NetBenas ainda é bom?

Esse IDE esta em decadência?

Está, mas enquanto ela for mantida eu continuarei a usar. É mantida pela comunidade desde que a Oracle doou para a Apache. Nunca gostei do Eclipse e o IntelliJ eu acho muito burocrático (assim como o Eclipse). Na indústria o padrão é Eclipse e IntelliJ. O que me mantem no NetBeans é facilidade de usar e o editor de interface gráfica em Swing, que apesar de ser um framework defasado, eu ainda uso. Por quê? Porque eu quero e não tenho patrão que me obriga a usar otura ferramenta, então posso me dar o luxo de fazer o que quero. Para quase todas as outras coisas eu tenho usado o Visual Studio Code. O suporte para Java no VSCode é ruim, mas da para quebrar um galho para coisas simples.

2 curtidas

Um colega que trabalha com Java fala que O NetBeans é uma porcaria e o melhor é o IntelliJ.

Não discuto religião :smiley:

2 curtidas

Eu sugiro testar ambos e vc mesmo tirar suas próprias conclusões.

Conheço gente que gosta de Eclipse e acha o resto lixo, assim como conheço gente que prefere Netbeans e acha o resto lixo, e gente que gosta do IntelliJ e acha o resto lixo.

E conheço gente que gosta de 2 deles e acha o outro pior, assim como gente que odeia os 3 e prefere o VS Code, e gente que detesta todos mas só usa porque o time obriga… enfim, acho que já vi todas as combinações possíveis.

Então em vez de se basear na opinião dos outros, faça um teste com todos e veja com qual vc se adapta melhor.

E não esqueça de refazer esse teste de tempos em tempos, pois versões novas surgem, algumas coisas que vc não gostava podem ter melhorado (ou coisas que vc gostava pioraram), etc. Uma das piores coisas que existem na nossa área é fanboy de linguagem/SO/browser/IDE/framework. Isso tudo são ferramentas, vc usa enquanto ela for boa pra vc. Quando não for mais, ou quando surgir outra que te atende melhor, mude sem dó (mas não antes de avaliar bem tecnicamente, claro, também não é pra sair mudando cegamente pra tudo que é novo só porque “velho é ruim”).

Já usei muito Eclipse desde as primeiras versões, depois mudei pro Netbeans porque para o tipo de projeto que eu mexia na época, alguns detalhes específicos dele estavam melhores que no Eclipse. IntelliJ eu mexi há muito tempo e na época não vi grandes vantagens em mudar (era mais ou menos similar, sem nenhuma grande vantagem que justificasse a mudança). Mas em breve, quando sobrar um tempinho, vou testar de novo.

Por fim, eu diria que todas possuem vantagens e desvantagens, coisas que fazem um pouquinho melhor que as outras, e outras coisas que tanto faz pois são todas parecidas. Acho que a escolha cai mais em gosto pessoal e/ou características específicas do tipo de projeto que vc está fazendo. Não acho nenhuma delas uma porcaria.

2 curtidas

Testei o IntelliJ e prefiro mil vezes O NetBeans. Já Eclipse, VScode e Android Studio aprendi mexer neles no meu curso técnico e logo que sai dele não vi muita utilidade nos mesmos.

Um ponto positivo pro NetBeans.

1 curtida

Isso vai do “gosto” de cada um, Eu prefiro e uso o NetBeans

2 curtidas