NFE-nota fiscal eletronica em desktop

e possivel gerar nota fiscal eletronica em desktop alguem poderia me dar uma luz de como comecar pois nao tenho nenhuma nocao de como comecar a desenvolver uma nota fiscal eletronica
em um programa em desktop alguem pode me ajudar a comecar?

obrigada.

É totalmente possível.

A NFe é de maneira bem básica a geração/manipulação/envio/recebimento de arquivos xml de/para webservices , então vc pode fazer web ou desktop.

O que vc deve é separar bem essa manipulação da parte visual da aplicação.

Esse site vai te ajudar muito:
http://www.javac.com.br/jc/

nossa valeu esse site pelo visto e muito bom…nao olhei mto bem porque estou no servico mais depois vou ver xD mais pelo pouco que vi ja me deu uma luz rsrs

assim agora vc pode me falar o passo a passo que preciso fazer pra gerar essa nfe tipo

se primeiro tenho que criar a xml

depois puxar do banco os dados e por ai vai?

tem como me falar so isso?

porque ai ja vou ter nocao do que eu preciso fazer passo a passo pra atingir esse objetivo de desenvolver as notas fiscais seria muito bom…ai ja saberia o que tinha que fazer pra isso muito obrigadaa mesmo \o

Antes de quialquer coisa vc deve baixar o manual do contribuinte http://www.nfe.fazenda.gov.br/portal/listaConteudo.aspx?tipoConteudo=33ol5hhSYZk=

Passo a passo é meio difícil porque vai depender de como a sua aplicação manipula os dados da nota.

O que eu posso te dizer é o seguinte: vc pega os beans (essas classes devem ser geradas a partir dos esquemas xml disponíveis na site da nfe) do seu form p. ex. (vai depender se o usuário digita as notas ou se elas são importadas via arquivos txt ou como for) preenchidos com os dados da nota, gera o xml baseado nesses beans, assina-o com o certificado digital do cnpj que vai enviar a nfe, valida-o pra se ele ele está ok e envia pro webservice.

Dê uma boa olhada no site no javaC e aki no fórum do GUJ http://www.guj.com.br/java/72325-nfe—nota-fiscal-eletronica/10#700861 tem vários post’s, se vc nunca trabalhou com xml ou webservices parece meio abtsrato mais log vc pega o jeito.

e se eu quiser guardar as notas que chegam em xml para um banco de dados? existe o problema da estrutura… como posso fazer um objeto que identifique toda a estrutura? pois nem todas as notas sao iguais… e para gravar no banco ja nao daria… se eu usar o hibernate consigo pois ele verifica a estrutura do objeto e cria a tabela, ou altera caso ela ja exista. Alguem sabe como fazer isso? identificação de estrutura do xml?

Creio que se vc quiser guardar o xml da nfe no banco terá que guardar como texto puro…ou seja um varchar(…). Quando vc quiser ler usa uma api para transforar o XML em um objeto , o dom ou sax ou o xmlstream se naõ me engano faz isso também…
Eu particularmente, armazeno as nfe enviadas e todos os xml necessários da NFe em arquivos em pastas separadas no servidor nfe

Quanto a quetão do daniferreira de criar uma aplicação desktop para NFe…é possível sim…eu criei uma e está rodando perfeitamente em vários clientes meus.

O caminho das pedras seria primeiramente como já foi citado acima, baixar o manual do contribuinte para ver bem certinho o que se tem a fazer e estudar como você irá realizar a comunicação com o webservice da SEFAZ do seu estado… existem bibliotecas que facilitam a sua vida, como por exemplo o JAXWS e o AXIS…dentre outras… sujiro que de uma olhada nessas apis, pois elas vao resolver uma parte dos seus problemas…depois tens que estudar como manipular certificados digitais, assinaturas digitais em arquivos, interpretar as respostas dos webservices, acessar webservices de contingência e por aí vai…

Não é tão simples,mas depois que você pega o jeito… “a coisa anda”…he he he

Olha,

Acho que porque o arquivo xml está assinado e ser um documento fiscal, deveria ser armazenado em campo blob no banco (aqui os arquivos são grardados em disco)

entao, mas eu só quero guardar as notas fiscais em banco. Mas nao pode ser texto puro.

Nao tem nada que crie um objeto pela estrutura? e nao algo que analise a estrutura pegue as informações e depois com um objeto PRONTO e uma estrutura PRONTA ele jogue as informações la dentro…

eu quero que o objeto seja x e amanha seja y dependendo da nota fiscal…

a ideia é para se fazer consultas depois entende?

rsrsrs entao eu sei que nao hehehe que e complicadinho rsrss maiss vou estudar sim sobre isso vamos ver o que vai da rsrs obrigadaa pela ajuda xD vou testa sim as apis agradeco a voces qualquer duvida posto aqui novamente xD

É mais ou menos isso… primeiro eu queria entender essa joça kkk ao ler parece que o codigo faz exatamente oque eu quero

[code]import org.exolab.castor.xml.XMLContext;
import org.exolab.castor.mapping.Mapping;
import org.exolab.castor.xml.Unmarshaller;

// Load Mapping
Mapping mapping = new Mapping();
mapping.loadMapping(“mapping.xml”);

// initialize and configure XMLContext
XMLContext context = new XMLContext();
context.addMapping(mapping);

// Create a Reader to the file to unmarshal from
reader = new FileReader(“test.xml”);

// Create a new Unmarshaller
Unmarshaller unmarshaller = context.createUnmarshaller();
unmarshaller.setClass(Person.class);

// Unmarshal the person object
Person person = (Person) unmarshaller.unmarshal(reader);[/code]
oque é unmarshal??

He he he…sei que faz tempo já…mas se caso ainda não descobriu…

O “unmarshall” faz exatamente o que eu disse na mensagem que postei…transforma o xml em um objeto…

Esse código faz o seguinte…

1)Lê um arquivo xml com os mapeamentos e regras do xml (arquivo de configuração do XML)
2)Lê o arquivo xml (Text.xml) que no seu caso por exemplo seria a nfe.xml
3)Transforma o arquivo num objeto para manipulá-lo

… Assim como vc pode transformar um xml num objeto, pode fazer o contrário…tranformar um objeto em um xml

onde posso achar esse “mapa” da nfe?

Creio que no seu caso não se aplica esse map.xml… (isso dependendo da api)
Eu usei para ler as NFe o JAXB e não esse exloab.castor…daí não prescisa nada de mapeamento…só informa o arquivo xml e o objeto que quer
Mas lembre-se…totas as tags existentes no xml devem ter variáveis equivalentes em seu objeto para funcionar

Dê uma estudada no JAXB, nos comando JAXBContext e no próprio Unmarshaller do java

Daqui uns dias vou ter que mecher no sistema NFe novamente para adicionar essas novas regras criadas pela SEFAZ ultimamente…
Mecher no emaranhado de XMLs, Schemas…, ow God

no caso quando criamos pelo JAXB temos que ja ter um objeto pronto… com o tal do castor precisamos de um mapa correto?

mas eu queria que fosse dinamico isso nao tem como?

Com esse do castor não sei…nunca usei…não posso te afirmar nada…

[quote]
mas eu queria que fosse dinamico isso nao tem como?[/quote]

o que vc se refere a dinâmico? … o Objeto? não ter variáveis definidas?
Não entendi ainda o motivo disso…já que as NFe serão sempre nfes…terão sempre as mesma estrutura…

ok… mas a cada atualização preciso mudar a sua estrutura…
e se eu pudesse ler um xml e definir na hora a estrutura do objeto?

Como assim…a cada atualização?