NFe - certificado Serasa A3 trocado 4 vezes!

e na autenticação de Webservice com um cartão A3 da Serasa, ele sempre dá o seguinte erro quando tento dar o load no Keystore:

sun.security.pkcs11.wrapper.PKCS11Exception: CKR_DEVICE_ERROR

java.io.IOException: load failed
        at sun.security.pkcs11.P11KeyStore.engineLoad(P11KeyStore.java:766)
        at java.security.KeyStore.load(Unknown Source)
        at br.com.innersolutions.nfe.innernfewscli.InnerNFeWSCli4.nfeStatusServi
co(InnerNFeWSCli4.java:750)
        at telas.TelaNfe$8.run(TelaNfe.java:544)
Caused by: javax.security.auth.login.LoginException
        at sun.security.pkcs11.SunPKCS11.login(SunPKCS11.java:1238)
        at sun.security.pkcs11.P11KeyStore.login(P11KeyStore.java:864)
        at sun.security.pkcs11.P11KeyStore.engineLoad(P11KeyStore.java:753)
        ... 3 more
Caused by: sun.security.pkcs11.wrapper.PKCS11Exception: CKR_DEVICE_ERROR
        at sun.security.pkcs11.wrapper.PKCS11.C_Login(Native Method)
        at sun.security.pkcs11.SunPKCS11.login(SunPKCS11.java:1222)
        ... 5 more

Quando tento usar o aplicativo testador de certificados da Serasa, ele fecha sem dar nenhum erro, já no meu código Java ele dá esse erro. Esse programa já roda em outro cliente, com o mesmo certificado A3 do Serasa, autentica normalmente.

O mistério vem de que quando acionamos o suporte da Serasa, eles “identificam” que o cartão está corrompido, e iniciam o processo de troca, só que essa troca já foi feita 4 vezes! 4 cartões com o mesmo problema???

Já tentamos usar o cartão usando outro leitor, já tentamos usar o mesmo em outro computador, e o erro é sempre o mesmo.

Um pouco de código:

Provider p = new 
 sun.security.pkcs11.SunPKCS11("C:/Inner/NFe/Certificados/SmartCard.cfg");
 Security.addProvider(p);
 try {
     KeyStore ks = KeyStore.getInstance("PKCS11");
     ks.load(null, senhaDoCertificado.toCharArray());  <-------------ERRO AQUI
 } catch (IOException e) {
     e.printStackTrace();
     throw new Exception("Senha do Certificado Digital esta incorreta ou Certificado inválido.");
} catch (KeyStoreException e) {
     JOptionPane.showMessageDialog(null, "Verifique se o certficado A3 está corretamente conectado á porta USB do computador");
}

O arquivo SmartCard.cfg

name=SmartCard
library=C:/Windows/System32/aetpkss1.dll

Informações adicionais
Keystore após getInstance do PKCS11:

SunPKCS11-SmartCard using library C:/Windows/System32/aetpkss1.dll

Informações do Assistente Serasa:

Assistente do CD Serasa Experian | Versão 3.6.1.3
Windows 7 64 bits Service Pack 1
IE 11.0.9600.19129
SafeSign 64-bits 3.0.87
Jair Padrão
Modelo do Cartão plugado na máquina do usuário - GD BURTI SCE 3.1 32k
Status do serviço de cartão inteligente iniciado automaticamente - Executando
Status da Configuração do ActiveX – Executada 

Alguém tem alguma ideia do que pode estar acontecendo?

é um erro bem low level.

vc tem um dispositivo conectado? via usb? esta usando um cabo ou tem alguma maquina virtual no meio?

eu ja vi erros estranhos assim em duas ocasiões:

1- usando um cabo usb baratinho, só foi funcionar no terceiro cabo.
2- rodando o windows em uma maquina virtual no MacOS que não se comunicava direito com o dispositivo usb

eu adicionaria um terceiro caso: veja se vc não tem nenhum defeito/oxidação nas portas USB. de repente tem q limpar com alcool isopropilico.