Netbeans para desenhar telas e Eclipse para codificar

9 respostas
wssjwss

Galera eu não sei se isso é uma novidade, mas eu andei fuçando aqui no netbeans e eclipse e acabei descobrindo que eu posso desenhar as telas no netbeans e depois importar o arquivo .java da janela para o Eclipse. Isso é possível? Será que posso utilizar os dois nesse sentido? Ou não é uma boa prática? Só sei que gostei muito da ideia. :smiley:

9 Respostas

drsmachado

Isso é uma prática comum, embora eu não considere a mais ideal.

ViniGodoy

E por que não desenha telas no Eclipse mesmo?

ViniGodoy

Só complementando. Você até pode fazer isso, desde que não mexa naquela parte que o Netbeans deixaria em azul.
Se mexer, ele não garante que a tela continuará abrindo no editor visual.

Ou que todas as modificações serão imediatamente perdidas assim que você reabrir o arquivo no Netbeans.

luiz_renato

wssjss,

Boa prática não é, mas funciona.

Vc só tem que tomar cuidado de não alterar manualmente no eclipse coisas geradas automaticamente pelo netbeans como p. ex . o método initComponents como ele indica no comentário:

/** This method is called from within the constructor to * initialize the form. * WARNING: Do NOT modify this code. The content of this method is * always regenerated by the Form Editor. */

… no mais ok.

F

Acho mais seguro e mais fácil fazer no VisualEditor do Eclipse mesmo.

ViniGodoy

Isso non-ecziste más!

Mas o Eclipse Indigo agora vem com o Google Window Builder, que pode ser configurado para gerar código praticamente idêntico ao do VE. :slight_smile:

R

Acho mais interessante concentrar todo o trabalho numa única IDE. O Google Window Builder é de uma competência incrível, tanto para construir interfaces quanto para interpretar código de geração de formulários emitido por outras ferramentas (tais como o NetBeans), então é possível trabalhar o tempo todo tanto no Eclipse quanto no NetBeans.

wssjwss

O problema pessoal é que com o tempo de uso construindo as telas no Eclipse ele vai ficando pesado consumindo memória absurdamente. Ele serve assim, você cria o desenho da tela uma única vez e depois é só no código, pois se você ficar alternando editor visual e de código, ai meu irmão o eclipse vira um dinossauro consumindo sua memória, travando algumas vezes e outros efeitos colaterais. Pelo menos foi o que eu pude perceber.

ViniGodoy

Engraçado, essa é exatamente a visão que tenho do Netbeans… :lol:

Não quero começar uma guerra, provavelmente é tudo farinha do mesmo saco.

Criado 27 de junho de 2012
Ultima resposta 27 de jun. de 2012
Respostas 9
Participantes 6