Netbeans x firebird - Não consigo ver as colunas das tabelas na guia "Services | Databases"

Gente,

Não estou conseguindo conectar um bd firebird pelo netbeans. Registro o driver JDBC e conecto o banco. Quando eu clico duas vezes na tabela do banco pra ver os campos a seguinte mensagem aparece:

e quando eu desconecto o bando de dados aparece este erro:

Pra ter certeza de que não era um problema do proprio BD que eu já tenho em uso numa aplicação Delphi, criei um banco de dados teste na unha, via ISQL ( a ferramenta de linha de comando do Firebird). Nele criei uma tabelinha pra lá de simples. Não blob, nem triggers, nem Stored Procedures. Basiquinha mesmo. Aqui vao os comandos que digitei pra fazer isso:

CREATE DATABASE 'C:\TESTDB.FDB' USER 'SYSDBA' PASSWORD 'masterkey';

create table tableTEST (id integer NOT NULL PRIMARY KEY, name varchar(50));

Em todos os casos, quando ativo o driver jdbc do firebird no nb 6.1 e tento conectar o bd, ele até conecta. O problema acontece quando se tenta visualizar, lá na guia SERVICE mesmo, os campos dela.

O gozado é que, se conecto uma tabela já populada, eu CONSIGO DAR COMANDOS NELA (tipo, select e delete) la no NB mesmo, mas NÃO CONSIGO, ainda assim, ver sua estrutura e me retorno esse erro. Com isso, quando tento usar a JPA, ele nao acha os campos. Não dá erro, simplesmente me ignora. Que lástima.

Ah, informações extra:

  1. já tentei com dois drivers JDBC diferentes do FB (um deles o jaybird) e nada.

  2. Isso ocorre no NB 6.1 do windows XP e do linux (testei no Ubuntu 8.04).

Vou postar essa dúvida tambem em outros foruns. Quando ( e se ) eu tiver uma resposta, posto aqui.

Abraço a todos e agradeço antecipadamente qualquer ajuda
Bonissauro