Netbeans, problema com acentuação UTF-8

16 respostas
programaçãojava
SpektronX

Boa noite galera, beleza? Estou com um problema bem chato na IDE que eu uso, meu Netbeans não está me permitindo usar acentos como (^,´,á,ô,etc), já mudei as configurações do projeto para UTF-8 e do mesmo jeito ele não permite.
Quando digito ‘á’, ele só mostra ‘a’, ou quando digito ‘^’, a IDE bloqueia e não mostra nada na tela

OBS: quando executo o Netbeans pelo terminal, os acentos funcionam normalmente

16 Respostas

elanod

Bom dia
eu uso ide eclipse + servidor tomcat+Windows em projeto web. e no meu caso as paginas caso só aceita acentos se eu usar ISO-8859-1 faz um teste e onde tiver UTF-8 troca por ISO-8859-1

SpektronX

Olá amigo, troquei as especificações do meu projeto para o ISO e continuo com o mesmo problema :confused:

elanod

Boa tarde. Favor posta uma imagem ai de onde voce digita o acento que nao vai. Talves assim alguem saiba lhe ajudar eu não uso NetBeans

dcmarcelino

Cara, tenta ir até a pasta de instalação do NetBeans /etc e abra o arquivo netbeans.conf .

Adicione -J-Dfile.encoding=UTF-8 no final da linha que começa com netbeans_default_options ( incluir um espaço à esquerda).

Reinicie o Netbeans e ele deve estar em UTF-8

fonte: https://stackoverflow.com/questions/24778725/how-to-change-default-encoding-in-netbeans-8-0

SpektronX

Já mudei o arquivo ‘netbeans.conf’ e até agora nada, meu projeto continua não mostrando letras com acentos, tentei digitar o ^ sozinho, e ele também não vai

SpektronX

Deveria aparecer: System.out.println(“ÉÉ ÁÁ”);

SpektronX

Alguém galera?? Já procurei em todo tipo de fórum e ainda nada

rodriguesabner

Tenta reinstalar a IDE.

FearX

Eu recomendo que você pare de usar o Netbeans.

SpektronX

Vou tentar reinstalar minha IDE, e particularmente, prefiro mais o Netbeans do que o Eclipse

FearX

Você tem a opção de não usar nem Eclipse nem NetBeans. Você já ouviu falar da IntelliJ?

SpektronX

Já sim amigo, tenho um amigo que usa esta IDE para programar, muito boa por sinal. Em relação ao tópico, estou tentando reinstalar minha IDE novamente :confused:

Carlos_Alberto_Morat

Amigo criei um texto em word detalhando o passo a passo da resolução do problema no netbeans, garanto resolver o problema !!

Lordvic

Bom dia. Não sei se para o colega que abriu o post deu certo, mas pra mim resolveu na hora. Perfeito. Gratidão.

j-menezes

Aqui Ubuntu 20.04
Estou usando NetBeans 18 Encoding UTF-8 no Sources
Aqui o acento tá de boa

daltonfcm

Man me salvou!

Passei horas procurando a solução e o seu tutorial funcionou de primeira.

Obrigado!

Criado 29 de janeiro de 2019
Ultima resposta 10 de abr. de 2024
Respostas 16
Participantes 9