Netbeans x jar

18 respostas
JPinhead

e ai galera!
Tô tendo problemas com os projetos que estou fazendo no netbeans 4, é o seguinte…
Ao fazer um projeto que utilize jar’s externos ( tipo lookandfell, jasper,conexão com banco de dados), o jar criado pelo netbeans não funciona corretamente… não conecta com o banco, ou não mostra o novo look and feell… “não vê” ou “não leva junto as bibliotecas”.

Gostaria de saber como é o procedimento para criar um jar pelo NETBEANS que “leve junto” as bibliotecas as quais o meu projeto necessita…

Como seria a distribuição de um projeto criado pela IDE…???
(não estou falando de criar o jar manualmente com manifest e etc…)

Alguém aí que trabalhe com o NETBeans poderia me ajudar???

18 Respostas

JPinhead

:shock: ??? ninguém ??? :shock:

:cry:

“GUJ - O Maior fórum Java do Brasil”… let’s go! :wink:

C

brother
eu uso o eclipse e tinha(ainda tenho) a mesma dúvida.
provisoriamente eu joguei todo o conteúdo dentro do projeto e gero tudo no mesmo jar.
Sei que não é o correto mas enquanto isso …
tb vou aguardar a luz de alguem.

D
  • Botão direito em cima do nome do projeto na Janela Projects -> Properties.
    Escolha Build -> Compiling Sources.
    Aqui você adiciona as dependências do seu projeto, indicando .jars ou até outros projetos.
    Use o botão “Add JAR/Folder…”, e adicione cada jar necessário para compilação, um por um.

Na mesma tela em Run -> Running Project. Indique qual é a “Main Class”.
E podes adicionar arquivos jars necessários para run time, um a um também.

Faça um Clean and Build para confirmar as mudanças.

Desta forma, você vai poder rodar sua aplicação pelo NetBeans.
Você verá no subdiretório dist o .jar dela. Mas as dependências só foram adicionadas ao classpath, elas só são copiadas quando você fizer projeto Web.
Para executar a aplicação externamente, precisas incluir as dependências no Classpath também.

JPinhead

então quando eu distribuir minha aplicação tenho que setar o classpath na máquina do cliente… é isso??
um tanto quanto inviável…acho… qual é a forma prática de fazer isso?

D

JPinhead:
então quando eu distribuir minha aplicação tenho que setar o classpath na máquina do cliente… é isso??
um tanto quanto inviável…acho… qual é a forma prática de fazer isso?

Você pode indicar o CLASSPATH na hora de rodar a aplicação (arquivos em lote ou shell script; ou criar uma JVM através de JNI, por um executável nativo).
Ou indicar no MANIFEST do jar da sua aplicação.

JPinhead

Mas criando o jar pela IDE eu não tenho acesso ao MANIFEST… e era isso que eu queria, setar o classpath no proprio manifest…

então acho que tenho que fazer isso com um arquivo de lote…

qual é a melhor forma?

mister_m

A melhor forma de ter um processo de compilação customizável de um projeto em qualquer IDE sempre é fazer tudo com o Ant. Escreva seu próprio build.xml. O NB suporta isso muito bem, por sinal.

D

JPinhead:

Mas criando o jar pela IDE eu não tenho acesso ao MANIFEST… e era isso que eu queria, setar o classpath no proprio manifest…

No NetBeans 3.6 isso era de fácil configuração direto nos “jar recipes”.
No NetBeans 4.0+ o enfoque é pelas tarefas do ant.

Assumindo que você tá usando projetos padrão (ao contrário daqueles form-free):

• Se você criou uma “Java Application” ele vai criar um arquivo manifest.mf no diretório do projeto (Olhe na janela Files). Você pode adicionar atributos lá (não precisa indicar Main-Class).
  • Se você começou com um projeto de biblioteca normal, você ainda pode abrir o arquivo nbproject/project.properties, editar ou acrescentar a propriedade manifest.file e indicar o arquivo manifest. Você deve indicar o nome relativo ao arquivo build.xml.
    Exemplo:
manifest.file=manifest.mf

Lembre de deixar um linha em branco no final do manifest (manifest.mf neste exemplo), como é costume.

E

Olá;

Estou com o mesmo problema do colega não consigo fazer o projeto X enchergar os pacotes do projeto Y durante a execução fora do netBeans. Observei que no projeto X em project.properties já existe a propriedade manisfest.file = manifest.mf e mesmo assim continua não funcionando. Alguma dica ?

Valeu.

JPinhead

Como Dharis disse, edite o arquivo manifest.mf gerado pelo netbeans… e indique os seus “Jar” adicionais lá…

No meu caso resolveu o problema…

Obrigado pessoal… :wink:

E

Olá;

OK. Mas qual manifest o que está junto ao projeto ou o que está junto com o .JAR gerado.

E como você colocou os arquivos precisou indica a pasta que eles estão ?

Valeu.

D

Fora do NetBeans você tem que adicionar os arquivos .jar dos projetos de que se depende no CLASSPATH.
Uma alternativa citada é adicionar para o “Projeto X”, no manifest do seu arquivo jar atributo “Class-Path”.
Exemplo:

Class-Path: ProjetoY.jar ProjetoZ.jar lib/projetoGama.jar

Repare que o ultimo jar está em um subdiretório lib, para efeito de demonstração.

E

Olá;

O problema é que o manifest, é gerado pelo netbeans e eu descompactei o .JAR fiz a mudança e não funcionou. Não tem como indicar dentro de algum arquivo de propriedades ?

Valeu.

D

Foi o que disse anteriormente.
Na janela Files, abra e edite o arquivo manifest.mf que o Netbeans gera.

E

OK. Funcionou eu é quem estava dando mole.

Valeu irmão.

E

Ok. Funcionou eu que vacilei.

Valeu.

JPinhead

cara… abra o manifest.mf que está na pasta do seu projeto no netbeans ou em qualquer lugar até no notepad pode ser… e acrescente a linha

Class-Path: SeuJarAdicional.jar

depois de um clean & build no seu projeto…
seu jar está pronto na pasta dist… é so distribuir ele junto com o
SeuJarAdicional.jar

pra min resolveu…

qualquer coisa tamo aí!!

E

OK. Valeu pela dica agora funcionou

Valeu.

Criado 4 de abril de 2005
Ultima resposta 8 de abr. de 2005
Respostas 18
Participantes 5