Nivel de usabilidade do Jasper/ireport?

Ola pessoal estamos pensando em implantar aqui na empresa o Jasper/ireport mas prescisamos saber de pessoas que ja os utilizaram em projetos grandes, como foi essa experiencia, se valeu apena, se eles são bons em performace, pois temos relatórios muito pesados aqui, atualmente usamos o reports builder da oracle é uma ferramenta muito boa mais a licensa do servidor de relátarios o ias eh muito kra e estamos atras de baratiar o custo para os nossos clientes, so que prescisamos saber se o Jasper/ireport ira aguentar o tranco.
E gostaria de saber tambem sobre empresas grandes que utilizam os dois em seus projetos, e se foram bem sucedidos?

Se alguem poder ajudar agradeceria, abraços e fico no aguardo.

pra todos os relatorios q eu usei o jasper ele nao foi limitado pra mim… eu acho bem xarope fazer relatório, é um saco… mas ele faz na boa, agora, se é mais trabalhoso ou massante fazer no jasper do q numa ferramenta da oracle eu ja nao sei, pois só usei o jasper… :roll:

aqui tem relatórios que quando gerados os pdf´s chegam na casa dos 200Mb, eh deste tipo de robustez que gostaria de saber se ele suporta, e suporta bem com velocidade.

mas independente da ferramenta q tu vá usar, se a saida é em pdf, o tamanho será o mesmo… oq tu vai ter q pensar é em dar saida pra um formato diferente então, menos pesado… :roll:

Seguinte, já usei o Reports da Oracle. Atualmente trabalho com java e utilizo o JasperReports / iReport a algum tempo. Até então o Jasper deu conta do recado bem tranquilo. Quem é um pouco chato as vezes é o iReport em alguns relatórios mais complexos (mas nunca me deixou na mão). Agora que com o Reports da Oracle é mais facil isto é verdade. Mas o Jasper proporciona uma flexibilidade muito maior, uma vez que podesse acoplar uma classe ao relatório e ali ganhasse uma flexibilidade enorme! Bom, quanto a tamanho de arquivos… utilizando as APIs do java acredito que não tem stress algum.

PS.: Sugiro que você de uma olhada, pois há duas maneiras de se trabalhar com o Jasper, uma é via JDBC direto… montando um select dentro dele… outra é via objetos, se passando uma colecao para ele… prefiro muito mais trabalhar passando uma colecao para a API JasperReports montar o relatorio.

Qualquer duvida manda ae…

Abração,
Lucas Balensiefer