Eu estou na dúvida do que estudar, já que cada lugar fala uma coisa, então fico meio perdido.
Eu estudei HTML e CSS.
Vocês que são experientes poderiam me dizer qual é tem uma curva de aprendizagem maior?
Entre estudar PHP ou estudar JavaScript e usar o Node para o Backend. Node é muito mais difícil que o PHP?
Fiz essa pergunta em um grupo do Facebook e me disseram que não vale a pena PHP, outros disseram que Node é pra quem já programa a anos com JS. Aí não sei o que fazer.
Preciso da opinião de vocês, estou bastante na dúvida.
Se eu fosse você aprenderia JavaScript, porque dá pra usar no browser e no backend com Node. É apenas uma linguagem para aprender. Contudo, as APIs do browser e do Node são diferentes. Vai levar um tempo pra você aprender tudo, mas eu ainda acho que é mais fácil do que aprender duas linguagens (JS e PHP).
Sem um objetivo vai ficar perdido mesmo, perdendo tempo com algo que não vai te trazer retorno.
Se o objetivo for mercado de trabalho, veja na prática o que mais pedem as melhores vagas a seu alcance. Estude conforme a demanda $. Podem pedir o que for, PHP, .NET, Java, ABAP, etc.
Nodejs pra mim não “dá” dinheiro ainda, então nem perco tempo.