NetBeans só me dá dor de cabeça

Olá pessoal, este é o meu 1º tópico aqui e estarei pedindo uma ajudinha =P

Eu acabei de instalar o NetBeans 11 (aquela nova versão dele), e eu já não tenho boas experiências com ele. Quando eu estava estudando Java, eu fiquei MUITO frustrado com o NetBeans pois era erro atrás de erros que não faziam sentido, a partir dai eu desisti do NetBeans, fui para o IntelliJ mas não roda muito bem no meu PC. Com as esperanças lá em baixo, depois de tanto tempo eu decidi instalar novamente o NetBeans mas ele dá um erro chamado Cannot be run from folder that contains non-ASCII characters in path, eu pesquisei na internet sobre esse erro, mas só achei coisas sobre o Android Studio.

Vocês que já são mais experientes, sabem como resolver esse problema? Desde de já agradeço :+1:t2:

Usa o Eclipse. IntelliJ é pesado e Netbeans não é usado no mercado.

1 curtida

Não sabia dessa que o NetBeans não é usado no mercado :thinking:

Obrigado aí!

Isso acontece porque você cadastrou o seu usuário com algum acento, tipo: Moisés, Mônica… Se não tivesse isso, funcionaria normalmente

1 curtida

Faz sentido, fiz alguns testes e era realmente isso, mas achei também uma outra forma de resolver: os arquivos do netbeans vem zipado, não é um instalador, só era botar na pasta “Arquivos de Programas”

Eu desisti de tentar entender essa IDE ehauiehauiehai

A versão nova é assim, as antigas é com um instalador mesmo. No meu caso, tive que criar outro usuário

1 curtida

Depois que você começa a entender os softwares de maneira mais profissional você se acostuma com a maioria dos softwares e IDEs.

No seu caso, Eclipse pode ser melhor mesmo.

1 curtida

Olá, vendo esse post aqui, discordo que Netbeans não é usado no mercado… a partir da versão 9.0 esta sobre a responsabilidade da Apache e ja ultilizei ele e garanto que esta bom… tenho a versão 8.2 e a 9.0 e esta bem completa, ja criei varios projetos para desktop e se sai bem…
Pra Web tem outros ai… Eclipse e o IntelJDI(não me lembro o nome…), a IDE vai de acordo com o gosto do programador!!!

2 curtidas

Netbeans é ótimo e bastante usado no mercado.

1 curtida

Vocês tem alguma referência de equipe que utilize? Eu sinceramente até hoje nunca vi de verdade uma empresa consolidada de mercado que utilize o NetBeans em seu core ou programadores de nível mais Sêniors que usem, somente a academia.

Eu utilizei muito quando trabalhava sozinho e tenho um sistema inteiro construído no Netbeans, gosto muito da IDE e tem muito valor, mas vocês são as primeiras pessoas que eu vejo que dizem que é usado ou bastante usado, gostaria mesmo de saber onde. :wink:

1 curtida

Eu conheço, até já trabalhei inclusive!

Sobre IDE’s a minha preferida e acho uma excelente ferramenta de trabalho é o IntelliJ, nos dias atuais estou utilizando Eclipse devido à equipe e projeto no qual estou inserido terem um domínio maior sobre a mesma, é uma boa opção também, porém na minha concepção considero ela inferior ao IntelliJ.

Pode citar? :heart_eyes:

IntelliJ é bem mais produtivo que o Eclipse, embora a interface do Eclipse seja bem mais amigável ao iniciante. Mas acho o IntelliJ bem superior.

2 curtidas

Essa empresa aqui do interior do PR: http://www.viptech.com.br/

Na época em que trabalhei com eles, estavamos migrando de Delphi para Java, nos dias atuais não sei qual é a realidade deles em relação à ferramentas e tecnologias que estão utilizando.

Concordo fortemente com você!

Hum… Massa saber… Porém analisando a situação de ser uma equipe migrando de uma IDE que já é RAD, acho que explica bem porque o Netbeans foi a escolha.

Porém isso é bem longe de “adoção de mercado”. Queria realmente saber de empresas consolidadas em nosso mercado, com produtos conhecidos e populares que usam o Netbeans.

Vejam, pessoal, de forma alguma estou dizendo que não tem empresas que vão usar e nem desmerecendo a IDE que tem seu valor, mas o mercado mesmo está convergindo ao Intellij e quando escapa e mais legados ainda é em larga escala o Eclipse. Então a ideia do colega criador do tópico não é de toda errada.

Só pra constar, ano passado passei 3 meses trabalhando com o NetBeans, parei por conta de uma questão específica do projeto que estava amarrado a uma ferramenta da Redhat que a integração com o Eclipse era bem superior. Mas sim, NetBeans tem seu valor e nada impede que desponte nos próximos anos como uma puta IDE fazendo frente às grandes de mercado, só que hoje, olhando para a evolução, não parece estar sendo o cenário.

Sem sombra de dúvidas, demorei muito pra começar, mas depois não quis mais largar. :smiley:

Usei o intellij e não vi nada d+ nele, essas coisas são questão de gosto mesmo. Prefiro o netbeans. Em relação ao eclipse, se precisar eu uso.

1 curtida

Nesse âmbito aqui acho muito difícil de existir atualmente, mas compreendi seu posicionamento em relação à IDE.

Essa nóia que uns programadores tem em discutir qual IDE é melhor… é a balela… depende do projeto… e também como dizia um profº na minha faculdade, ‘A IDE vai de acordo com a facilidade do programador, cada uma tem seus macetes’… e ele tem razão…
Por isso… venho aqui dar minha posição!

A questão é mais sobre o tão insignificante é o uso do Netbeans no mercado. O que é melhor ou não pro indivíduo é outra história.