NetBeans x backgroud de imagem aplicação swing

7 respostas
A

Bom dia…

Estou utilizando o netbeans 6.5.1 e gostaria colocar uma imagem no backgound da tela do JFrame ou do JPanel da aplicação.

Como posso fazer isso ?

7 Respostas

M

Para isso eu sempre uso o Graphics 2D

de uma olhada em
http://java.sun.com/docs/books/tutorial/2d/index.html

mizumoto

Acredito que deva haver um jeito melhor de resolver o seu problema, mas se não aparecer ideia melhor, você pode fazer o seguinte:

Insira um jPanel no seu jframe e defina o layout desse painel como null layout para que os componentes possam ser sobrepostos dentro dele.
Insira um jLabel dentro desse painel e altere a propriedade icon para a imagem desejada.
Insira os componentes que desejar sobrepondo a imagem.

Abraço

Suellen_Susu

Mas, teria como fazer isso q vc disse, sem inserir o painel d fundo, apenas o meu jFrame, e o meu jLabel?

ViniGodoy

Fazer diretamente no JFrame não é uma opção. O JFrame também delega a pintura para seu ContentPane, que é um painel.

Uma opção é usar o JImagePanel do projeto Towel (link na minha assinatura). Ele permite a inserção da imagem no fundo e a redimensiona automaticamente (na verdade, ele dá as mesmas opções do papel de parede do Windows: centralizado, lado-a-lado ou esticar).

Suellen_Susu

[i]Ah, sim, td bem…

mas qndo me referi à questão de só utilizar o jFrame e o jLabel, me referi no sentido desse meu jLabel chamar a imagem (no caso, fixa), e esse labe, ficar do tamanho da janela e como fundo dos outros componentes q eu tiver… tem como?[/i]

ViniGodoy

Suellen_Susu:
mas qndo me referi à questão de só utilizar o jFrame e o jLabel, me referi no sentido desse meu jLabel chamar a imagem (no caso, fixa), e esse labe, ficar do tamanho da janela e como fundo dos outros componentes q eu tiver… tem como?

Não, não tem como. O JLabel não é um container. Só containeres como o JPanel podem ter outros componentes sobre eles.
Por isso mesmo que criei o JImagePanel, que hoje está no projeto towel (esse projeto é feito por mim e pelo Mark, aqui do fórum).

Melhor usa-lo. É super simples e ele já faz o redimensionamento que você está interessada.

T

Mais qual a finalidade Suellen?
Não vejo a necessidade de fazer isso…
Poderia detalhar melhor?

Criado 19 de agosto de 2009
Ultima resposta 21 de dez. de 2010
Respostas 7
Participantes 6