Vou expor minha situação para que vocês que têm mais experiência possam me orientar:
Tenho atualmente um notebook bastante fraco (celeron 1.4 com 256Mb), e sou aficionado por java apesar de ter bem pouca experiência, faço muitos projetos pequenos para adquirir habilidade com java e pra isso tenho usadoo o netbeans 5.5, porém ele trabalha bem lento no netbeans, ja usei o eclipse(bem mais leve) mas acabei desistindo pois nos projetos com paineis acabava perdendo um tempo enorme apenas para fazer janelas, oque no fim nao agrega muito conhecimento, gostaria de saber se existe uma forma de trabalhar com aplicativos com janelas no netbenas (mesmo por linha de codigo) que me traga um rendimento quase tão bom qt o netbenas, ouvi falar sobre o swt mas nao achei bons conteudos que me mostrassem uma forma produtiva de trabalhar, se já tiverem experiencia ou ja passaram por uma situação similar a minha por favor expressem suas opniôes, vou aceita-las com prazer, so peço que não tornem essa pergunta uma batalha de amantes do netbenas contra amantes do eclipse…por favor demostrem como fazem a coisa funcionar…desde ja agradeço
olha so realmente,o netBeans e muito pesado,essa d qual e melhor essa conversa e longa, varia muito de pessoa para pessoa,particulamente eu prefiro o netBeans mas tem gente q prefere o eclipse,o eclipse e bem mais leve,mais c vc esta com problema com layouts e q usar o netbeans,pega a versao 5.0, eu tenho um pc 512 de memoria,o 5.5 roda tranquilo mais as vezes da uns retardos,com 256 vai ser foda o eclipse roda melhor,mais no meu trabs eu peguei o netbeans 5.0,e fico tranquilo!!!
Meu amigo… não tem jeito não! 256MB de RAM sem chance para qualquer IDE moderna!
Netbeans ou Eclipse precisa de 512MB para brincar e 1GB de RAM para trabalhar.
Eu acho em particular que mesmo o Visual Editor do Eclipse é meio pesado (quanto mais o NetBeans, que em minha humilde opinião é só para máquinas dual ou quad core com 2 GB de memória pelo menos).
Se quiser fazer layout de telas, use um gerenciador de layout como o MIG Layout ou o JGoodies Forms - você não precisa ficar posicionando as coisas na mão (só precisa de uma folha de papel e quase nada de paciência) e para a maior parte das telas dá resultados melhores que o tal Matisse (que já experimentei no NetBeans 5.0 e 5.5 mas não gostei; não sei se melhoraram um pouco no 6.0).
E utilizo o Eclipse… olha, o que eu posso te dizer é o seguinte… Para a parte de códigos o Eclipse é melhor, agora na parte gráfica o NetBeans é melhor…
Mas da pra trabalhar bem com ambas as ferramentas…
Já ouvi falar de pessoas que utilizam o NETBEANS para fazer a parte gráfica e a codificação no Eclipse… Mas… cada louco com suas idéias…
Eu gosto mesmo é do Eclipse… Leve, funciona bem! Tranquilo!
so um complemento nem tenta o 6.0,é muito mais muito pesado mesmo,tu nao vai conseguir rodar mais nada no seu pc, completando o q o thingol falou o JGoodies FORMS ajuda bastante mais na minha opiniao, é desnecessario.Mas no seu caso ja q vc nao quer colocar mais memoria,vai t ajudar, ja q é so mais uma API voltada para a Interface Homem-Maquina,mais qnd vc fizer um upgrade no seu pc,usa o visual editor mesmo q vai t poupar muito tempo vlw!!!
Tenho usado tanto o eclipse, assim como o Netbeans. Minha preferência é pelo Netbeans, por ser um IDE mais robusto, e com mais recursos que o eclipse. Com toda certeza o Netbeans é mais pesado, o que pode torná-lo lento em máquinas mais antigas.
[quote=thingol]Eu acho em particular que mesmo o Visual Editor do Eclipse é meio pesado (quanto mais o NetBeans, que em minha humilde opinião é só para máquinas dual ou quad core com 2 GB de memória pelo menos).
Se quiser fazer layout de telas, use um gerenciador de layout como o MIG Layout ou o JGoodies Forms - você não precisa ficar posicionando as coisas na mão (só precisa de uma folha de papel e quase nada de paciência) e para a maior parte das telas dá resultados melhores que o tal Matisse (que já experimentei no NetBeans 5.0 e 5.5 mas não gostei; não sei se melhoraram um pouco no 6.0). [/quote]
Com esta máquina que você tem conzerteza perderá menos tempo utilizando o eclipse, já que o NetBeans é bem mais pesado…Cada IDE tem suas vantagens, neste caso, quem leva a melhor é o eclipse!!!
Aqui no meu trampo as máquinas são razoaveis, P4 3.0, GeForce FX 5200…só que só tem 256Mb de memória tbm…a gnt usava o netbeans no Windows…resumindo, tínhamos que reiniciar a máquina de 20 em 20 minutos pq naum funcionava mais nada.
Aí trocamos o SO, estamos com o Ubuntu 7.04 agora. Bom, agora até que dá pra trabalhar…não é como se vc tivesse aí 1Gb de memória, mas a gnt passa menos raiva que antes…agora to com o NetBeans5.5 aberto, o Opera, o Gerenciador de dispositivos do Ubuntu e ainda o Evince…tudo rodando normalzinho…a diferença e imensa.
Quanto a melhor IDE, fico o NetBeans 5.5, muito completo, robusto, com uma central de atualizações que é mto útil, uma infinidade de plugins, um ambiente agradável, śão vários os motivos que me fizeram optar por ele…e já usei um tempo o Eclipse, mas é uma questão de gosto!!