Nível de dificuldade dos testes do livro SCJP Sun Certified Programmer for Java

10 respostas
PriR

Olá, bom dia. Tenho estudado para tirar a certificação 1Z0-803, “Java SE 7 Programmer I” e para tal estou utilizando o livro da Kathy Sierra “SCJP Sun Certified Programmer for Java (Java 6)”. Porém eu estou achando aqueles testes no final do capítulo um pouco difíceis, especialmente do capítulo 3 em diante.

É a primeira vez que estou lendo o livro, e é normal achar isso? O nível é o mesmo da prova para a certificação OCA 7? O que me recomendariam para estudar para a prova?

Sou recém formada e busco tirar a certificação para abrir um pouco o leque de possibilidades. Trabalhei com Java por apenas um mês, apesar de ter estudado durante a faculdade.

Obrigada desde já.

10 Respostas

FernandoFranzini
PriR

FernandoFranzini:
- A prova é dificil sim…vc achou que seria facil? kkkk

É que eu li que quase não havia diferença da prova da versão 6 para a 7, e acho que o livro é muito bom.
Tenho ele em português (apesar de ser MUITO mal traduzido) está ajudando bastante.

FernandoFranzini

Existe muita diferença sim…não só de API, bem como a nova grade estabelecida da oracle. De qualquer forma, faça oq vc achar melhor.

D

Você pode estudar tranquilamento utilizando o livro da Katy, os tópicos abordados nele como classes, métodos, váriaveis etc atende a requisição para a a certificação do java 7. Uma dica para estudar é não ficar preso apenas no livro, leia o livro, faça um resumo e depois procure artigos ou videos dos tópicos que tiver mais dúivida.

Boa sorte!

A

olá, a versão 7 da prova é obrigado tirar o certificado de associate para depois tirar o de programmer . Na versão 6 a associate não era obrigatória , e assim vc poderia fazer logo a programmer . Só que se vc estiver estudando pra associate, deve pegar o livro de associate e não o de programmer. O nome é SCJA 6 . A matéria tmb é parecida com o da versão 7 . Por isso talvez seja a sua dificuldade , vc tá tentando uma prova bem mais difícil do que ela realmente é .

PriR

Então, inicialmente eu tava estudando para a OCJP 6, mas decidi tirar as duas da versão 7, primeiro por os assuntos serem melhor divididos, dando pra aprofundar um pouco mais e segundo por ser mais atualizado.

Pelo oq eu acho e pesquisei um pouco, se eu estudar até a metade do livro da Kathy já me dá uma base bem boa para a OCJA 7, e achei que o conteúdo seria o mesmo…mas acho que agora vou só lê-lo mesmo, sem fazer muitos resumos e partir pro OCA Java SE 7 Programmer I Certification Guide e fazer simulados.

A

Hum , mas será que o nível de aprofundamento é o mesmo? tem livro especifico pra assoc. já desse uma olhada. ?

PriR

Acho que o OCA é mais aprofundado, visto que tem mais questões com o mesmo tema…
O livro é esse OCA Java SE 7 Programmer I Certification Guide, tenho o pdf dele aqui

C

Até onde sei você precisa tirar a de Associate primeiro… só depois pode tirar a de Programmer 7.

Eu tirei a mais ou menos 1 ano atrás, porém preferi tirar direto a de Programmer 6, assim não precisei tirar de Associate.

Respondendo a sua pergunta… Para estudar eu li o livro da Kathy versão 6 em inglês, gostei muito e foi um ótimo estudo para a prova, em relação as questões do livro, com certeza eu achei ela mais difíceis que as questões da prova.

O que me ajudou muito também foram os simulados da prova que você pode comprar em alguns sites, acho que as questões dos simulados tem o mesmo nível das questões da prova.

D

FernandoFranzini:
- A prova é dificil sim…vc achou que seria facil? kkkk

Discordo do não recomendado, a grande maioria dos sistemas em java hoje são da 6 para baixo, ate migrarem tudo ou não para 7 ou 8 vai demorar um bom tempo, o senhor Franzini não agrega nada com seus comentários exdrúxulos!!!

Criado 18 de março de 2014
Ultima resposta 24 de mar. de 2014
Respostas 10
Participantes 6