Nf-e Informações sobre produto

Galera,estou começando a desenvolver um sistema de nf-e,peguei alguns exemplos de programas para poder me basear e vi que existem cadastro de produtos com várias informações sobre impostos,tributações,etc ja tem outros que só tem o ncm e cfop, li o manual da receita e tem uma monstruosidade de campos para colocar mas as aplicações não estão usando esses campos,alguem pode me dizer quais são os campos que realmente não podem faltar no cadastro de produtos em um sistema nfe?

depende do cst/cson do produto

alguns exigem alicota de icms, outros mva, outros ipi e assim por diante. Existe um emissor gratuito da SEFAZ/SP, talvez por ele seja mais fácil vc isolar esses campos

Mas queria saber se tem algum padrão,os campos que não podem faltar no cadastro de produtos

vou repetir:

Depende do cst/cson do produto

No caso daquela demonstração de emissão da nfe,eu posso usar as mesmas informações para gerar a minha nota ou aquele programa é só para as empresas terem ideia de como funciona a nf-e?

com a versao de testes vc pode enviar uma nota fiscal completa em ambiente de homologacao