Vou expor minha situação para que vocês que têm mais experiência possam me orientar:
Tenho atualmente um notebook bastante fraco (celeron 1.4 com 256Mb), e sou aficionado por java apesar de ter bem pouca experiência, faço muitos projetos pequenos para adquirir habilidade com java e pra isso tenho usadoo o netbeans 5.5, porém ele trabalha bem lento no netbeans, ja usei o eclipse(bem mais leve) mas acabei desistindo pois nos projetos com paineis acabava perdendo um tempo enorme apenas para fazer janelas, oque no fim nao agrega muito conhecimento, gostaria de saber se existe uma forma de trabalhar com aplicativos com janelas no netbenas (mesmo por linha de codigo) que me traga um rendimento quase tão bom qt o netbenas, ouvi falar sobre o swt mas nao achei bons conteudos que me mostrassem uma forma produtiva de trabalhar, se já tiverem experiencia ou ja passaram por uma situação similar a minha por favor expressem suas opniôes, vou aceita-las com prazer, so peço que não tornem essa pergunta uma batalha de amantes do netbenas contra amantes do eclipse…por favor demostrem como fazem a coisa funcionar…desde ja agradeço