NoClassDefFoundError

Boas pessoal !

Estou recebendo o seguinte erro quando tento salvar o meu report para uma directoria dentro do ireport :

Exception in thread "AWT-EventQueue-0" java.lang.NoClassDefFoundError: com/lowagie/text/DocumentException
        at net.sf.jasperreports.view.save.JRPdfSaveContributor.save(JRPdfSaveContributor.java:106)
        at net.sf.jasperreports.view.JRViewer.btnSaveActionPerformed(JRViewer.java:939)
        at net.sf.jasperreports.view.JRViewer$2.actionPerformed(JRViewer.java:493)

Eu sei perfeitamante que o problema é que falta importar algun(s) .jar files que estão na pasta lib do ireport para o meu projecto , mas a minha questão será : Qual jar file importar para este erro ? nao quero importar todos os jar files da pasta lib do ireport , gostaria apenas de importar os .jar necessário ao funcionamento da minha aplicação. alguem me sabe dizer como é que eu identifico o .jar a ser importado com o erro acima ?

POr outro lado gostaria de esclarecer uma curiosidade:
É possivel alterar o nome que vêm na tela do JasperView, eu ja conssegui alterar o Icon fazendo um replace a imagem que esta dentro do jar file na pasta lib :
jasperreports-1.2.1.jar\net\sf\jasperreports\view\images
agora gostaria de alterar o nome da tela . Ex: em vez de JasperView eu colocaria “Pre-visualização”

Obrigado desde ja !

Olá Luís Cláudio, tente adicionar o iText-xxx.jar ao seu Classpath e veja se funciona.

Funcionou beleza
muito obrigado pela ajuda !

Mas gostaria de saber como relacionou o jar file ao meu erro ?

POr outro lado gostaria de esclarecer uma curiosidade:
É possivel alterar o nome que vêm na tela do JasperView, eu ja conssegui alterar o Icon fazendo um replace a imagem que esta dentro do jar file na pasta lib :
jasperreports-1.2.1.jar\net\sf\jasperreports\view\images
agora gostaria de alterar o nome da tela . Ex: em vez de JasperView eu colocaria “Pre-visualização”

Em relação ao relacionar o jar com o erro, você pode fazer o seguinte, dah uma pesquisada no Google, você copia o caminho, como por exemplo: com/lowagie/text/DocumentException e veja de qual jar ele faz parte.

Em relação ao alterar o nome do título da janela eu não sei fazer não, nunca precisei fazer isto, mas dá uma pesquisada na documentação do JasperReports que deve ter algo falando disso.

Falou ai, espero te ajudado