Netbeans - Paleta GUI Swing/AWT - Definindo componentes/conteiners personalizados

Pessoal, estou iniciando a programação em Java e tenho algumas dúvidas com relação ao IDE Netbeans 6.1, que elegi como a ferramenta de desenvolvimento para aplicações que estou desenvolvendo, todas em GUI Swing, fazendo acesso a banco de dados via JDBC, em uma interface que eu mesmo escrevi para acessar o banco.

Em paralelo, estou desenvolvendo uma biblioteca de componentes gráficos, conteiners para componentes, que herdam de compontetes swings e adicionam funcionalidades de conexão e preenchimento de dados direto da conexão. Estas ferramentas estão sendo adicionadas a um JAR, contendo classes simples com o respectivo nome mais a adição do prefixo BeanInfo e também com a informação no arquivo manifest.mf declarando o nome das referidas classes como beans.

Daí, adiciono cada componente do JAR no “gerenciador de paleta” e beleza! Tenho minha paleta personalizada com os meus componentes.

Confesso que demorou até aprender isso. Mas agora tá ficando legal.

Mas daí vem a dúvida:

Criei um componente no assistente do NetBeans, através da opção “Formulários GUI/Swing”, “Formulário JPanel” e dei o nome de TextFieldAndLabel. Adicionei um JLabel e um JTextField. Criei um método setTextLabel() e getTextLabel() e um método setVisibleLabel() e getVisibleLabel().

Como configurar meus componentes (ou minha IDE) para que quando eu adiciono um TextFieldAndLabel de minha paleta personalizada, quando eu mudar a propriedade setVisibleLabel() para false, ele suma com meu Label em tempo de Design (não to dizendo em tempo de execução, pois isso já funciona).
Gostaria de, por exemplo, mudar a propriedade setTextLabel, em tempo de design e ver o efeito na hora, em tempo de design…

Se alguém puder me ajudar, agradeço desde já…

Pessoal… estou com o mesmo problema… alguem ai nunca passou por isso e pode resolver??

Help me.

bom meu problema é parecido, mais parece mais simples estou com o netbens instalado mais nao sei usa-lo direito o problema é que nao consigo utilizar os componetes da paleta e quando tento add para minha aplicação não consigo aparece uma msn dizendo que minha versão é free e nao da suporte bom nao entendi por que nao posso usar, mais gostaria da ajuda de vocês, preciso usar a ferramenta para construir uma aplicação onde eu consiga fazer a interface grafica bem rapido

por favor me ajudem obrigado :shock: