NetBeans ou Eclipse?¿

22 respostas
T

O professor do Cefet-ES adotou o NetBeans, eu eu continuo usando.
Tudo bem que ainda não mexi no Eclipse (mas estou baixando agora)
Mas alguém sabe me dizer as principais diferenças, vantagens e desvantagens?

Pelo que ando vendo aqui no PJ a galera puxa a sardinha mais pro lado do Eclipse. Pq?

T mais galera.
:roll:

22 Respostas

R

o net beans é um pouco mais pesado e tem menos plugins que o eclipse, porém é 100X mais fácil de usar e vem com mais recusos instalador

e tem a desvantagem da licença em que ele foi feito permite que o código dele se fechado a qq momento

Z

Cara, estilo, muitas pessoas aconselham a usar o ECLIPSE, mas estilo, pela facilidade de uso, com certeza, aconcelho-te, permaneca no NETBEANS!
Como nosso amigo citou acima, eclipse tem muitas vantagens em relação aonetbeans, mas prefiro ele, mesmo em desvantagens! VALEU!

F

Eu uso os dois. O eclipse eh mais complicado de usar, mas em compensaçao voce aprende mais de tanto fuçar pois ele força voce a correr atras e alem disse ele eh o mais difundido no mercado, entao eh bom saber usar. O NetBeans eh mais facil de usar porem eh mais pesado. Ele tem menos plugins, mas em compensaçao ele ja vem com muitos recursos incluidos, como por exemplo recursos que permitem criar interfaces graficas, o que nao vem no junto eclipse e atrapalha um pouquinho a vida do principiante. Aprenda a usar os dois :wink: .

T

eu comecei usando netBeans… mas ele é mto pesado…

o eclipse tem varias vantagens sobre o netBeans… mas vc demora um pouco mais pra aprender a usar bem o eclipse… soh q depois q vc aprende… sua produção triplica…

flw

T

eu comecei usando netBeans… mas ele é mto pesado…

o eclipse tem varias vantagens sobre o netBeans… mas vc demora um pouco mais pra aprender a usar bem o eclipse… soh q depois q vc aprende… sua produção triplica…

flw

G

Eu particularmente não senti a dificuldade em usar o Eclipse… obvio que não vi todos os recursos que ele oferece, então não uso em 100%, mas como o professor de JUnit do ConexãoJava falou…
Usemos netBeans para design e Eclipse pra programação…

R

vai instalar um plugin para desenvolvimento web e mobile para vc ver como é facil trabalhar com eclipse…

pra fazer helloWorld com eclipse é facil
agora para fazer um servelet por exemplo

vc tem que baixar uma meia duzia de plugin, instala-los corretamente (algo que não consegui fazer até hoje)…

o netBeans ja vem tudo prontinho

G

é bem verdade… essa parte de instalação e plugins do netBeans eu acho mais organizada… mas é muito leeeeento…

T

Puts…
vcs mandaram bem!

Agora eu realmente entendi!
Nunca havia usado o Eclipse, mas o netbeans realmente acho mto pesadão.

Valeu galera.
Abração.
:slight_smile:

E

“microfilo”:
o net beans é um pouco mais pesado e tem menos plugins que o eclipse, porém é 100X mais fácil de usar e vem com mais recusos instalador

e tem a desvantagem da licença em que ele foi feito permite que o código dele se fechado a qq momento

descordo dessa afirmação, quanto a ser mais pesado que o eclipse
ps.: o eclipse soh eh mais leve q o netbeans se vc não colocar plugin nenhum fora o padrão dele quando vc instala, se não isso jah não eh mais verdade.

jah fiz varios teste e o eclipse teve um rendimento infeiro por causa do grande numero de plugins q tem q carregar pra fazer pouca coisa

quanto ao netbeans realmente o número de plugins pra ele ainda é bem pequeno mas estah aumentando em um número expressivo a quantidade de projetos e empresas que andam adotando e desenvolvendo funcionaidades pra esse IDE

ps.: no teste q eu fiz entre 3 IDEs

ficou assim o desempenho:

:arrow: NetBeans 3.4
:arrow: Eclipse 2.1.1
:arrow: JBuilder 6

testes feitos em 4 maquinas
:arrow: pentium 166MHz 64 MB Ram
:arrow: pentium III 800MHz 512 MB Ram
:arrow: pentium 4 2.66GHz 512 MB Ram
:arrow: athon XP 1.66GHz 512 MB Ram

NetBeans :arrow: consegui uma boa estabilidade tendo um bom rendimento de programação, consumindo uma média de 90 MB Ram enquanto estava programando

Eclipse :arrow: tambem tem um bom desempenho o porem consumui 120 MB Ram, tendo um número maior de plugins para fazer a mesma coisa que eu estava fazendo no netbeans, quanto a facilidades de programação visual e auxilios de documentação

JBuiler 6 :arrow: cara esse IDE é muito interessante mas fugiu totalmente da filosofica dos seus outros IDE’s ficando um tanto q confuso pra achar algumas coisas, possui um monte de funcionalidades muito legais para desenvolvimento de um sistema, com um suporte de criação e gerenciamento de um projeto feito pelo proprio IDE, mas o forte desse IDE é pra computadores de um suporte bem pesado, consumiu um pouco mais que o eclipse rodando, ficou com 160 MB carregado na memoria

agora qual desses eh o melhor vai do gosto do fregues todos os IDEs que eu vi tem uma partilaridade que o torna melhor q o outro, mas agora quanto a qual o programador vai se adaptar melhor é a questão principal.

:wink:

[]'s

T

Muito bom AnjoSupremo.

Vou testá-los. Pra decidir com qual eu fico.

T +.

Abração…

R

mesmo com plugins o eclipse leve menos tempo para carregar com o netBeans, isso é indiscutivel…

E

hum, eu uso os dois no meu trabalho

e o eclipse não é mais rapido que o netbeans

:???:

huahauhauhau :wink:

G

Segundo o que ouvi falar, o Eclipse tem a vantagem da velocidade porque, não é escrito somente em java, enquanto o netBeans é escrito em Java…

R

“AnjoSupremo”:
hum, eu uso os dois no meu trabalho

e o eclipse não é mais rapido que o netbeans

:???:

huahauhauhau :wink:

eu uso em casa e na escola, e o eclipse e mais rapido

quem concorda comigo e quem concorda com ele? :???:

G

O Eclipse 3.01 é bem pesado também…

Mas normalmene o Eclipse com certeza é o mais usado pelas empresas daí a importância em aprende-lo.

Alguém já usou o MyEclipse?

É muito bom … e dá suporte a JSP.

E também a EJB (nao muito).

Z

Levando em cosideração a facilidade de uso do NetBeans, prefiro ele, levando em conta a velocidade do pc, prefiro Eclipse, porém, uso mais o NETBEANS, valeu?

Acho melhor!

R

“guile”:
O Eclipse 3.01 é bem pesado também…

Mas normalmene o Eclipse com certeza é o mais usado pelas empresas daí a importância em aprende-lo.

Alguém já usou o MyEclipse?

É muito bom … e dá suporte a JSP.

E também a EJB (nao muito).

então, o eclipse tem mais recursos com os seus plugins, principalmente para J2EE

G

Eu uso mais o eclipse pq se for pra esperar o netBeans abrir…

Z

Use ou eclipse ou netbeans, âmbas são ótimas!

R

eu diria assim:

use eclipse se for avançado

use netBeans se for intermediario

use TextPad se for iniciante ou estiver com pressa!

E

toda essa discução :???:

bom eu naum me prendo a nenhuma IDE

uso qq uma q tem pela frente

to sempre procurando ver as vantagens de cada uma

atualmente pra naum ficar com essa de IDE e to programando em
ambiente j2ee

vai tudo direto dentro do Dreamweaver mesmo huahuahauhuahuahuahuah

controlo as compilações pelo meu ambiente q tem uns bat q são executados automaticamente, meio q minha propria IDE :lol:

e quanto ao netbeans as pessoas naum estaum dando muito credito
mas naum sabe do grande movimento mundial q esta se levantando agora para o aprimoramento desse IDE e esta se formando uma comunidade taum consolidada quanto a comunidade do eclipse

a ultima versão do netbeans a 4 oferece um suporte bem grande para o ambiente j2ee, sendo um dos enfoque de desenvolvimento de uma grande parte da comunidade que estão participando do desenvvimento da mesma

bom no inicio eu achava o IDE bem fraquinho mas agora tah bem consolidado e com um otimo tempo de resposta e o eclipse como sempre
pra mim conseguir trabalhar com tudo oq eu preciso do java fica lento pacas por causa da quantidade gigantesca de plugins q eu uso e ateh carregar… eu jah to na metade de umas classes codificando no netbeans

hauhauauauhauhauhauhau

agora daki para frente essa de Eclipse e Netbeans jah se tornou filosofia assim como religiaum e futebol cada um defende o seu :wink:

eu ainda sou a favor de juntar um grupo e fazer um IDE BR :razz:

se isso um dia for possivel…

[]'s manos

Criado 10 de outubro de 2004
Ultima resposta 15 de out. de 2004
Respostas 22
Participantes 8