Nível das questões de SCJP (Kathy Sierra)?

Pessoal, a nível de curiosidade, o que vcs que já leram, e fizeram as questões do livro da Kathy Sierra tem a dizer sobre o nível de dificuldade das questões? Eu estudo pela versão do livro em inglês, mas esse não é o problema. Consigo entender bem a matéria, as explicações, as vezes quando alguma coisa não fica muito clara, busco referências fora…mas quando chego nas questões…Acho que só o capítulo 1 e 2 que foram tranquilos, mas o resto - (agora que tô terminando collections)…Fico confiante mas quando vou conferir as respostas…que desânimo, aê vendo as respostas certas entendo o porquê de tal resposta. E aquelas que tem mais de uma corretas.
As vezes marco uma ou duas, mas sempre fica faltando alguma. As questões da prova, pra quem já fez, são mais difíceis, mais fáceis…qual a opinião de vcs?

[quote=Christian_BHZ]Pessoal, a nível de curiosidade, o que vcs que já leram, e fizeram as questões do livro da Kathy Sierra tem a dizer sobre o nível de dificuldade das questões? Eu estudo pela versão do livro em inglês, mas esse não é o problema. Consigo entender bem a matéria, as explicações, as vezes quando alguma coisa não fica muito clara, busco referências fora…mas quando chego nas questões…Acho que só o capítulo 1 e 2 que foram tranquilos, mas o resto - (agora que tô terminando collections)…Fico confiante mas quando vou conferir as respostas…que desânimo, aê vendo as respostas certas entendo o porquê de tal resposta. E aquelas que tem mais de uma corretas.
As vezes marco uma ou duas, mas sempre fica faltando alguma. As questões da prova, pra quem já fez, são mais difíceis, mais fáceis…qual a opinião de vcs?[/quote]

As questões da prova são um pouco mais fáceis. Na prova tem um detalhe que ajuda bastante: No enunciado das questões eles dizem quantas respostas você deve marcar. No livro não tem isso, o que dificulta um pouco. Na época que fiz a prova treinei bastante utilizando o ExamLab. Ele é muito bom porque é muuuito mais difícil do que a prova. Se você acertar metade em um ExamLab, certamente passará na prova.

Particulamente achei fácil, o problema maior são as pegadinhas.

É, mas vc deve estar muito treinado. Olha o tanto de certificações q vc tem…quem me dera.

Não sei, mas começo a acreditar que pra quem já trabalha com desenvolvimento Java, deve ser mais mto, mais mto mais fácil capturar as respostas do exame. O problema é que pra entrar, muitos lugares já pedem a certificação.
As vezes fico com medo da premissa: Se não tiver certificação, não consegue emprego, e se não consegue emprego, não acostuma com a linguagem e não tira certificação.

Christian
Fica calmo, as questões do livro é mais difícil mesmo!
EU estou estudando para o exame também, aproveitei a promoção de retake e comprei.
No CD os 2 exames que vem possui o nível da prova e não achei difícil.
O que vai lhe fazer passar no exame é os exames teste…
E na net você acha MUITOS.

[quote=Two_]Christian
Fica calmo, as questões do livro é mais difícil mesmo!
EU estou estudando para o exame também, aproveitei a promoção de retake e comprei.
No CD os 2 exames que vem possui o nível da prova e não achei difícil.
O que vai lhe fazer passar no exame é os exames teste…
E na net você acha MUITOS.
[/quote]

Ah pois é…Não sei, acho que hj to meio sem paciência. Tem menos de dois meses que peguei pra estudar esse livro da Kathy Sierra e eu estava querendo tirar a certificação o quanto antes, já que estou desempregado e como antes trabalhava em outra área que não tinha nada a ver com programação, conseguir estágio, trainee ou qualquer coisa sem experiência é praticamente impossível, tinha pensado em tirar essa certificação no máximo em dois meses. Mas acho que não vai poder ser assim, senão compro o voucher e no final jogo 300 reais fora.
Eu penso que estudar demais por esse livro acaba não resolvendo mta coisa. Acho que a gente aprende melhor com exercícios, pq a gente pega o espírito da coisa. Exercícios comentados, melhor ainda - aliás tem alguns exercícios comentados desse livro que são muito mal comentados. Eu estou fazendo só esses exercícios do livro por enquanto ao final de cada capítulo que leio. E estou indo para o capítulo 8. Mas pelo visto certificação envolve bem mais tempo do que dois meses.

bem, todos aqui passaram por isso, é normal, uma coisa é vc ler o capitulo e entender, outra é fazer as questoes com foco no exame, e compilar tudo aquilo que tu leu e saber identificar na questao, primeiro que nem sempre a questão está certa, e vc terá q ser capaz de saber isso, caso ela esteja certa, vc vai ter q encontrar o que ela faz. Qdo falo certa, é saber se pelo menos aquilo compila, se não compila nem precisa saber qual será o resultado.

Para superar isso, o negocio é ir para pratica mesmo. No meu blog desenvolvi um simulado free para quem tivesse a fim de brincar um pouco, pois na minha epoca tive dificuldades em encontrar simulados em portugues (tem questoes em ingles tb) e ainda que fosse free.

dar uma olhada: http://blog.camilolopes.com.br/simscjpfree/

flw.

Cara não esquenta, a maioria do pessoal que tiro falou que na primeira leitura é normal passar um perrengue, na segunda será muito mais fácil o entendimento, tanto que o pessoal aconselha a fazer os testes de fora do livro só depois que lermos o livro umas duas vezes, pois podem envolver em uma questão, por exemplo, 3 tópicos, no primeiro capítulo errei 3 questões duas delas daquelas que tinham 3 corretas e acertei apenas duas, normal…bola pra frente