Netbeans: Projeto executa corretamente (f6) mas arquivo .Jar não abre

Olá Gente,

Não entendo absolutamente nada de java, mas com tutoriais no youtube consegui criar uma tabela para me ajudar em uma atividade.

QUando rodo o projeto dentro do netbeans (f6) ele funciona perfeitamente, porém ao criar o arquivo jar ele nao abre.

Quando tento abri-lo por com a linha de comando "java -jar “C:\Users\xxxxxx\Documents\NetBeansProjects\PROJETOX\dist\PROJETOX.jar”

Ele abre um prompt de comando que, se fecha após 2 segundos, apresentando o erro da imagem:

Já procurei exaustivamente como arrumar esse erro, porém não obtive sucesso.

Me deem uma ajuda, por favor.
Fico no aguardo.

Grato.

NullPointerException
verificou se todas as imagens estão no pacote??

Ele não consegue localizar o ícone informado, certifique-se de que os ícones estão em um pacote dentro do projeto!
Acredito que você tenha adicionado o ícone no seu programa pelas propriedades do componente ou algo do tipo, remova o mesmo e adicione via código Java no construtor da sua classe que utiliza os ícones, isso já deve resolver o erro apresentado.

Como verifico se as imagens estao no pacote? como faço para inseri-las no arquivo jar?

O programa é uma tabela de dados, onde eu clico em um botão e ele abre uma Jtable.
Nesse jtable tem um jLabel onde modifiquei o ícone para aparecer as imagens.

São aproximadamente 150 imagens, todas as imagens estão inseridas no projeto,mas creio que elas não foram inseridas no arquivo .jar visto que a pasta do projeto possui 30 Mb e o arquivo jar tem somente 9 Mb.

Além disso, dentro da pasta dir não aparece nenhuma biblioteca, vi alguns videos no youtube e em todos apareciam a pasta “lib”. Pode estar relacionado ao problema?

Inseri os icones pelo construtor, é um icones de Jlabel que utilizei para que imagens fossem exibidas.

Levei quase 3 horas para inseri-las pelo construtor, inserindo-as por código resolveria meu problema?
Qual codigo eu utilizaria nesse caso?

Como assim 3 horas pra inserir os ícones pelo construtor ???
Está fazendo alguma coisa de errado, pois conforme te disse na resposta anterior basta colocar o seguinte código abaixo no construtor da classe para que funcione!

meuLabel.setIcon(new ImageIcon(this.getClass().getResource("/imagens/minhaImagem.png"));

Lembrando que, para que esse código funcione os seus ícones e imagens devem obrigatoriamente estar dentro da pasta resources do seu projeto java.
Dentro de resources por motivos de organização crie uma nova pasta com o nome (imagens) e guarde as imagens e ícones dentro dela.

O caminho absoluto seria: seuProjeto -> src -> main -> resources -> imagens

1 curtida

é so abrir o arquivo jar com um descompactador… assim vc tem acesso as pastas