Netbeans x Eclipse: Vantagens e desvantagens

O motivo dessse topico, nao é gerar polemicas ou guerra de IDEs, e sim saber qual esta sendo mais usada, e quais as vantagens e desvantagens de cada uma.

minha opinião

A única vantagem que eu vejo do Netbeans sobre o eclipe é na criação de Telas em Swing (no eclipse tem o VEP, mas o netbeans é bem melhor).

De resto acredito que o eclipse seja melhor, mais rápido, leve, configurável a seu gosto, muitos plugins para aúxilio no trabalho do dia dia, mais bonito :lol: , etc etc etc

rpz… to usando o NB, so o que me tira a paciencia nele eh quando vc fecha sem querer algum source code editor, properties ou explorer. Pense numa canseira q da pra fazer tudo voltar :stuck_out_tongue:

Deviam fazer um livro; “Netbeans GUI Editor: Get Your Pane or die Trying”. Ia fazer dinheiro c certeza :P. Mas prefiro ele ao eclipse e jbuilder

concordo plenamente! eu prefiro o eclipse disparado, mas, no quesito editor visual, o NetBeans é melhor com certeza… por isso que eu uso os 2!

O eclipse é o melhor.

Mas o suporte que o netbeans da a XML é animal :slight_smile:
http://www.onjava.com/pub/a/onjava/excerpt/netbeans_2/index1.html

O eclipse é uma plataforma muito melhor para extensão. Tem bem mais plugins disponiveis.

creio que seja facil separar a sua questao:

eclipse: vantagens
netbeans: desvantagens

:slight_smile:

agora sem brincadeira, o netbeans eh bem pesado, tem aquela cara de IDE velha, cheia de botoes (VB) e nao possui essa gama violenta de plugins

netbeans tem um suporte meia boca a refatoração

Meus amigos disem que eu sou sempre o “do contra”, mas sinceramente eu prefiro o NetBeans! A versão 3.6 do NetBeans traz um sistema de organização do código em nós que é muito superior ao Eclipse e até onde eu já ouvi ele tem muito mais recursos que o Eclipse. É claro que não tem os plugins, mas se for trabalhar com Java acho bastante superior.
A sim eu tinha o Eclipse e mudei p/ o NetBeans principalmente pelo seu desempenho que é bem superior, apesar no exagerado consumo de memória.

o q eh isso? “em nós”?
por acaso eh aquele negocio de vc omitir/expandir blocos de codigo pra melhorar a navegacao? (tipo clicar em “-” ele omite o bloco -um metodo por exemplo - e clica em “+” e ele mostra…) igual no Visual Studio…
se for isso eu adoro isso! pena q o eclipse nao tem esse negocio, faz uma falta…hehehehe

eu gosto dos dois…

alguém sabe como fazer os dois trabalharem juntos num mesmo projeto? alguma dica, sei lá…

agora, se você quer um bom ide, vá em iniciar -> executar… -> notepad.exe… programador lendário não precisa de ide… hahahaha

:slight_smile:

[quote=“ManchesteR”]minha opinião

A única vantagem que eu vejo do Netbeans sobre o eclipe é na criação de Telas em Swing (no eclipse tem o VEP, mas o netbeans é bem melhor).

De resto acredito que o eclipse seja melhor, mais rápido, leve, configurável a seu gosto, muitos plugins para aúxilio no trabalho do dia dia, mais bonito :lol: , etc etc etc[/quote]

Sinceramente não acho o editor de Form seja melhor que o VE.
Acho que, na parte de GUI, a grande desvantagem do NetBeans é ter que usar arquivos de form acoplados. O JBuilder e o Eclipse fazem análise do código para gerar a jenala. Isso é uma grande desvantagem porque o NetBeans não edita janelas de outras IDEs. Na verdade, com relação à edição gráfica o melhor não é nem o NetBeans nem o Eclipse e sim o JBuilder que edita janelas dos outros dois sem problemas.
Lembrem-se: o VE ainda é muito recente, ainda nem tem componentes SWT.
Acho que muita gente não usa o Eclipse por antipatia inicial. Ter que instalar plugins e algumas coisas são um pouco diferente. É normal o NetBeans e o JBuilder serem mais atraentes para que inicia a programar. Mas acho que vale a pena procurar saber um pouco mais.

bom, eu sou iniciante no mundo java e, talvez por ser iniciante, prefiro o Netbeans. O Eclipse, como ja disseram, tem um grande numero de plug-ins, mas que ainda nao sei usar. Só respondi aqui porque realmente achei o Netbeans melhor, pelo menos por enquanto estou aprendendo… Como este tópico está em JAVA BÁSICO…

Com certeza nao e uma questao simples de responder, o netbeans e muito pesado, uso o 5.5 porque o 6 é inviavel por conta da memoria que ele usa e da lentidao do computador, quando trabalho em projetos usa as vezes ate 5 janelas ao mesmo tempo, com netbeans 6 isso seria impossivel, pois so ele ocupa muita memoria, ja o eclipse, e uma ide muito boa, o pessoal da politec usa ela, e dizem que é a melhor, ja eu nao a uso porque o netbeans tem muito mais recursos, enfim, qual a melhor ide? depende da sua necessidade, do tamanho do seu projeto e do desenpenho requerido nas suas tarefas. :!:

Nao acho que essa discussao importe muito - a escolha entre ruim e pessimo nao me interessa muito. IntelliJ, alguem? :wink:

Eu particularmente tenho os dois. Acabo alternando entre eles dependendo do que que eu vou fazer. Exemplo: prefiro Netbeans se eu tiver que usar JPA e EJB3. Com relação a JSF, pensei que o melhor era Netbeans, mas de fato prefiro Eclipse pois o editor visual deste respeita o uso de tags padrão.

E ainda o Eclipse tem a vantagem de que as atualizações para o servidor são feitas automaticamente. E tem a desvantagem (sim! desvantagem!) do excesso de plugins, cuja instalação só é possível se copiar arquivos para a pasta plugins, e que depois, se houver arrependimentos, tem que sentar e chorar.

Bom… pela otica de quem esta aprendendo o netBeans me parece bem mais didático… e tem uma interface ais amigavel… mas o que eu ja ouvi algumas vezes é que as duas ide’s são praticamente iguais e que com o eclipse se obtem resultados iguais , de uma forma levemente mais complicada…

Tem certeza que é asim mesmo? Remover plugin é tão impossível assim?

Acho que poucos utilizam IntelliJ por ser pago. Já baixei a versão free que expira em 30 dias e achei bem lega trabalhar com ele. Não pude ir muito a fundo porque tive pouco tempo pra testar. Gostei do suporte para web dele. Tem recursos legais, mas o acho que o editor do eclipse é melhor. Quando eu tirar férias vou instalar em casa a versão free pra testar melhor.

O eclipse, quando fica aberto por muito tempo acaba consumindo muita memória. Muitas vezes preciso reiniciar o eclipse pra baixar o consumo.

Também acho o suporte para WEB do eclipse um pouco fraco.

Quando eu comecei a usar Java, eu ja usava o NetBeans na faul e depois eu tentei Eclipse e JDeveloper no trampo…

Eu achei o JDeveloper MTO pesado e nao consegui sequer criar um form nele…

O Eclipse tem o fatos dos plugins que na MINHA opinião é um pró e um contra ao mesmo tempo…
Eu procurei na net varias coisas sobre eclipse, cada um falava pra instalar uma coisa, alguns falavam a mesma coisa… resumindo, foi mo trampo pra conseguir fazer um formzinho…

E por final o Netbeans foi o mais facil de todos possibilitando gerar uma aplicaçãozinha básica no mesmo tempo q eu estaria ainda baixando o JDeveloper ou configurando o Eclipse…

O Netbeans é realmente um pouco mais pesado que o Eclipse, mas ele é mto configurável… O meu aki por exemplo como estou trabalhando somente com Aplicações Desktop eu desabilitei tudo q nao tinha a ver e ele é bem rápido… não tenho problemas…

Eu fico com Netbeans até q um dia eu tente usar o Eclipse denovo e consiga…