ram
:arrow: athon XP 1.66GHz 512 MB Ram
NetBeans :arrow: consegui uma boa estabilidade tendo um bom rendimento de programação, consumindo uma média de 90 MB Ram enquanto estava programando
Eclipse :arrow: tambem tem um bom desempenho o porem consumui 120 MB Ram, tendo um número maior de plugins para fazer a mesma coisa que eu estava fazendo no netbeans, quanto a facilidades de programação visual e auxilios de documentação
JBuiler 6 :arrow: cara esse IDE é muito interessante mas fugiu totalmente da filosofica dos seus outros IDE’s ficando um tanto q confuso pra achar algumas coisas, possui um monte de funcionalidades muito legais para desenvolvimento de um sistema, com um suporte de criação e gerenciamento de um projeto feito pelo proprio IDE, mas o forte desse IDE é pra computadores de um suporte bem pesado, consumiu um pouco mais que o eclipse rodando, ficou com 160 MB carregado na memoria
agora qual desses eh o melhor vai do gosto do fregues todos os IDEs que eu vi tem uma partilaridade que o torna melhor q o outro, mas agora quanto a qual o programador vai se adaptar melhor é a questão principal.

[]'s