Netbeans, Postgresql e Funções

Salve galera
Estou estudando java, gostei muito do estilo de programação, muito inteligente.

Logo mais vou começar a desenvolver um projeto, aos poucos sem pressa, um projeto sobre vendas.
Tenha a ideia, de desenvolver com Netbeans e banco de dados Postgresql.

Peço a opinião de vocês sobre Funções ou Stored Procedures (Procedimentos Armazenados)

É possível desenvolver todo um software, usando funções para toda a comunicação com o banco de dados ?
Armazenar todos as possibilidades de comandos: select, update, delete, insert, etc.
Passando no Netbeans somente os parâmetros para as funções que estarão no Postgresql.

O que vocês acham desta ideia?

[quote=faelmc]Salve galera
Estou estudando java, gostei muito do estilo de programação, muito inteligente.

Logo mais vou começar a desenvolver um projeto, aos poucos sem pressa, um projeto sobre vendas.
Tenha a ideia, de desenvolver com Netbeans e banco de dados Postgresql.

Peço a opinião de vocês sobre Funções ou Stored Procedures (Procedimentos Armazenados)

É possível desenvolver todo um software, usando funções para toda a comunicação com o banco de dados ?
Armazenar todos as possibilidades de comandos: select, update, delete, insert, etc.
Passando no Netbeans somente os parâmetros para as funções que estarão no Postgresql.

O que vocês acham desta ideia?

[/quote]

Sim é possível. Eu acho a ideia bacana.
Eu faria isso se eu fosse hospedar o banco no meu servidor e pudesse garantir que ninguem teria acesso ao banco além de mim (minha empresa). Neste caso usaria JDBC.
http://docs.oracle.com/javase/tutorial/jdbc/basics/storedprocedures.html

Só não sei como faria isso usando hibernate ou jpa e como ficaria o mapeamento das classes. Aqui vi alguem usando JPA: