NetBook vale a pena?

Pessoal, tá uma febre aqui no meu trabalho de NetBook e tals, se fosse para eu ter um seria para instalar um linux e estudar, agora n sei se ele aguenta um eclipse, tomcat e mySql rodando tudo ao mesmo tempo, ou naum?
pergunta, vale a pena ter um?

Flw

Se for para isso a resposta ainda é “não”. Espere um processador mais rápido que o Intel Atom ou o VIA.

Olá amigo, possuo um EEEPC 900 da Asus, vou listar abaixo alguns softwares que estão instalados nele:

Sistema Operacional: Ubuntu Linux 9.04
IDE: Eclipse WTP, Eclipse + Flex Builder, Netbeans
SGBDs: Oracle Express, Mysql Server 5.1
Servidores: Apache Web Server, Apache Tomcat

Entre outros.

Posso lhe afirmar que todos os que estão listados (com exceção das IDEs, que geralmente utilizo uma por vez) rodam ao mesmo tempo, meu Netbook possui 2GB de RAM, isso ajudou muito, mas levando em consideração o fraco processador Celeron 900, o desempenho dele é até razoável, como passo muito tempo em transito, o meu TCC está sendo quase que inteiramente desenvolvido no Netbook.

Bom em suma, essa é a minha experiência, se precisar de mais informações entre em contato.

Eu não aguentaria uma tela de menos de 14 polegadas

:slight_smile:

[quote=cabelograff]Pessoal, tá uma febre aqui no meu trabalho de NetBook e tals, se fosse para eu ter um seria para instalar um linux e estudar, agora n sei se ele aguenta um eclipse, tomcat e mySql rodando tudo ao mesmo tempo, ou naum?
pergunta, vale a pena ter um?

Flw
[/quote]

Aqueles mini-computadores com capacidade de processamento e armazenamento reduzidos são chamados netbooks porque são feitos pra nevagar na internet. Por isso o net em netbook!

Pra mim, que prefiro programar entre quatro paredes no conforto da minha cadeira não serve como maquina de desenvolvimento. Se você precisa estudar em trânsito pode ser uma boa porque pelo aspecto da mobilidade realmente eles são muito pequenos e leves e consequentemente portáteis, apenas sugeriria usar emacs ou vi, que são editores muito, mas muito mais leve que o eclipse.

[quote=jctosta]Olá amigo, possuo um EEEPC 900 da Asus, vou listar abaixo alguns softwares que estão instalados nele:

Sistema Operacional: Ubuntu Linux 9.04
IDE: Eclipse WTP, Eclipse + Flex Builder, Netbeans
SGBDs: Oracle Express, Mysql Server 5.1
Servidores: Apache Web Server, Apache Tomcat

Entre outros.

Posso lhe afirmar que todos os que estão listados (com exceção das IDEs, que geralmente utilizo uma por vez) rodam ao mesmo tempo, meu Netbook possui 2GB de RAM, isso ajudou muito, mas levando em consideração o fraco processador Celeron 900, o desempenho dele é até razoável, como passo muito tempo em transito, o meu TCC está sendo quase que inteiramente desenvolvido no Netbook.

Bom em suma, essa é a minha experiência, se precisar de mais informações entre em contato.

[/quote]

Oq eu estou vendo aqui é igual ao seu só q com o processador atom, n sei qual é o melhor (ou menos pior) atom ou celeron

O Atom é melhor, se puder pegar um com Atom, pegue.

A principal diferença é com relação ao suporte da própria Intel, os processadores Celeron ULV foram descontinuados, já os Atom estão a todo vapor e cada vez mais distribuições Linux são lançadas especificamente para ele, um exemplo é o Moblin, que dizem estar muito bom.

Um modelo em especial que recomendo é o EEEPC 1000HE, ele é importado, mas as vantagens compensam isso, a bateria dura de 8 a 9 horas (comprovado, um amigo meu tem esse modelo) e o processador é o Atom N280, a versão melhorada dos Atoms que estão no mercado brasileiro, o preço deste netbook no mercado americano está por volta dos 365 doláres, se você conseguir alguem que importe para você, essa fica sendo a recomendação que tenho para você.
Se não houver a possibilidade de trabalhar com importação, prefira o Positivo Mobo White 1050, ele ninguém menos do que o famoso MSI Wind, que a Positivo está revendendo aqui no Brasil, procure por Reviews do Wind e você verá que não vai se arrepender da compra, e o teclado ABNT2 faz uma grande diferença nele.

Essas são as minhas recomendações, espero ter ajudado!!!

[quote=jctosta]O Atom é melhor, se puder pegar um com Atom, pegue.

A principal diferença é com relação ao suporte da própria Intel, os processadores Celeron ULV foram descontinuados, já os Atom estão a todo vapor e cada vez mais distribuições Linux são lançadas especificamente para ele, um exemplo é o Moblin, que dizem estar muito bom.

Um modelo em especial que recomendo é o EEEPC 1000HE, ele é importado, mas as vantagens compensam isso, a bateria dura de 8 a 9 horas (comprovado, um amigo meu tem esse modelo) e o processador é o Atom N280, a versão melhorada dos Atoms que estão no mercado brasileiro, o preço deste netbook no mercado americano está por volta dos 365 doláres, se você conseguir alguem que importe para você, essa fica sendo a recomendação que tenho para você.
Se não houver a possibilidade de trabalhar com importação, prefira o Positivo Mobo White 1050, ele ninguém menos do que o famoso MSI Wind, que a Positivo está revendendo aqui no Brasil, procure por Reviews do Wind e você verá que não vai se arrepender da compra, e o teclado ABNT2 faz uma grande diferença nele.

Essas são as minhas recomendações, espero ter ajudado!!!

[/quote]

Valeu pela ajuda, mas eu fico sempre com os dois pés atrás quando se trata de computadores da positivo, aqui em Curitiba só conheço gente reclamando, q n dão suporte direito, que as máquinas são um lixo e tals… mas eu vou dar uma olhada nesse da positivo que vc sugeriu, estou pensando em colocar o ubuntu nele

Como eu disse, apesar de estar com a marca, a Positivo apenas comprou os direitos de distribuir o Wind no Brasil, a LG também fez a mesma coisa e está vendendo o Wind com o nome de LG X110, o preço dele é 200 reais mais caro do que o Positivo apenas pelo fato de ser LG, portanto acho que você deveria pensar no Positivo como uma ótima opção de compra.

Vlw!!!

A propósito, o Ubuntu roda que é uma beleza nele e já conseguiram rodar até o Mac OS X.

Blz, outra pergunta, como faz para instalar o SO já que os netbooks n tem drive de CD??? :shock:

Se for o Ubuntu, você instala pelo Pendrive, a partir da versão 8.10, a Canonical adicionou um instalador para drivers USB embutido no próprio Ubuntu, para o Windows você vai precisar de um pouco mais de trabalho, mas a net está cheia de tutoriais, um bom lugar pra começar é o wiki do EeeUser: http://wiki.eeeuser.com.

Blz, outra pergunta, como faz para instalar o SO já que os netbooks n tem drive de CD??? :shock:[/quote]

a) Arranje um drive de DVD USB e veja se você pode reconfigurar a BIOS para que ele possa dar boot a partir desse drive. Acho que isso é o mais seguro. Eu mesmo tenho um adaptador

b) Veja se você consegue fazer o mesmo com um pen-drive. Não sei exatamente quais são os segredos para fazer um pen drive bootável.

[quote=thingol]
b) Veja se você consegue fazer o mesmo com um pen-drive. Não sei exatamente quais são os segredos para fazer um pen drive bootável. [/quote]
Não há. Tem trocentos tutoriais sobre isso por aí.
Eu tenho um pendrive com umas 5 distros bootáveis.

Edit: http://www.pendrivelinux.com

Blz, outra pergunta, como faz para instalar o SO já que os netbooks n tem drive de CD??? :shock:[/quote]

a) Arranje um drive de DVD USB e veja se você pode reconfigurar a BIOS para que ele possa dar boot a partir desse drive. Acho que isso é o mais seguro. Eu mesmo tenho um adaptador

b) Veja se você consegue fazer o mesmo com um pen-drive. Não sei exatamente quais são os segredos para fazer um pen drive bootável. [/quote]

Como eu disse no post anterior, a ferramenta integrada do Ubuntu instala o S.O. no Pendrive e o transforma em bootável, sem complicações para o usuário.
Se quiser fazer este processo pelo Windows, utilize o Unetbootin, faz a mesma coisa que a ferramenta do Ubuntu.

[quote=Felagund]Eu não aguentaria uma tela de menos de 14 polegadas

:)[/quote]

Eu também, horriveis são muito pequenos pra trabalhar, prefiro gastar meu dinheiro em um E71 ou um BlackBerry que já atende a minha necessidade.

"

Eu ia comprar um desses pra esposa mas desanimei. Achei muito fraco.
Por uma diferença pequena compra-se um notebook de verdade.
Pra programador é um tiro no pé.

Inté.

Prefiro comprar um cce core 2 duo por 1300 reais … do que comprar uma netbook por 1000.

[quote=lucas_sa]Prefiro comprar um cce core 2 duo por 1300 reais … do que comprar uma netbook por 1000.
[/quote]

1000 eu tb acho muito caro, mas eu vi netbook por R$800,00 aqui em curitiba. Até q é um preço razoável pelo brinquedinho!!!