NetBook meu serve pra aprender

11 respostas
riczanin

Olá pessoal possuo um NetBook Acer aspire one com 1mb de memoria e hd de 160Gb, monitor 10,1, windows xp sp3 chip intel atom, e estou precisando aprender Java, conheço outras liguagens mas agora me vejo na necessidade de aprender Java e gostaria de saber se essa maquina minha aguenta instalar o que é necesssario para aprender ao menos para eu usar as apostilas iniciais e brincar um pouco, e o que devo baixar pois baixei uma apostila da caelum a FJ-11(Java e orientação a objetos) e parece boa, mas lá tem os sites de onde baixar o jdk mas abre uma série de versões e tambem nao sei qual eclipse baixo ou se tem algo menos pesado pra minha maquina pra começar, por favor quem puder ajudar e passar os links certos do que devo baixar pra começar agradeço. :smiley:

11 Respostas

drsmachado

Rodar, roda…
Mas é um trabalho braçal.
Quanto ao JDK, na seção de downloads da Oracle, procure pelo mais atual.

riczanin

drsmachado:
Rodar, roda…
Mas é um trabalho braçal.
Quanto ao JDK, na seção de downloads da Oracle, procure pelo mais atual.

eu preciso do eclipse tambem ou só o o JDK do site da oracle?, grato.

Kanin_Dragon

Com essas configurações já da para brincar.

d34d_d3v1l

eu já gosto mais do netbeans porém ele é mais pesadinho … O jeito é trabalhar com o eclipse, apesar deu achar que o netbeans também irá rodar na sua máquina…

abraços

leonardobhbr

Se for aplicação desktop da bem, agora se for web vc vai passar um pouco de raiva ainda mais se tiver que usar um servidor tipo jboss As. ai nao tem jeito

pinto

Eu sei que todos aqui e em outros foruns ajudam com as melhores intenções, mas em casos como este tá na cara que o cara precisa de mais detalhes.
Não adianta falar pra baixar a versão mais recente, ele tem que saber se precisa da EE ou SE ou sei lá o que mais, preparar o ambiente, saber o que, como e em que ordem tem que instalar, etc.
Não me entendam mal, é óbvio que aqui é o lugar pra se aprender, mas eu mesmo sempre me deparo com este problema quando preciso aprender algo na rede. Tem muitas dicas do tipo “é fácil, vai ali e baixa e instala!”. Mas quando se está começando, a gente se sente muito mais seguro se o manual começa ensinando a ligar o computador.
Não tenho acesso aqui, mas se alguem puder indica pro cara ae algum link do GUJ mesmo ou um daqueles tutoriais passo a passo que tem por aí.
Valeu.

juliofsn

Quando eu tava na faculdade fazia meus trabalhos em Java, usando Swing no Eclipse com um Semprom 1600+ e 256MB de RAM.

@pinto, ele falou que está começando, então supus que ele só precisa do básico.

link pra JDK: https://cds.sun.com/is-bin/INTERSHOP.enfinity/WFS/CDS-CDS_Developer-Site/en_US/-/USD/ViewProductDetail-Start?ProductRef=jdk-6u23-oth-JPR@CDS-CDS_Developer

link pra o eclipse: http://www.eclipse.org/downloads/packages/eclipse-ide-java-developers/heliossr1

OBS.: Como você tá no Windows é bom explicar que o eclipse não tem instalador, é só descompactar e usar.

riczanin

[size=18][color=green]Pessoal Obrigado por todas as respostas, valeu mesmo estou pegando ja o eclipse e o JDK, realmente como o colega aqui se referiu eu nao sei nada ainda de java sou completamente leigo, muitas coisas aqui pra mim ainda é grego, o que eu quero só a principio é instalar isso e tentar aprender na minha maquininha pra ver se consigo uma recolocação profissional pois em todo lugar que vou pedem isso e nao sei, vou tentar, então acho que minha maquina da por enquanto pois quero só fazer os exercicios, nao vou desenvolver nada nela preciso só de aprender e qualquer duvida perguntarei aqui, vi que o pessoal é bem solicito e achei isso muito legal, abraço a todos. [/color][/size] :stuck_out_tongue:

pinto:
Eu sei que todos aqui e em outros foruns ajudam com as melhores intenções, mas em casos como este tá na cara que o cara precisa de mais detalhes.
Não adianta falar pra baixar a versão mais recente, ele tem que saber se precisa da EE ou SE ou sei lá o que mais, preparar o ambiente, saber o que, como e em que ordem tem que instalar, etc.
Não me entendam mal, é óbvio que aqui é o lugar pra se aprender, mas eu mesmo sempre me deparo com este problema quando preciso aprender algo na rede. Tem muitas dicas do tipo “é fácil, vai ali e baixa e instala!”. Mas quando se está começando, a gente se sente muito mais seguro se o manual começa ensinando a ligar o computador.
Não tenho acesso aqui, mas se alguem puder indica pro cara ae algum link do GUJ mesmo ou um daqueles tutoriais passo a passo que tem por aí.
Valeu.

pedroroxd

1mb? O_o

fredferrao

ok, parece que ja esta conseguindo, mas seguindo a dica do @pinto.

Baixa a ultima versao do JDK em java.oracle.com, la vc vai ver o Top Downloads, clica em Java SE, e depois baixa o JDK Java SE 6 Update 23.

Pronto voce ja pode aprender java, com o JDK + o Notepad ja é possivel criar aplicaçoes java.

Massss, ok, o notepad é um saco, então baixa o eclipse, creio que deve rodar tranquilo no teu Net para Java SE apenas, baixa o Eclipse for Java Developers em: http://www.eclipse.org/downloads/
Me parece o mais leve.

O ideal seria uma IDE mais leve que fizesse apenas o basico de compilar/rodar teu projeto e algum alto complete, antigamente tinha o GEL que era bem leve, mas acho que foi descontinuado, hoje em dia nem sei o que temos de alternativas as GORDAS IDEs

itamarsb

riczanin, segue algumas dicas do próprio fórum. :stuck_out_tongue:

Vale a pena dar uma olhada por tudo antes de começar, sendo que aqui eu reuni apenas alguns tópicos, mas bem sortidos: :slight_smile:

Instalando e configurando o JDK no Windows: http://www.guj.com.br/articles/12

Acredito que com isto já dá pra ter uma base. E quando chegar no ponto em que vc precisar de dicas mais certeiras e problemas mais específicos, basta postar a dúvida que te ajudaremos.

Criado 3 de fevereiro de 2011
Ultima resposta 7 de fev. de 2011
Respostas 11
Participantes 10