NF-e no Paraná parou!

6 respostas
D

No dia 26/11/2010 os certificados do Paraná foram atualizados:

A SEFA/PR informa que na data de hoje foi realizada uma atualização dos certificados digitais dos servidores dos ambientes de produção e homologação do ambiente NF-e devido à expiração de certificado.

Os links para o novo certificado digital, bem como as orientações de atualização, estão disponíveis no Portal estadual NF-e na área relativa a certificação digital.

Vale ressaltar que para os contribuintes cujo sistema está configurado para obter os certificados/cadeias já no momento da conexão, essa troca de certificado será transparente e não necessitará de nenhum procedimento de atualização.

A cadeia de certificados também está disponível no Portal do ITI: http://www.iti.gov.br/twiki/bin/view/Certificacao/EstruturaIcp.

Devido a essa atualização emergencial, o ambiente SCAN será ativado.

Assinado por: Secretaria da Fazenda do Paraná

E desde então não consigo conexão com esta SEFAZ/PR. Tentei atualizar minha cadeia de certificados, utilizando o famoso InstallCert.java que pode ser encontrado aqui mesmo no GUJ, mas diz que o certificado do Paraná tem problemas… também tentei importar diretamente pelo certificado homologacao_nfe_fazenda_pr_gov_br.cer que eles disponibilizam, mas ainda assim não funciona.

keytool -import -alias nfehomologado -keystore jssecacerts -file homologacao_nfe_fazenda_pr_gov_br.cer

Tem mais alguém com problemas para atualizar os certificados do Paraná?

A falha retornada é a seguinte:

javax.net.ssl.SSLHandshakeException: java.security.cert.CertificateException: No name matching homologacao.nfe.fazenda.pr.gov.br found
	at com.sun.net.ssl.internal.ssl.Alerts.getSSLException(Alerts.java:174)
	at com.sun.net.ssl.internal.ssl.SSLSocketImpl.fatal(SSLSocketImpl.java:1611)
	at com.sun.net.ssl.internal.ssl.Handshaker.fatalSE(Handshaker.java:187)
	at com.sun.net.ssl.internal.ssl.Handshaker.fatalSE(Handshaker.java:181)
	at com.sun.net.ssl.internal.ssl.ClientHandshaker.serverCertificate(ClientHandshaker.java:1035)
	at com.sun.net.ssl.internal.ssl.ClientHandshaker.processMessage(ClientHandshaker.java:124)
	at com.sun.net.ssl.internal.ssl.Handshaker.processLoop(Handshaker.java:516)
	at com.sun.net.ssl.internal.ssl.Handshaker.process_record(Handshaker.java:454)
	at com.sun.net.ssl.internal.ssl.SSLSocketImpl.readRecord(SSLSocketImpl.java:884)
	at com.sun.net.ssl.internal.ssl.SSLSocketImpl.performInitialHandshake(SSLSocketImpl.java:1112)
	at com.sun.net.ssl.internal.ssl.SSLSocketImpl.startHandshake(SSLSocketImpl.java:1139)
	at com.sun.net.ssl.internal.ssl.SSLSocketImpl.startHandshake(SSLSocketImpl.java:1123)
	at sun.net.www.protocol.https.HttpsClient.afterConnect(HttpsClient.java:434)
	at sun.net.www.protocol.https.AbstractDelegateHttpsURLConnection.connect(AbstractDelegateHttpsURLConnection.java:166)
	at sun.net.www.protocol.http.HttpURLConnection.getOutputStream(HttpURLConnection.java:904)
	at sun.net.www.protocol.https.HttpsURLConnectionImpl.getOutputStream(HttpsURLConnectionImpl.java:230)
	...
Caused by: java.security.cert.CertificateException: No name matching homologacao.nfe.fazenda.pr.gov.br found
	at sun.security.util.HostnameChecker.matchDNS(HostnameChecker.java:210)
	at sun.security.util.HostnameChecker.match(HostnameChecker.java:77)
	at com.sun.net.ssl.internal.ssl.X509TrustManagerImpl.checkIdentity(X509TrustManagerImpl.java:264)
	at com.sun.net.ssl.internal.ssl.X509TrustManagerImpl.checkServerTrusted(X509TrustManagerImpl.java:250)
	at com.sun.net.ssl.internal.ssl.ClientHandshaker.serverCertificate(ClientHandshaker.java:1014)
        ...

A título de informação, pelo InstallCert, com o comando:

java InstallCert homologacao.nfe.fazenda.pr.gov.br

Tenho a seguinte saída antes de adicionar o certificado:

Loading KeyStore jssecacerts...
Opening connection to homologacao.nfe.fazenda.pr.gov.br:443...
Starting SSL handshake...

javax.net.ssl.SSLHandshakeException: Received fatal alert: bad_certificate
	at com.sun.net.ssl.internal.ssl.Alerts.getSSLException(Alerts.java:174)
	at com.sun.net.ssl.internal.ssl.Alerts.getSSLException(Alerts.java:136)
	at com.sun.net.ssl.internal.ssl.SSLSocketImpl.recvAlert(SSLSocketImpl.java:1682)
	at com.sun.net.ssl.internal.ssl.SSLSocketImpl.readRecord(SSLSocketImpl.java:932)
	at com.sun.net.ssl.internal.ssl.SSLSocketImpl.performInitialHandshake(SSLSocketImpl.java:1112)
	at com.sun.net.ssl.internal.ssl.SSLSocketImpl.startHandshake(SSLSocketImpl.java:1139)
	at com.sun.net.ssl.internal.ssl.SSLSocketImpl.startHandshake(SSLSocketImpl.java:1123)
	at InstallCert.main(InstallCert.java:87)

6 Respostas

D

Dando mais uma olhada tem um pequeno detalhe que me intrigou!

A saída completa do popular InstallCert é a seguinte:

Observe o trecho:

Há um espaço no nome, que, inclusive está quotado (entre aspas). Será que isto está correto? Não tem influência? Já que a falha retornada ao tentar conectar-se é:

Ponto de interrogação.

J

Alguma evolução?

Roger75

Pelo jeito é erro da Secretaria, muito provavelmente puseram a versão de homologação ao invés da de produção.

D

Sem novidades por enquanto.

O mais estranho de tudo é que na produção está funcionando!

Cara, isso só me deixa mais certo que há um problema com este certificado da SEFAZ/PR.

saco!

Andre_Brito

Déiz prego,

Você recebeu algum e-mail ou alguma notificação? Não recebi nada (nem meus colegas de trabalho) e eles mudam assim, do nada… Controlamos as validades de todos os certificados e aqui está marcado pra vencer dia 10 de dezembro. E eles mudam assim, de repente? Ah, faça 1000 favor!

Aconteceu coisa parecida uma vez com a versão da NFe (ou CTe) do MS… Eles mudam a versão quando bem entendem e danem-se os desenvolvedores pra saber se foi isso mesmo. Depois que mandei e-mail perguntando se foi avisado alguém eles falaram: “Não, foi lançado um edital.”. Agora, me mostra onde tá esse edital…

É impressionante…

D

BEM… como já era de se esperar… do nada voltou a FUNCIONAR!!!

é realmente impressionante a falta de competência.

No meu cliente, eu não coloco nem uma agulha em produção sem passar por um rigoroso teste de homologação…

Pelo jeito, lá é mais relax!

Criado 28 de novembro de 2010
Ultima resposta 30 de nov. de 2010
Respostas 6
Participantes 4