NetBeans vs Eclipse ... Qual escolher e o mercado como reage?

Caros amigos do GUJ!

Estou experimentando o eclipse pela primeira vez e gostaria da opinião da galera sobre respeito dos mesmo. Quero saber, quem pode atender a qualidade e velocidade ao mesmo tempo!

Sou novo nas duas IDE encontrei as suas facilidades e dificuldades

Mesmo que pareça irritante um post deste (mais para ser bloqueado), peço antecipadamente que respeito a duas IDE que não faça deste tópico uma guerra de IDEs… mas quero que fique para comunidade as tendência de cada mercado

Agradeço… :thumbup:

Particularmente eu gosto + do NetBeans mas no mercado, e creio que seja assim no mundo todo, o Eclipse é muito + popular!!! Entretanto eu tenho me perguntado se toda esta popularidade ñ se deve a sua levesa mais q sua as suas funcionalidades.
É muito facil de se ver que o Eclipse é imbativel quanto a sua capacidade de edição de código, porém profissionalmente o NetBeans me parece muito + ferramenta graças à sua ferramente RAD, ainda + agora com o projeto matisse(http://www.netbeans.org/kb/articles/matisse.html) que pões o VEP no chinélo, e à seu suporte às plataformas J2EE e J2ME.
Ñ posso falar nada quando a versão paga do Eclipse(WebSphere) nem tão pouco às IDEs Sun One Studio.
Bom é isso ai, Na paz!!!

bom, o eclipse é melhor, em minha opinião por:

  • seu editor é muito melhor: tem mais recursos para mexer com o código, como refactoring, etc, code assist muito melhor
  • tem dezenas de plugins para TUDO o que você imagina. por ser totalmente orientado a plugins é extremamente extensível. todas as ferramentas praticamente tem um plugin para o eclipse, tornando mais produtivo a programação no eclipse

o netbeans é mais fácil, vem tudo pronto, empacotadinho, simples de usar, etc, não tem que ficar indo atras de plugin, instalando, vendo a versão etc, bem mais fácil de usar, porém vc não tem plugins que dão novas funcionalidades, pelo menos não é difundido
ex: até hj não vi plugins para trabalhar com hibernate no netbeans
pode até existir, mas não é conhecido…

Na boa, teste os dois, veja em qual dos dois você se encaixa melhor, qual deixa você mais confortável pra trabalhar.

Isso é praticamente uma guerra santa, perguntando assim você não vai muito longe não.

Olha, infelizmente eu tenho que dizer: o eclipse é muito melhor.

Com a versao 4.1 eu acho os dois igualmente leves. E igualmente faceis de usar.

Mas o eclipse é muito melhor, te ajuda muito mais.

Tenho usado o netbeans nos meus trabalhos de consultoria por ele trazer um ambiente integrado e posso dizer, ele é muito ruim! Infelizmente.

Eu adoro o emacs, mas nas maquinas de desenvolvimento onde eu trabalho cismam em instalar so o vi :frowning:

O que eu faço? Leio o manual quando precisod e ajuda e aos poucos vou pegando o jeito. Perco produtividade? Certamente, mas a maior produtividade esta nas ideias que podem ou nao sair da minha cabeça, nao num editor.

Esqueça isso, em casa use a que te der mais prazer, no trabalho use o que for padrao. Acredite, nao e uma IDE que vai te fazer um bom programador, assim como nao eh o ant, maven, hibernate…

Shoes

Olha Philip, essa eu TENHO q discordar…huahauhau para os pobres disléxicos(como eu- e vc tb né?) uma IDE é uma mão na roda… o uso do Eclipse aumentou minha produtividade uns 150%, no mínimo.
Há um ganho de tempo q eu não posso ignorar… apesar de gostar de usar JCreator(na verdade de estar acostumado), só coisas simples como gerar beans e javadoc automáticos(automagicamente como falaria o Cv), o Preclipse, e o VEP, eu digo:-É JOE!(joetromundo! :shock: :lol: )

Ironlynx, a sua afirmacao nao vai contra a do shoes. Nao eh pq vc eh mais produtivo usando uma IDE (e eh obvio que todo programador eh mais produtivo usando uma IDE) nao quer dizer que vc seja um melhor ou pior programador com ou sem ela.

Pra fazer uma analogia talvez nao tao boa, pra um motorista que dirige com seguranca nao faz diferenca se ele esta dirigindo um Palio ou um Porsche, mas pra um mané como eu, um Porsche eh um convite muito maior a avancar sinais vermelhos e passar por cima de criancas saindo da escola e velhinhas em andador.

Entao, nao eh soh pq vc tem geradores de codigo, preclipse, vep, tabajara generator ou o que for, que vc nao vai ter que prestar atencao no que esta fazendo do mesmo jeito. Pense nas pobres velhinhas.

Em minha opinião utilize a IDE que vc mais se identificar, idependente de qual seja.

Separe um tempo para aprender todas suas artimanhas e detalhes, como por exemplo teclas de atalho, refactoring, geração de código automático e por ai vai. Por exemplo, no eclipse basta um ctrl + o para que seu imports sejão realizados e os imports desnecessários sejam deletados.

Ou seja, familiarize-se com sua IDE para que vc consiga tirar dela uma alta produtividade, independente de qual seja.

Por final, não se acomode… Não fique dependente de uma IDE. Esteja sempre estudando OO e as opções de tecnologias existentes por ai. Sempre se questione para saber se há alguma maneira melhor de se desenvolver algo ou de melhor algo que já foi feito, seja utilizando um novo recurso de sua IDE, ou melhorando a estrutura da aplicação, ou mudando a arquitetura do seu sistema!!! :wink:

Abraços!
Thiago

Realmente o editor drag’n’drop do netbeans é muito bom … para quem gosta desse tipo de coisa @.@

Mas o Eclipse é muito, muito melhor. Cade o Sokoban do netbeans? Han? HAN?

[modo raiva=on]
Pior é o seguinte, tentar entender qual o problema em um arquivo JSP e depois de 10 minutos procurando descobrir que foi um ArraList (sem o Y) no código que o maldito NetBeans não disse que tava errado - básico pra qualquer ide meia boca.

No Javali teve um magrão falando que o pessoal que desenvolve o NetBeans quer ajuda dos usuários para melhorar o NetBeans, então alguém que ler isso e tiver contato com eles manda um recado pra mim:

“Desenvolvedores do NetBeans, instalem nas suas maquinas o Eclipse e o IntelliJ IDEA e usem por uma semana, e COPIEM todas as vantagens que qualquer um ve nessas ferramentas”
[modo raiva=off]

Isso ae.

Eu nunca tinha visto isso. Ta parecendo que saber uma IDE é diferencial na hora de contratacao.
Ja passei por 4 delas, JDeveloper, Netbeans, Eclipse e IDEA. Todas sao boas, prefiro o Eclipse pelo modo que eu trabalho ele se adapta melhor, mas trabalho com JDeveloper atualmente e nao me sinto improdutivo com ele.

]['s

Agora a minha avaliação sobre os IDEs!

Modelo processador: Pentium III - tem a marca da IBM (Soyo)
CPU: 800Mhz (256 cache)
Placa de viedo : Onboard 1Mb (como diz a bios da placa mãe)
Som: Onboard 16bits
HD: 40GB divido em 4 partições - Total sobrando é 7GB
RAM: 256Mb SDRAM 133Mhz
SO: Kurumin 4.1 beta 2 (DEBIAN LIKE)
IDEs utilizados : NetBeans 4.1 e Eclipse 3.0 atualizado com VE

Valores em Mb.

Somente KDE 3.3: 80
   |- com NetBeans: 120 a 130
   |- com Eclipse cru: 200 + 3 swap
   |- com Eclipse + VE:  infelizmente não foi testado

Somente KDE 3.4 : 90
   |- com Netbeans : 130 a 140
   |- com Eclipse cru: 210 + 5 swap
   |- com Eclipse + VE: 222 + 70 swap

Somente fluxbox : 42
   |- com Netbeans : 100 a 110
   |- com Eclipse cru: 150 + 3 swap
   |- com Eclipse + VE: 170 + 50 swap

Em desempenho o NetBeans foi totalmente superior ao Eclipse

Em facilidade de desenvolvimento o NetBeans foi superior ao Eclipse(demorou para achar e ainda atualizar o eclipse)

Em simplicidade de código o NetBeans foi superior ao Eclipse

Espero que esta análise seja útil, e minha maquina não é uma maravilha :roll: , mas resolve bastante galhos! :lol:

Uau, que analise :?

Depois que inventaram o AspectJ pro Eclipse, só uso ele! :lol:


Regards,
Tiago Moreira Vieira
tiago@moreiravieira.com

Skype: roxcorp
MSN: r0xcorp@hotmail.com

Curriculum On-Line: http://www.moreiravieira.com

[quote=farribeiro]Em facilidade de desenvolvimento o NetBeans foi superior ao Eclipse(demorou para achar e ainda atualizar o eclipse)[/quote]Não entendi, vc quis dizer desenvolvimento ou instalação ??

[quote=farribeiro]Em simplicidade de código o NetBeans foi superior ao Eclipse[/quote]Também não entendi, vc disse para eles o que vc queria e eles fizeram o código sozinho ??

[quote=tiagomvieira]Depois que inventaram o AspectJ pro Eclipse, só uso ele! :lol:


Regards,
Tiago Moreira Vieira
tiago@moreiravieira.com

Skype: roxcorp
MSN: r0xcorp@hotmail.com

Curriculum On-Line: http://www.moreiravieira.com [/quote]

Ué, eu não sabia que o AspectJ era só pra Eclipse? Se é uma api java, naum deveria ser para qualquer plataforma que suportasse java?

Abraços!
Thiago

Realmente… não é só pro eclipse não… mas logo que saiu o plugin AJDT eu venho usando o Eclipse. É uma mão na roda. Em alguns casos, depois de um refactoring você consegue otimizar o codigo usando o AspectJ. :!: Em alguns casos.

Concordo com Shoes em partes sobre a “visão de você deve saber o que esta fazendo”, mas sobre qual IDE trabalhar naturalmente é aquela que esteja a planos sincronizados com os projetos da Empresa, eu imagino que ainda NETBEANS pode superar o Eclipse por ter certas vantagens em design para acelarar alguns aspecto de desenvolvimento desktop entretanto Eclipse é inteligente pois você personaliza a IDE de forma que lhe convier, tem mais flexibilidade para criar ambientes de desenvolvimento para alinhar com a produção, entre fornecedores de plug ins de peso Open Sourcer projetados para o Eclipse.

Marcio Duran, the Undertaker.

Até!