Netbeans vs EasyEclipse

15 respostas
V

Pessoal, na empresa onde trabalho utilizamos duas IDE´s para desenvolvimento: Netbeans para aplicações visuais e Eclipse para Classes mais simples.

Cogitamos a idéia de utilizar apenas uma IDE, nesse caso o Eclipse, mas com vários pluggins para que ele ofereça a mesma produtividade que o Netbeans oferece no desenvolvimento de aplicações visuais. Encontrei o EasyEclipse versão Desktop, instalei e fiz alguns testes. Achei muito legal.

Mas agora bate a dúvida. Será que vou conseguir progredir a aplicação da mesma forma como estava progredindo com o Netbeans? Será que os pluggins oferecidos pelo EasyEclipse acompanharão as evoluções de cada nova versão do Netbeans? Alguém está usando o EasyEclipse há um tempo considerável sem encontrar problemas?

Obrigado!

15 Respostas

chun

NetBeans sempre vai estar a anos luz em produtividade do eclipse… NetBeans é uma IDE concebida para Java… Eclipse é uma IDE FEITA em Java…

90% dos plugins do eclipse são OU incompletos… OU fazem 2% do que prometem… ex: Crie entidades usando Hibernate Tools e depois crie usando o NetBeans… Crie uma app enterprise usando WTP e depois usando NetBeans… simplesmente não tem comparação.

M

chun:
NetBeans sempre vai estar a anos luz em produtividade do eclipse… NetBeans é uma IDE concebida para Java… Eclipse é uma IDE FEITA em Java…

Isto não é sempre verdade, vai depender do projeto, tenho projetos, onde existe muitas classes de negócio, neste caso, a codificação delas no Eclipse é muito mais produtivo que no NetBeans. Estou fazendo um projeto JME, e estou trabalhando com as duas IDEs, Eclipse para codificar classes, e NB para telas JME, neste caso, o NetBeans é realmente muito bom e esta bem a frente do Eclipse. Estou iniciando agora um novo projeto, com ICEFaces, e estou usando o NB com Visual Web Pack, para telas, mas todo o restante de codificação estou fazendo no Eclipse, deixo as duas abertas.

chun

mauro_schneider:
chun:

Isto não é sempre verdade, vai depender do projeto, tenho projetos, onde existe muitas classes de negócio, neste caso, a codificação delas no Eclipse é muito mais produtivo que no NetBeans. Estou fazendo um projeto JME, e estou trabalhando com as duas IDEs, Eclipse para codificar classes, e NB para telas JME, neste caso, o NetBeans é realmente muito bom e esta bem a frente do Eclipse. Estou iniciando agora um novo projeto, com ICEFaces, e estou usando o NB com Visual Web Pack, para telas, mas todo o restante de codificação estou fazendo no Eclipse, deixo as duas abertas.

Note… que seus exemplos estão sempre em cima do editor de codigo… este é um problema do netbeans… não é tão bom quanto do eclipse , mas isso esta sendo corrigido na versão 6.0

Continuo a afirmar… NetBeans está a anos luz a frente do eclipse no quisito produtividade.

erickles

Talvez seja pq nunca mexi com netBeans ou pq soh vi eclipse, mas nao tenho do q reclamar do eclipse, mut boa a IDE.

chun

realmente voce nunca mexeu com o netbeans :stuck_out_tongue:

V

Bom, acredito que eu não deva me apoiar 100% no Eclipse para desenvolvimento de sistemas visuais então. Devo continuar usando Netbeans, e eclipse apenas para algumas edições específicas - continuar o que já vem sendo feito na empresa.

Me lembro de ter lido em algum tópico que o “javaman” encabeçará o desenvolvimento do Netbeans na Sun, ou seja, ainda teremos um toque tupiniquim na ferramenta.

Obrigado pelas respostas!

M

chun:

Note… que seus exemplos estão sempre em cima do editor de codigo… este é um problema do netbeans… não é tão bom quanto do eclipse , mas isso esta sendo corrigido na versão 6.0

Continuo a afirmar… NetBeans está a anos luz a frente do eclipse no quisito produtividade.

É que eu disse, depende do projeto, alguns, você vai ter menos tela, e mais classes de negócio, neste caso uma IDE que oferece uma codificação melhor vai se sobressair, porém, também aguardo ansioso o NB6 com nova forma de codificação.

josenaldo

Vinícius,

Antes de mais nada gostaria de deixar um alerta: cuidado com o tópico que você deixou. Guerras já começaram por muito menos! rsrsrsrs

O tema Eclipse X Netbeans é complicado, porque desenvolvedor tende a se apegar às ferramentas com a mesma paixão com que um evangélico se agarra à Bíblia! No caso de Eclipse e do Netbeans, isso é quase uma religião! É como Linux X Windows!

Por isso dificilmente você irá encontrar opiniões imparciais.

Aqui no CEPEDI nós usamos as duas ferramentas. Pelo menos até o momento.

Para Swing, o Matisse, do Netbeans é muito superior ao VEP, do Eclipse. Porém alguns preferem o VEP, argumentando que o Netbeans não de teixa mexer na estrutura do fonte. Bem, não sei pra vocês, pra mim isso é uma vantagem.

Para WEB, o Eclipse possui o WTP, que é muito bom, porém a versão 5.5 do Netbeans, com o Visual WEB Pack e com o Enterprise Pack está matando a pau! Ainda não comparei as duas, mas creio que o Netbeans pode ganhar em produtividade.

O editor do Eclipse é muito superior ao do Netbeans mesmo. Mas a SUN está investindo pesado no editor do Netbeans.

No fim das contas, eu escolhi o Netbeans e a equipe aqui aprovou.

Essa briga promete muito, pois mais de 70% dos desenvolvedores Java no mundo usam Eclipse! Não é a toa. Porém, os investimentos da SUN no Netbeans estão fazendo com que ele brigue de igual pra igual com o Eclipse.

V

Tem razão, já estou avisado, rs. Eu particularmente sou muito imparcial na questão de uso de tecnologia e procuro aproveitar o que há de melhor para determinado momento. Meu perfil é assim, rs, comecei no Delphi, fui pra PHP, pulei pra ASP e agora to no JAVA. Se for brigar por causa de linguagem começo comigo mesmo, hehe, mas claro que nessas indas e vindas algumas ficam como nossas preferências.

dudaskank

Eu acho que poderia deixar as duas mesmo, uns sempre preferem uma do que a outra pra certas coisas.

josenaldo

O que que está havendo? Seria o fim do mundo?

Uma discussão Eclipse X Netbeans que ainda não virou flamewar?

PARABÉNS AO GUJ!

espero que mantenham o nível! rsrsrrs

W

josenaldo wrote:

Uma discussão Eclipse X Netbeans que ainda não virou flamewar?
Os tempos são outros e afinal de contas já estamos mais crescidinhos assim como as IDEs mais maduras.

rogeriosantos77

Eu acho muito interessante este tipo de topico, pois podem surgir informações que uns tem e outros não.
Acho bom pra amadurecer ou reformular o conceito que temos muitas vezes

ACDias

Eu usei o netbeans muito pouco. Quando o usei sabia que seu editor de código era inferior ao do eclipse, mas o editor visual era infinitamente melhor. Fui criar uma página simples com JSF e não agradei nem um pouco do código CSS que ele gerou para posicionar um simples input no meio da página. Aí então eu desisti de usá-lo.
Particularmente, não questiono nem um pouco a produtividade ganha com editores visuais, mas odeio o fato de que eu não tenha visto nenhum até hoje que gere um código limpo, por isso eu os abomino.
hehe

Eduardo_Bregaida

chun:

90% dos plugins do eclipse são OU incompletos… OU fazem 2% do que prometem… ex: Crie entidades usando Hibernate Tools e depois crie usando o NetBeans… Crie uma app enterprise usando WTP e depois usando NetBeans… simplesmente não tem comparação.

Isto não é verdade, vc parece aqueles caras q sempre tiveram vontade de mexer num negocio, nunca conseguiu e fica metendo o pau…

O Eclipse é uma ótima IDE, assim como o NetBeans, JDeveloper, JBuilder e por aí vai, o caso é q vc tem q testar essas IDE´s e ver qual vc se adapta melhor.

Brigas de Eclipse contra NetBeans são mto comuns, mas nao pegue partido e fique com raiva de alguma delas, experimenta as duas e ve qual vc curte.

Se vc nao usar, for na cabeça de um cara q diz, akela lá é um lixo e vc nao usa e faz igual ele, vc poderia estar dando melhor com a outra…

Teste, faça coisas, depois tire uma conclusão de qual é a melhor PARA voce.

:smiley:

Criado 1 de fevereiro de 2007
Ultima resposta 31 de jul. de 2007
Respostas 15
Participantes 10