Ninguém nasceu programando em Java

91 respostas
renatosilva

Bom, se vocês concordam com a afirmação do título, gostaria de saber como cada um começou com Java, quais as dificuldades que enfrentou, quais conselhos daria etc etc etc.

91 Respostas

skill_ufmt

renato3110:
Bom, se vocês concordam com a afirmação do título, gostaria de saber como cada um começou com Java, quais as dificuldades que enfrentou, quais conselhos daria etc etc etc.

Ler ler ler ler
programar programar programar
conversar conversar conversar

No mais sozinho :slight_smile:

marcelomartins

Java é muito largo, mas é como um livro. Não se pode ir direto ver quantas páginas tem o livro, tem que abrir pela primeira e ir lendo, quando tu ve já leu todo o livro.

Tem que ir pelo J2SE, estudar muito, ler bastante, perguntar no forum, quando tu ver, já ta sabendo java!

danieldestro

Comecei no terceiro ano de facul, 1999, quando já habia um burburinho forte sobre Java. Peguei uma apostila legal, imprimí e comecei a ler. Fiz uns programas de trabalho da escola pra praticar.

E pra aprender de fato, cheguei numa empresa e disse: “Quero programar Java na sua empresa”. E eles me perguntaram: “Você tem experiência com Java?”. E eu, sem pestanejar: “Claro que sei, pode me contratar”.

Eu sabia o básico de Java, mas em uma semana eu dei conta do recado e tô aqui já faz mais de 4 anos.

O negócio foi a dedicação, ler tudo o que pudia, ir atrás. Não tem outro jeito.

renatosilva

Ler, estudar e ter faculdade tudo bem, acho que não me expressei bem

Gostaria de saber como vocês começaram a trabalhar com Java. Qualque coisa, qualquer história.

L

Como todos disseram, leitura, prática e troca de informações… principais ferramentas que se pode ter em mãos para seguir legal…

Se tiveres um amigo próximo que possa ser uma fonte de ajuda e conversa, melhor ainda, ambos acabam aprendendo mais e mais…

Estou a um ano direto com Java e a cada dia venho me dando bem, graças a isso tudo que foi colocado.

L

Bom, eu trabalhava a 4 anos com ASP e PHP, até que uma hora decidi mudar e tentar a vida com uma linguagem mais “profissional” digamos assim.

Não aguentava mais essa história de script, tudo era muito misturado, estava tudo atrelado a uma coisa só.

Digamos, deixei de lado um bom salário e estabilidade para começar numa tecnologia que eu não dominava(ainda não domino), por sorte consegui uma vaga legal e bem remunerada considerando o conhecimento que eu tinha. em poucos meses consegui minha estabilidade e voltei a ganhar legal.

Acho que tem que ser na cara e coragem, ler e colocar em prática, não ficar parado.

jandiro

Achei interessante a resposta do Daniel, pois comigo está acontecendo algo bem parecido.
Estou estudando java desde 2000, mas estava trabalhando com outras ferramentas e sinceramente pra mim não deu!
Enquanto eu apenas estudava java e trabalhava com Linguagem C, eu simplesmente não aprendia e descobri que agora estou aprendendo de verdade, pois estou num projeto com Java.
Simplesmente acredite que não é a coisa mais dificil do mundo, precisa de muita dedicação mas o fundamental é desenvolver algo prático e de preferencia em um projeto pra valer, assim voce aprende mesmo.
Voce precisa ser um profissional sério, ou seja, o que voce não souber vai ter que correr atrás e aprender fazendo.
O curso que fiz na Caelum me ajudou muito e o guj é o melhor forum na minha opinião…
Boa sorte!
Jandiro

_fs

Minha história é ótima:
Certo dia meu pai entra pela porta com uma coisa grossa e verde nas mãos. Interrompi meu joguinho e perguntei:

• Papai, o que diabos é essa coisa grossa e verde na sua mão?
  • É um livro de Java, que você vai estudar.
  • Mas … mas … papai, eu nem sei HTML direito.
  • Não importa.
  • Mas … pai …
  • Eu disse não importa - diz ele revelando um estilete levemente enferrujado que estava em sua outra mão.
  • Ok papai. Eu amo Java papai.
    Após esse dia, uso o estilete como um amuleto, bem próximo ao meu peito.

sorri debilmente

danieldestro

Como você acha que o LIPE conseguiu esse olho de vidro?
Brincar com estilete velho dá nisso.

kuchma

renato3110:

O que achei mais estranho no inicio foi a diversidade de siglas e termos alienigenas (la por 1999/2000, mais ou menos): JSDK, JDK, JRE, JSP, Tomcat, blabla… pra piorar estava na epoca da transicao para Java2, mas as versoes ainda eram 1.2, meu chapeu. Acho que eh por isso que sou revoltado com esse esquema babaca e marketeiro de nomenclatura da Sun pras versoes (vide Java 5).

Enfim, na epoca nao encontrei algo que me direcionasse no inicio, tudo parecia muito complicado, confuso… PHP e ASP eram tao mais simples… mesmo o CGI/Perl parecia bem interessante e menos esquisito… e assim o anel ficou esquecido por anos, digo, e assim deixei de lado essa historia de Java por um tempo. Depois de uma boa experiencia com PHP, ASP e diversas tentativas com “bagulhos” como C e Tcl, larguei mao e comprei um Deitel. :smiley:

Marcio Kuchma

Rubem_Azenha

LIPE:
Minha história é ótima:
Certo dia meu pai entra pela porta com uma coisa grossa e verde nas mãos. Interrompi meu joguinho e perguntei:

• Não importa.
  • Mas … pai …
  • Eu disse não importa - diz ele revelando um estilete levemente enferrujado que estava em sua outra mão.

sorri debilmente

de todas, essa é a mais incrivel, se for verdadeira :lol:

Daniel_Quirino_Olive

Comecei devido ao ócio. Adolescente, 15 anos, sem muita coisa para fazer e entediado por isso, comecei a brincar um pouquinho de Java, depois de tanto insistir com C+Motif.
Dificuldades no começo: entender a tal do “paradigma de orientação a objetos” e obter material realmente consistente sobre Java (lembrando que em no final de 1997 não havia GUJ, Java.net, Google…).

:shock:
Poxa! Não existia Google! Agora quero me lembrar como eu fazia para me virar na internet!

Rafael_Steil

Eu quero programar em J2EE!!! O que eu preciso saber?

Rafael

fzampa

Rafael Steil:
Eu quero programar em J2EE!!! O que eu preciso saber?

Rafael

Pede pro pai do LIPE te adotar :mrgreen:

louds

Em 2002 eu vi que saber somente c++ era pouco e resolvi aprender java, ai escrevi, ou melhor tentei, escrever um servidor de MMPOG em java.
Aprendi muito com isso e depois arrumei 1 trampo com java.

_fs

AUHauhAUHaUhauHUAHuahuAHuaHUahuAHUAHh AU HA UAH uAHuahUhaUHA

smota

Eu conheci JSP em 1999 (eu acho, faz tanto tempo :shock: ) mas nao colou (eu programava em ASP e PHP na época), perdi uma vaga numa startup (graças a Deus, 6 meses depois tava todo mundo na rua) e esqueci Java.

Voltei a ver Java na facul e gostei do negocio, comecei a brincar em casa … entrei na empresa atual que tinha uma dezena de programas em VB e VisualC++ (mas sem o ++), reutilizacao zero, organizacao -1, e ai convenci a turma que Java era o que há (tudo pra nao programar em VB e nao ter que usar VisualC++ (se fosse o Builder eu até ficava com C++) … hoje somos felizes com muuuitas aplicacoes J2SE, J2EE e o Eclipse :lol:

Thiago_Senna

O principal motivo de eu ter escolhido Java é por quê eu nunca escolheria um produto made in Microsoft!

Comecei a estudar em 2002. 2003 tive dar um tempo na nossa relação! Daí voltei em 2004 e estou neste relacionamento até hoje!

Ainda sou peixe pequeno em Java… hehe! Mas sou daqueles cara que mau aprendeu a criar um HelloWord e já queria criar uma tela com Swing conectando no banco de dados usando o SO Linux, e ainda por cima, nem sabia instalar Linux!!

Aprendi Java assim, usando e abusando do meu maior defeito que é passar a carroça na frente dos bois!!!

Quanto aos livros, eu havia lido um livro básico de um brasileiro da editora érica, do Sérgio Furgeri! Esse foi o ponta pé inicial. Daí li aquele livro do LIPE, aquele livro verde que o pai dele obrigou a ler.

No meu caso meu pai não me ameaçou com uma faca, mas como eu era peão naquela época e vira e meche eu não passava em concurso público nenhum, eu era obrigado a ouvir me dizerem que eu tinha nascido para ser peão! Aquilo para mim era uma afronta!

Pensei que quando começasse a trabalhar com Java minha vida mudaria. Mas descobri que continua tudo a mesma merda, continuo sendo Peão do mesmo jeito!!!

Mas tem uma coisa que acho foda na nossa área! Conseguir entrar no mercado é muito difícil. Antes de entrar no mercado eu já havia estudado muito. Me virava bém com java, mas ninguém dava oportunidade para praticar só por que eu não tinha experiência. Daí, vc entra no mercado e vê programador Sênior fazer cada cagada!!!

Abraços!

caiofilipini

Altavista? :stuck_out_tongue:

Bom, eu comecei a aprender Java porque eu vi um livrinho “Aprenda Java em 21 dias” na biblioteca da faculdade e me interessei. Isso foi no final 2002.
Aí, em 2003, comecei a ter aulas de Java na faculdade. Foi quando eu comecei a estudar pra valer.

[]'s

Chulao

Eu trabalhava com C e Clipper (a uns 8 anos) e um belo dia um amigo meu me ligou para falar que uma empresa em SP estava contratando profissionais de Java e C++.

Vim no dia seguinte, mas não consegui falar com ninguem (por causa do horário), então na sexta-feira da mesma semana eu vim para a “entrevista” na empresa.

O processo que tinham me informado era a contratação de 2 profissionais Java e 2 C++, mas na realidade só tinha vaga pra Java (e eu nunca tinha nem chegado perdo de JavaScript), então veio um teste escrito sobre Java (Básico, JSP, JDBC, etc…). Algumas pessoas entregaram o teste em branco e foram embora, eu escrevi junto ao cabeçalho : “Eu nunca trabalhei com Java então vou responder esse teste com base no meu conhecimento em C++”, então em todos os exercícios em colocava o que eu tinha entendido e o que eu achava sobre as respostas.

Conclusão, fui muito mal na prova, mas pela tentativa me chamaram para a entrevista, ai na conversa foi outro papo.

No primeiro dia de trabalho o meu amigo (que já trabalhava com java) me passou por e-mail uns trocentos tutoriais e umas dicas de como eu usava o javac.

Isso aconteceu em 2003 e eu estou até o momento nessa empresa :slight_smile:

[]s

Chulao

maresp

Meu primeiro contato com Java foi na faculdade, em 1998 qdo resolvi pegar um livro na biblioteca para matar a curiosidade. Na época utilizávamos C na disciplina de compiladores então ví a semelhança na linguagem e na sintaxe. Meu primeiro trabalho foi em C/UNIX e depois ASP/COM+/VB e essa foi a gota d’agua para perceber que precisava aprender algo sério. Daí lembrei do Java. Costumo dizer que o pouco que aprendí de OO e POO foi o Java que me ensinou. Cada vez que eu lembro das minhas aulas de OO na faculdade eu tenho vontade de encontrar o professor e dar uma surra nele.

andre_a_s

Estava eu na aula de Visual Basic 6 no segundo ano do segundo grau(2001).
Ai eu fiz uma pergunta sobre conexão com access(coisa linda) e meu professor não sabia, ai eu falei… “pô… como vc não sabe???” ai ele disse: “meu… eu to dando aula de VB pq tão me pagando, se vc quer ser alguem vai aprender Java!”
Ai ele me indicou os cursos de verão da USP, fiz e gostei, comprei o famosissimo livro verde do deitel(mas ninguem me ameaçou com estilete!!!).
Começei a fazer algumas coisas, aprender OO e mandei curriculo pra varias vagas de estagio com java, até q consegui meu primeiro trampo como java, já faz 1 ano e meio q trampo com java e pretendo ficar um boooom tempo!
That’s all folks!

pcalcado

Aula de Java na faculdade. O cara não sabia Java. Puto. Biblioteca, Deitel, segunda edição. Duas semanas depois, freela que era em Kylix passa pra Java, me afundo em Swing e JDBC. Fim da primeira fase.

Emprego fixo, ASP+PHP+CGI-Lua+Essas merdas. Portal novo, CMS em Java, aprende JSP e Servlets. Mais uns projetos em Java, hoje em dia trabalhando com todas as siglinhas novas e que algum gerente louco acha legal usar…

cv1

Eu acordei um dia em 88 e tinha um computador sendo desempacotado na sala. Meia hora depois eu tava programando em BASIC. Dez anos depois, tendo me torturado com todo tipo de linguagem de programacao que passasse por perto, mas no geral a maioria C, PHP e Python, eu comecei a aprender Java. E ai eu passei a me torturar nao soh com a linguagem, mas tambem com as APIs, ambientes, e servidores.

Se hoje eu pudesse voltar praquele dia em 88, eu afundaria minha cabeca na privada e daria descarga ate desistir da ideia.

Rafael_Nunes

No início eram as trevas, e Deus disse:‘Faça-se a luz’ e eu fui aprender Java.
Isso foi há uns 2 anos atrás quando trabalhava com ASP e Dataflex.
Desde então virei gente e larguei essas porquices.
Trabalho com Java há um ano e meio mais ou menos
Tudo(ou o pouco) que aprendi e sei, aprendi em cursos e livros, comecei esse ano a faculdade e felizmente não terei de aprender Java nas aulas do curso de graduação.

F

LIPE:
- Eu disse não importa - diz ele revelando um estilete levemente enferrujado que estava em sua outra mão.

sorri debilmente

Algumas coisas comecaram a fazer sentido. :mrgreen:

F

Eu tenho uma histirinha até que legal.

Em 2002, eu era um feliz desenvolvedor Oracle quase virando um DBA. Comecei a estudar um tal de Java por curiosidade. Ai certo dia (após uns 6 meses ) vi uma vaga que pedia.

Desenvolvedor Oracle Developer
Desejavel conhecimentos em Java

Pois é o desejavel conhecimentos em Java me prego uma peça. Na entrevista eu perguntei pro cara, o que tem em java. Ele respondeu, nada so umas rotinas nossas. Na hora eu pensei, que legal vou comecar a exercitar meu Java sem muito problema.
Bom resumindo a historia, no primeiro dia de emprego o cara que seria meu superior me apresenta as rotininhas em Java, um portal todo desenvolvido com arquitetura da propria empresa que o fez. O controller era algo que eu nao vi até hoje. Dois anos se passaram, aprendi muita coisa la, principalmente em como nao programar em Java. :lol:

]['s

_fs

hehe bem vindo ao clube.

fzampa

hehe bem vindo ao clube.

eu to quase aprendendo. :smiley:

F

hehe bem vindo ao clube.

Sera que daqui uns dias eu tambem vo ta tirando fotos para o meu avatar?

:mrgreen:

danieldestro

hehe bem vindo ao clube.

Sinto o mesmo clima no ar aqui dentro.

renatosilva

Sobre como nao programar em Java, sinto como se estivesse saindo da Matrix ao descobrir que poucas pessoas usam OO direito. E também, que por mais que você programe, você sempre estará fazendo coisas erradas e de tempos em tempos estará se libertando de outra Matrix e achando que encontrou a verdade absoluta. Quem sabe um dia não aparece alguém aí e diz que OO foi a pior porcaria que inventaram na computação :mrgreen:

Sobre as fotos, se eu colocar como avatar, acho que vocês vão pensar que é o outro avatar do predador, só que sem a máscara!!!

pcalcado

Falando nisso:

http://www.geocities.com/tablizer/oopbad.htm

dudaskank

Era uma bela tarde de 1996 quando vejo meus amigos escrevendo alguma coisa numa tela azul com letras amarelas… aí pensei: “Isso não é o edit do DOS”, que nós usávamos nas aulas de informática para escrever arquivos de lote, e resolvi perguntar.

A resposta: “É nisso aqui que é feito os jogos que você joga”. Pronto, depois disso minha vida mudou e desde aquela época comecei programar em C (a tela era do Turbo C 2.0, uau!)…

Depois de algum tempo programando só em C, entrei pra faculdade e daí nessa época aprendi Pascal, Delphi, C++ e Java entre outras.

Meus primeiros programas em Java usavam RMI, mas não tive muitas dificuldades, já que meu professor me ajudou demais nessa parte…

Hoje ainda não sei quase nada, mas ainda vocês vão jogar meus jogos em Java… mas enquanto isso podem ir jogando os em C que fiz… hehehe

:slight_smile:

danieldestro

Quantos daqui que, como eu, só aprenderam a programar na faculdade?

dudaskank, cadê os jogos?

Grinvon

Eu não sabia nada de Java, apesar que sempre tinha ouvido falar, tinha aquela idéia errada que é imposto para nós, que Java é lento, é interpretado e roda mal, toda aquela babasoura, daí mesmo assim resolvi estudar, já tinha uma base em pascal e Vb, e então parti para Java (minha primeira linguagem OO). Participei de um concurso em uma empresa que exigia Java, e então passei, então fui trabalhar com Java, e estou nela até hj :wink:

Grinvon

danieldestro:

Eu começei antes da faculdade, sempre tive vontade de programar, por tanto uns 5 anos antes de fazer a faculdade eu programa, porém muito mal, melhorei mais quando entrei na faculdade, e melhorei mais ainda quando fui trabalhar com programação, vendo todos os dias a mesma coisa, acaba você aprendendo as coisas por osmose :wink:

maresp

Eu.

Chulao

Eu trabalho com programação há 10 anos e somente agora estou fazendo faculdade. Mo merda :frowning:

[]s

fzampa

danieldestro:

Eu! Eu! Eu!

Antes de ir pra faculdade (entrei em 2001 e formei no final de 2004) eu sabia usar o computador e olhe lá… Aprendi tudo o que sei sobre programação, sistemas operacionais, computação, etc. na faculdade (e venho tentando aperfeiçar desde então).

Acho que aqui esse caso é “quase” minoria, pois temos vários exemplos de pessoas que tiveram a chance de conhecer as linguagens de programação antes de uma faculdade (antes mesmo de um segundo grau).

E como eu costumo dizer: Jimi Hendrix não precisou de escola de música, ele tinha o dom e também era auto-didata. Se eu quiser aprender a tocar igual ele eu que não estude pra ver. :smiley:

fzampa

Chulao:
Eu trabalho com programação há 10 anos e somente agora estou fazendo faculdade. Mo merda :frowning:

[]s

Pq “Mo merda”??? Pq só agora está aprendendo outras coisas, pq demorou a entrar, pq não está adicionando nada a vc, pq??? Só curiosidade mesmo.

Rafael_Nunes

Opa, essa eu posso responder.

Pq “Mo merda”??? Pq só agora está aprendendo outras coisas, pq demorou a entrar, pq não está adicionando nada a vc, pq??? Só curiosidade mesmo.

Porque os professores e a grade são péssimos. Porque já estou no terceiro curso, antes vieram Filosofia e Publicidade(ambos infindados). Porque de tudo que eu vou aprender, usarei no máximo 10% e isso eu poderia aprender em 6 meses com alguns livro.

Mas por favor não entremos no assuntos de faculdade outra vez.

_fs

Uma galera aqui no fórum costuma dizer que na faculdade “se aprende a aprender a programar”. Ótimo isso.
Eu que ainda não cursei nenhuma faculdade sinto falta de uma boas aulas de cálculo e algoritimos.

Chulao

Mal…

Chulao

Tem muitas coisas na faculdade que são legais e muitas outras que são importantes.

Mas todas terão que ser vistas, e muitas delas são um saco para quem já trabalha, exemplo: Introdução a computação, Algoritmos, C/C++, Inglês e um monte de Básico disso e daquilo.

As matérias que realmente são interessantes (pelo menos eu gostaria de saber muito mais), como : Cálculo, Geom. Analitica, Grafos, Autom., etc… Você só vê por cima pois “não estão no foco do curso”.

Talvez para as universidades públicas a coisa seja diferente, mas as privadas além disso tem a falta de preparo de alguns professores, um maior foco ao lucro que a qualidade, etc…

Eu sempre achei que a faculdade me daria muita vontade em comparecer a “templos de ensino” e tal, mas hoje eu tenho que tirar forças para não parar pelo meio do caminho.

[]s

Chulao

danieldestro

O problema são os cursos ou você? (não leve como uma ofensa, mas como um questionamento).

Eu tinha uma amiga que falava que TUDO onde ela morava estava errado. Ela morava numa república, com mais 3 pessoas. Todo mundo fazia errado ou ela era insuportavelmente chata com todos?

Chulao

Concordo com o Daniel. Muitas vezes (normalmente) o problema está conosco e não no mundo.

Mas acredito que a situação hoje na maioria das faculdades privadas está lamentável.

Muitas delas simplesmente não estão nem ai para o ensino ou coisas do genêro. Elas só tem o objetivo do lucro e nada mais.

Com isso toda a estrutura, qualidade de ensino, professores, etc… fica comprometida.

[]s

Chulao

Rafael_Nunes

O problema são os cursos ou você? (não leve como uma ofensa, mas como um questionamento).

Relaxa que eu nunca levo nada como pessoal.
E respondendo, o problema está nos dois. Eu que estou sem ânimo nenhum pra estudar coisas que não gosto, e na faculdade por ter uma grade desatualizada e professores despreparados.
Já me perguntei se o problema era só comigo, se somente eu reclamasse provavelmente o problema seria comigo, mas como a grande maioria reclama, creio que não é só comigo.

danieldestro

O Chulao se parece com quem?

AuhauHAUHuAHuhAuhAUHAuhA

[color=orange][size=9](Não me leve a mal)[/size][/color]

Chulao

Tá faltando trabalho ai :slight_smile:

Até o momento não tinham me zuado com a foto do Kiko.

Sussa :slight_smile:

[]s

Chulao

renatosilva

LIPE:
Minha história é ótima:

• Não importa.
  • Mas … pai …

sorri debilmente

Huhahauhauhahuahu

LIPE, só uma coisa? Provavelmente você era um adolescente nessa época, é o seu ICQ diz que tu tens uns 56 eu acho.

Tipo, em 1965 já existia Java???

fzampa

renato3110:

Sim, Java sempre competiu com Cobol e Clipper.
Java viu o VB nascer.

Só pra se ter uma idéia da grandiosidade do assunto antes mesmo de se ter a internet já existia JSP.

J2ME então existe desde os primeiros fornos auto-limpantes.

danieldestro

Java está até nos andaimes prediais:

iSoron

Não necessariamente.
Vai ver ele morou com os pais até os 50 anos. :lol:

[]'s

renatosilva

fzampa:
renato3110:

Só pra se ter uma idéia da grandiosidade do assunto antes mesmo de se ter a internet já existia JSP.

J2ME então existe desde os primeiros fornos auto-limpantes.

Não necessariamente.
Vai ver ele morou com os pais até os 50 anos. :lol:

[]'s

Huhauhuahuahauauhauhauauhah

iSoron

Aliás, de acordo com o JavaFree, Java tá completando 100 anos. :?: :?: :?:

javafree.com.br:
A Java Developers Journal publicou uma matéria contando a história do Java nesses 100 anos. Melhorias, inovações, grandes avanços e grandes necessidades.

Depois de 100 anos de vida a tecnologia Java está desbancando as demais, e é líder em preferência em grande parte do mundo. O Java finalmente está aí e veio para ficar.

Confira: 2005 Marks One Hundred Years of Java Technology

link: http://www.javafree.com.br/home/modules.php?name=News&file=article&sid=2712

danieldestro

Eu juro que pensei que tinha no máximo 10 anos.
AUhauhuhahhuHAuhAUhUAHuahuhauahuHAUHUAHuaZZzzZzzZzzzz… 8)

andre_a_s

Vai dizer que vcs não sabiam que as maquinas de perfurar cartões usadas pelo Hitler na 2º guerra eram feitas em java???

louds

Daqui a pouco vão dizer que a Máquina de Turing é universal por que foi feita em java…

fzampa

Tirou as palavaras da minha boca :mrgreen:

Thiago_Senna

Louds!!! No passado, o anel que o Frodo usou foi feito em JAVA!!!

Foi graças a tecnologias como o JAVA que alguns anos depois surgiu a Matrix!!!

Digo isso por que tenho um amigo que programa em java, e quando dá um pau inesperado no seu código, ele diz!

Falha na Matrix!!!

cv1

O “Disfarça!!!” da sua assinatura veio bem a calhar, Thiago :mrgreen:

jgbt

trabalhava como developer oracle a ns dois anos, ja conhecia java, mas não usava no trampo.troquei de emprego para uma empresa que tinha oracle/java, p/ trab com oracle, mas na entrevista disse que queria trab com java.dois dias antes de começar o cara me liga dizendo que surgiu umas oportunidade na area de java e perguntou se eu queria, aceitei desde que fosse na mesma base que ja tinhamos acertado, mas precisava fazer umas prova.fiz a prova fui relativamente bem, e acabei passando para a area de java, sem saber quase nada e ganhando o salario que ganharia como developer oracle pleno… :D.
isso ja faz um ano e meio, ja troquei de emprego, e como muitos, o que mais aprendi la foi como não programar em java…heheh

[]'s

1112

Em 80 e poucos, meu irmão (bem) mais velho resolveu que "mexer com computador daria dinheiro, então tratou de fazer uns cursos. Depois de algum tempo ele comprou uma lata velha, começou a fazer Análise de Sistemas e a programar em Clipper. Enquanto isso, eu, um reles molequinho, ligava o computador escondido para ficar procurando joguinhos. Até achei Strip Poker uma vez.

Alguns anos depois, esse mesmo irmão estava dando aulas em um colégio. Comecei a estudar lá, na faixa, graças a isso. 7ª série, aula de informática, e ele era o professor. O que ele ia ensinar? BASIC.

Depois de algum tempo fui fazer colegial técnico em Processamento de dados, aprendi COBOL, CLIPPER e VB.

Depois, resolvi fazer faculdade de Ciência da Computação. No primeiro ano, vi algo de C/C++ e no segundo um pouco de VB. No terceiro era Java.

Eu detestei Java. Talvez porque o professor era especialista em VB. Não lembro se na época já tinha .NET, mas lembro que ele se certificou na plataforma assim que saiu.

Enquanto isso, eu estava estagiando como monitor de laboratórios de informática em uma outra faculdade e chegou uma hora em que deu no saco. Comecei a mandar currículos para todo canto.

Uma empresa me chamou para entrevista. Eu falei que conhecia VB. Falaram que a vaga era em Java e me deram um teste. Errei a primeira pergunta e só percebi isso no ônibus. Fui contratado e aqui estou há um ano e três meses.

Quando cheguei aqui, a empresa era de clippeiros migrando para plataforma visual. Resultado, programávamos em JClipper. Hoje em dia, estamos melhorando um pouco mais, qualquer dia desses aprendemos Java.

fzampa

É raro achar um lugar onde se programa em Java com boas práticas???

M

Basic TOP, Clipper, Dataflex (alguém [color=red]c[/color]itou esta por aí ?!), C, Delphi (quanta privação de sentidos).
Interessante que em java estão sempre (re)inventando, o que é interessante por te obrigar a girar a roda.Alguns aqui (se não muitos) já colocaram uma pá-de-cal em muita tecnologia que um dia se fazia “hype”.
No meu caso, sempre “flertei” com o java de longe desde os idos de 98(aquele appletviewer, chegamos a adquirir o jbuilder v2.0), mas agora acontece como evolução natural da espécie.

Alexandre_Vilas_Boas

mhudson:
Basic TOP, Clipper, Dataflex (alguém [color=red]c[/color]itou esta por aí ?!), C, Delphi (quanta privação de sentidos).
Interessante que em java estão sempre (re)inventando, o que é interessante por te obrigar a girar a roda.Alguns aqui (se não muitos) já colocaram uma pá-de-cal em muita tecnologia que um dia se fazia “hype”.
No meu caso, sempre “flertei” com o java de longe desde os idos de 98(aquele appletviewer, chegamos a adquirir o jbuilder v2.0), mas agora acontece como evolução natural da espécie.

E dizem que Java é complexo…

se realmente for, qual palavra expressa a minha dificuldade em compreender esse texto?? :roll:

M

Talvez a sua idade ?
É que eu sobrevivi a estas e sóbrio ainda por cima.

R

Minha dúvida é compartilhada por muitos aqui tb…tenho o curso de lógica e tudo mais, estou dando uma lida em apostilas, livros q baixo da net…mas sabe aquela situação que se te pedirem pra vc fazer uma agenda telefonica por exemplo, vc simplesmente não sabe nem por onde começar ??? esse sou eu …

C

Já que reviveram o tópico. Eu comecei estudando html e javascript para montar um site para uma turma do colégio tinha uns 15 anos na época, depois disso me interessei por C mas não me aprofundei muito. Aprendi Java no primeiro período da Faculdade e meu interesse foi imediato. Acredito sim que a faculdade auxilia muito na formação de um desenvolvedor além de ajudar a criar uma rede de contatos com profissionais em diversas áreas.

Respondendo ao RafaelR:
Leituras (http://www.guj.com.br/posts/list/107455.java), estudo (http://www.guj.com.br/posts/list/36319.java#192794) e muita prática.

[]'s

Marcio_Duran

"Java é a tecnologia e a Ciência é Exatas"Alan Turing

aconstantino

comecei mais ou menos em 2001
tinha só 16 anos e vivia em canais de irc e lendo sobre programação
gostava de programação e tava procurando uma profissão na área

sempre estudei sozinho, aprendi sozinho
mas o pessoal mais experiente dava umas dicas de sobre e o que estudar

comecei a me envolver, as comunidades começaram a crescer
o guj foi criado, comecei a colaborar com o guj, depois fiquei um tempão afastado das comunidades

Castellon

Bom o meu caso foi o seguinte, meu pai perguntou: Filha que faculdade vc pretende fazer?!
Eu disse : Nutrição!!!
Ele respondeu: Que bom filha, vai fazer Sistemas de informação!!!
Me “convenceu” de que era a melhor coisa pra mim, e disse que era pra eu fazer um curso, consegui escapar do cobol…
Mas acabei fazendo Java…

Sou baita orelha seca, mas como diz o topico “Ninguém nasceu programando”.

Adoro :wink:

rs

Matheus_Leandro_Ferr

Então,
pra quem não sabe, eu sou irmão da Lina. Ela trabalhava já com JAVA a um bom tempo e me fez entrar (praticamente forçado) na faculdade de Ciencias da Computação (Eu queria Ed.Fisica).
Bom, ela fez a cabeça do nosso pai dizendo que dava dinheiro, então entrei na faculdade.

Na quarta parte da faculdade de computação, eu era o unico que não havia trabalhado ainda. Ou seja, o playboy da sala. Minha irmã conseguiu uma entrevista com a empresa que ela trabalhava e lá fui eu.

No dia, a minha mãe colocou meus 2 tenis preferidos e mais bonitos (usaveis) para Lavar. Resultado: Fui para a entrevista de bermuda (pois não iria usar chinelo de calça jeans) e chinelo. Obs: Estava um calor forte no dia, cheguei parecendo um pinto molhado.

Bom, fiz a primeira entrevista direitinho. O chefe não perguntou nada sobre Java e sim perguntas como: Fuma ? Toma alcool? frequenta qual balada ? Achei muito estranho e pensei que meu futuro “patrão” foc boiola.

Fui chamado + uma vez… e… meu Pai resolveu ir junto na entrevista! (Olha o MICO!) Então, tudo que o meu futuro patrão perguntava o meu Pai que respondia!! (Olha o mico²)

Mesmo com tudo isso acontecendo, ele me contratou e já estou a quase 5 anos na empresa.

=)

jingle

Andar de minha vida me levou a programar.

04 Anos: Jogos me levaram ao video game.
10 Anos: Video game me levou ao computador.
16 Anos: Computador me levou Curso Técnico em Info (queria monta e desmonta computador!!).
17 Anos: Curso Técnico me levou a programação em Java (foi minhas cadeiras preferida).

20 Anos ( Atual ):E agora trabalho com java e faço Sistema de informação, e pretendo seguir programando =]

thegoergen

O que me levou à programação?

meu irmão me levou ao Xadrez, que me levou ao jogo de damas, que me levou ao Atari do meu irmão.

O Atari me levou ao Super Nintendo, que me levou ao computador.

Do computador segui pro curso técnico em Informática (com ênfase em Redes, mas nunca aprendi a montar um cabo no padrão T568A direito…).

No curso tive um professor que trabalhava com programação mas que mudou de empresa e me indicou pro seu lugar, e aqui estou eu: programando há 1 ano e meio.

maior_abandonado

no inicio meus irmãos me apresentaram o jogo de xadres… e eu gostei…

uns 7 anos ±…

ai depois, matematica…coisa e tal… eu não tinha mta perspectiva, a unica coisa q eu queria era termina a escola… longe disso acontecer ainda minha mãe me obrigou a fazer senai (obrigou mais ou menos, eu não ofereci nenhuma resistencia… mais ela queria q eu fizesse senai… qualquer curso, e eu optei por eletricista…)

eu fui fazendo curso (2 anos)…o tempo vai passando e eu vo descobrindo que gosto de lógica… la pelo final do curso eu vo descobrindo eletronica digital, comandos eletricos (pra quem conhece essa parte, eu ia projetando uns circuitos com contatores, temporizadores, colocando motor la em tal parte, etc…)

ja era a epoca que eu tava usando o pc do meu irmão escondido pra jogar joguinhos, emulador do game boy…coisinha besta assim…

algum tempo depois, trabalhando com eletrecidade, descobri uns eskemas de bolsa pra fazer a facudade (bolsa de 100%, esses prouni e escola da familia da vida)… eu ja tinha comprado meu computador, ja usava a internet um pouco, gostava de mecher um poco com html, me sentia realizado copiando codigos e colando em outra pagina e vendo resultado (puxa vida, funciona!!)… mais eu estava em duvida se ia pra parte de automação industrial ou pra parte de programação… optei por programação e fui fazer SI

e ai eu comecei a fazer facudade…

o primeiro semestre estava puxadissimo… depois desando, alguns outros cursos pareciam estar bem puxados, mais pelo meu, eu me sentia numa uniEsquina como normalmente chamo… tive java, mais eu não saia mto do hello word não…

arrumei estagio no lugar aonde estou hj, no 7 semestre da facudade, estudei bastante, aprendi java, ainda que eu e os tutos só, aqui dentro, fui efetivado antes de terminar o contrato de estagio fazem 4 meses e continuo aqui… programando em java, tenho planos de tira a scjp no inicio de fevereiro e talvez ir pra um outro lugar…

Thiagosc

Eu tenho sérias dúvidas sobre a capacidade dos programadores Java em saber o que “boa prática”, pois muitos acreditam que Spring, o framework que é uma solução a procura de um problema, é “boa prática”, assim como XML para configurar qualquer porcariazinha em um sistema ou a reinvenção da roda chamada Hibernate.

thegoergen

Eu tenho sérias dúvidas sobre a capacidade dos programadores Java em saber o que “boa prática”, pois muitos acreditam que Spring, o framework que é uma solução a procura de um problema, é “boa prática”, assim como XML para configurar qualquer porcariazinha em um sistema ou a reinvenção da roda chamada Hibernate.

Algum Javeiro tem que saber as boas práticas, porque se não ninguém teria criado as boas práticas em Java… :roll:

Robsonvnt

eu comecei a programar em delphi
no curso de tecnico em processamento de dados
mas tinha um professor meu, que é muito bom
o cara fez mestrado no ITA tem artigos publicados
internacionalmente e etc, ele sempre me falo pra largar
o delphi e programar em java. Ai comecei a estudar por conta propria
hoje em dia só programo em java, só uso o delphi
pra alguns clientes que não tive tempo para migrar para o java
As maiores dificuldades foram com os vícios que o delphi
deixa no programador(as ?gambes?)

R

Penso a mesma coisa, a fuga da codificação pesada ao se usar APIs pode melhorar o tempo de produção, mas a qualidade do software é bastante prejudicada. E você coloca trocentos jars cheios de coisas que não vai usar, pra usar uma coisa ou duas.

rubinelli

Iniciação científica. Uma mestranda se propôs a dar aulas de Java e OO básicos para o pessoal do laboratório, e um doutorando resolveu complementar com algumas aulas de Java avançado. Na época, era quase o estado da arte: JDBC, RMI e servlets.

Depois que eu me formei, comprei dois livros, um de Java básico e outro de Servlets e JSPs, e tratei de devorá-los. Como tinha muito pouca gente que conhecesse essas tecnologias na época, consegui entrar num projeto legal já como CLT.

Robsonvnt

Penso a mesma coisa, a fuga da codificação pesada ao se usar APIs pode melhorar o tempo de produção, mas a qualidade do software é bastante prejudicada. E você coloca trocentos jars cheios de coisas que não vai usar, pra usar uma coisa ou duas.

então continuem quebrando a cabeça com coisinhas técnicas
ao em vez de se preocupar com coisas realmente importantes como
regras de negocio, modelagem de dados e outros

fantomas

Comigo foi um pouco diferente…

Eu trabalhava com Clipper, Forms e Reports (Oracle) coisas que eu não gostava (meu negócio éra Pascal e C) mas como rendia mais dinheiro e eu precisava por que não? Em um belo dia o gerente centralizador disse que iria migrar para uma linguagem chamada Java…pesquisei constatei que nela não era possível gerar arquivos .COM e nem .EXE porisso a principio tive pécima impressão sobre ela; no entanto descobri tambem que éra orientada a objetos e que um monte de coisas chatas de desenvolver em “baixo nível” já estavam prontas, foi aí que ela me ganhou. O gerentão achou que a linguagem éra como outra qualquer (muita gente ainda pensa assim hoje) e que iria domina-la e continuar centralizando tudo, quando percebeu que não éra bem assim começou a “caçar” todo mundo que estava estudando java e orientação a objetos, mesmo depois do horário :shock: . Houve vezes q eu ficava estudando sentado em umas escadarias que haviam na empresa lendo livros de OO e UML depois do horário pra não dar motivos.
Quanto mais eu era perseguido mais eu me aprofundava e percebia que o caminho me levava para coisas melhores.

Hoje trabalho com java o tempo todo sem ser perseguido mas ainda me sinto um iniciante com o velho hábito de estudar nos momentos mais inesperados; pode ser trauma, lado nerd ou sei lá o quê.

flws

fantomas

O problema é que “boa prática” não é novidade e não é vista em lugar nenhum (php, perl, c, pascal, vb, cobol, delphi etc…) os profissionais migram para a linguagem Java com péssimos hábitos de programação e ainda criam mais alguns de lambuja.

Boas práticas ficaram mais evidentes na linguagem Java porque ela éra mais lenta no início; se o código fosse feito de qualquer maneira ficaria muito ruim (nas outras também fica mas em Java fica pior).

Já li várias literaturas sobre boas práticas em Cobol (estruturações, modularizações etc…) o maluco quando queria mostrar que manjava de boas práticas dizia “eu programo sem usar GO TO”. Como eram os programas? Milhares de linhas com fluxo não coordenados (go to) e a comunicação entre eles eram através de arquivos :shock: , mesmo as linguagems possuindo condições de passar parametros entre programas.

Pasmem, outro dia (12/2008) trocando idéia com um programador Delphi (sobre programação óbvio) o cara me diz que código bom é aquele com um monte de linhas (acima de 1000) em um lugar só e que falta de legibilidade é demonstração de inteligencia e perspicácia. Quase cai da cadeira, juro por Deus que a gente ainda se fala, fora o lado técnico o cara é boa pessoa rsrsrsrs.

flws

C

Besteira. Boa pratica nao tem nada a ver com a eficiencia com que a linguagem é executada. A menos que esteja se referindo a boas praticas na construcao de compiladores.

L

cmoscoso:
fantomas:

Boas práticas ficaram mais evidentes na linguagem Java porque ela éra mais lenta no início; se o código fosse feito de qualquer maneira ficaria muito ruim (nas outras também fica mas em Java fica pior).

Besteira. Boa pratica nao tem nada a ver com a eficiencia com que a linguagem é executada. A menos que esteja se referindo a boas praticas na construcao de compiladores.

Na verdade é justamente o contrário. Quando você faz uso de “boas práticas” no sentido que está sendo colocado, você perde um pouco de performance(bem pouco…mas perde) pra ganhar em troca qualidade no código.

Esse argumento realmente é bem furado…

janjan

dinavison levou ao pc
que levou ao curso tecnico
que levou a curso de delphi
nao gostei de programar orientado a cliques
fiz as cadeiras de programação em java do curso
fiz mais 2 cursos de extensão de java grafico e com banco de dados
detalhe que nos cursos de extensao eles ensinam a fazer
e nao ensinam como se faz(foi assim no meu caso)
e eu comecei a tentar entender os codigos que o professor passava
e lia muitos tutoriais
e lia mais
e mais um poko
e hoje me defendo bem no java
nao digo que sei muito
mas nada que a pratica nao melhore!

M

Em 1996 eu resolvi q queria fazer o Ensino Médio técnico em informática, na época tinha um x386 monocromático e vivia fuçando no DOS … então entre 1997 e 1999, no técnico, além d fundamentos e aprender o q é HD, memória RAM (puxa) e td mais, tinha DBASE, QBASIC, DELPHI E VB … descobri os algoritmos, estruturas d dados, achei massa e fui pra facul … lá tds os fundamentos novamente (q eu já sabia por causa do técnico), fiquei entediado quase até o 3 ano … PASCAL, C, DELPHI novamente (+ tédio), me desiludi um pko e no último ano da facul fui chamado para assumir um Concurso na Prefeitura, no CPD … me formei, assumi o concurso, começei a me envolver com infra-estrutura, redes, manutenção, sistemas … e fui fazer festa … agora em 2007 caiu a ficha q eu estava quase me tornando um funcionário público acomodado ao olhar para o meu currículo … voltei a estudar por conta e me apaixonei definitivamente por programação … fui fazer uma Pós em 2007 q me fez conhecer Java … conclui a Pós em 2008 e desde então to na luta para largar meu concurso e atuar com programação …

Hj tenho grande paixão por programação, OO, estrutura de dados, algoritmos, tecnologia … e afins … e, como minha maturidade hj é totalmente outra (diferente da época da facul) tenho ctza q é nisso q quero atuar … msmo assim, as festas do tempo da facul valeram … td eh experiencia d vida …

Loiane

História embaraçosa, mas vou contar assim mesmo: queria fazer direito, mas não queria decorar história pro vestibular. Como adorava matemática e física, decidi fazer ciência da computação porque gostava bastante de futucar meu pc. Entrei na faculdade pensando que ia aprender a consertar computador (vergonhoso dizer isso, mas é verdade). No primeiro dia de aula, um professor veio falar que o nome da disciplina era um tal de algoritmos e nos ensinou a descascar batatas em forma de algoritmo. Fui mal na primeira prova, decidi estudar e meti a cabeça nos estudos. Na terceira prova consegui tirar um 10, ainda era pascal. No segundo ano da faculdade, uma professora veio com uma conversa sobre Java, e formamos um grupo de estudos informal. Aprendi o básico do Java com isso. Na metade do semestre, o coordenador do curso me indicou para um estágio em Java. Tive a oportunidade de estagiar com 2 pessoas feras, onde ‘suguei’ o conhecimento que pude. E já são 3 anos e meio que to estudando e aprendendo java. Eita coisinha grande e cheia de coisa hein! Parece que não tem fim rs :slight_smile:

cs.santos0

achei interessante o tópico… 8)

a minha foi o seguinte…informatica sempre foi a area que eu tive mais interesse (tirando a musica)…ai acabei o ensino médio, tive que escolher uma facu e entao escolhi ciencia da computação (não sei onde tava com a cabeça…rsrsrs…to zuando, no geral eu até curto) pensando que eu ia sair fazendo varias coisas impressiontes em 3d e ganharia mta grana (ai descobri que facu num serve pra nda, mas sem ela vc num faz nda…OPINIAO PESSOAL)…ai la descobri o que era algoritmos, programação, e blablabla…simpatizei com o esquema e começei a estudar q nem loko pra poder trampar com isso…

no geral eu programo a 4 anos e trampo a mais ou menos 2 com Java…mas to a fim de sair dessa area, pra finalmente entrar na area de CG, 3D, efeitos especiais, etc…

em linhas gerais é isso…
abraços

Criado 22 de março de 2005
Ultima resposta 6 de mai. de 2009
Respostas 91
Participantes 50