[quote=neohacker]O GPS não paga, se você baixar os mapas pelo PC e transferir para o N95, não vai pagar nada!
6 Meses grátis de navegação por voz. Isso mesmo após os 6 meses você continua usando normalmente o GPS, somente o recurso por voz acaba … você consegue viver sem ele[/quote]
Acaba o GPS com voz e fica só o visual?
Não acho legal não ter o recurso de voz, imagina você dirigindo por um lugar que não conhece e tem que ficar olhando pra tela do GPS toda hora, desviando sua atenção do trânsito, um pouco perigoso.
Assim como falar no celular dirigindo.
[quote=rodrigoK][quote=neohacker]O GPS não paga, se você baixar os mapas pelo PC e transferir para o N95, não vai pagar nada!
6 Meses grátis de navegação por voz. Isso mesmo após os 6 meses você continua usando normalmente o GPS, somente o recurso por voz acaba … você consegue viver sem ele[/quote]
Acaba o GPS com voz e fica só o visual?
Não acho legal não ter o recurso de voz, imagina você dirigindo por um lugar que não conhece e tem que ficar olhando pra tela do GPS toda hora, desviando sua atenção do trânsito, um pouco perigoso.
Assim como falar no celular dirigindo.
Abraços,[/quote]
Acaba a navegação por voz do Nokia Maps, que é pago, mas voce se voce encontrar algum outro programa que faça isto tipo GoogleMaps, basta instalar no telefone e pronto.
A meu ver, o iPhone é fashion. Tem um SO interessante, rápido e eficiente. Também usa uma interface multi touch que implementou coisas legais no mundo dos smartphones. Mas os elogios terminam por ai. O iPhone é um aparelho para que não utiliza o máximo do celular.
Para esses que falam “Quer tirar foto, compra uma câmera!”, quero lhes apresentar um negócio chamado “convergência”, que é quando vocÊ joga um monte de trabuco fora e faz tudo com um só aparelho. Gasta-se menos dinheiro, menos tempo e menos espaço.
A câmera do iPhone é de dar calo nos olhos…
A do N95 é simplesmente soberba. Equivalente a uma compacta de dia e, com os ajustes certos, muito próxima de uma à noite.
Mas minha maior decepção com o iPhone (e foram muitas) foi a falta de suporte Bluetooth. É um recurso exaustivamente usado para se parear o telefone a teclados, computadores, fones de ouvido, instrumentos de localização, pen drives, e, principalmente, outros telefones. O telefone da Nokia, como qualquer telefone que custe mais de 200 reais, tem bluetooth (excelente por sinal).
Quanto ao GPS, a superioridade do N95 sobre o iPhone nem se dá bem por falha deste, mas por mérito daquele. O GPS do N95 é o mais rápido do mercado, só comparável ao do N82. Isso sem contar que é necessária conexão com a internet para se usar o GPS no iPhone 3G (o primeiro usa GPRS, que é um sistema dos anos 90). Com o Nokia Maps, a internet para acelerar a conexão (que onde eu moro[interior da Paraíba] demora uns 40 segundos para ser concluída, 5 m de precisão) é puramente opcional.
Não acho que MMS seja algo que mova o mundo, mas eu já usei uma meia dúzia de vezes. Mas de qualquer forma, é melhor ter e não precisar do que precisar e não ter.
Mas não pára por ai. O iPhone não instala em Java, nem em python. Só se pode usar softwares que venham da Apple, ou que a Apple permita que se use. Tenhamos o exemplo dos players de música. Se você gosta do iTunes, parabéns. Mas se você não gosta… Use mesmo assim! Nos Symbian, você fica à vontade pra escolher uma (ou mais) entre as 12 opções de player disponíveis, e até uma uma versão modded do proprio iTunes… O mesmo para internet Browsing. O Safari é lento e não tem suporte para Flash. Mas o Nokia web Browser também é lento. Sem prolemas, pode escolher… Skyfire (o mais eficiente, porém pesado), Opera mini (o melhor de todos), Firefox mobile (bastante compatível), entre muitos outros…
Quanto ao entretenimento propriamente dito, esse é mais um aspecto em que o N95-4 humilha o iPhone. Porque tem suporte ao n-gage, que tem jogos de qualidade simplesmente profissional a preços bastante acessíveis. Também porque tem milhares de jogos em Java pra baixar internet a fora. Porque tem acesso direto ao OVi e mais um zilhão de serviços legais que a Nokia oferece. Porque, com os apps certos, roda-se AVI, RMVB, MKV, MP4 e todos os outros formatos de video na internet. Enfim, por que a Nokia está um passo a frente.
Concluindo, fiz minha escolha pelo N95 pelo exposto acima. Espero que tenha esclarecido alguém.
E fica com um aparelho “sem qualidade” em tudo o que faz, afinal como você mesmo disse a câmera do N95 chega perto de uma compacta (perto não é igual), fico com a compacta do que com aparelho tudo em um.
Não gosto da câmera do iphone, mas as fotos do link abaixo dão calo nos olhos? http://photocritic.org/amazing-iphone-photos/
Para quem quiser ver no flickr (dados da foto e etc) basta clicar no link “photo” embaixo da foto.
Eu falei que de dia o N95 é [color=blue][size=18]equivalente[/size][/color] (o que quer dizer algo capaz de substituir) a uma câmera compacta. E à noite, eu considero até melhor, já que a imagem é bem menos tremida, apesar da luminosidade de um flash Xenon ser mais eficiente que a de um LED flash.
Vai ficar com a compacta? Então subtraia uns 400 reais de sua conta… E some umas 150 gramas ao peso de sue bolso… Mas chega de papo. Uma imagem vale mais que mil palavras, então: http://thenokiablog.com/2007/08/03/nokia-n95-vs-canon-powershot-sd30-cruise-trip-pictures/#more-217
Quanto às fotos do iTreco, essas do site ficaram boas, mas no mundo real e, principalmente, ao ar livre, a câmera do iDumb (que não tem zoom, nem AF, nem controle de ISO, nem de contraste) provê imagens escuras, tremidas e de baixa resolução. Esse nem é um ponto a se discutir.
Então quer dizer que o N95 é GPS “sem qualidade”? 40 segundos é tempo demais pra você esperar por uma conexão precisa e com alta acessibilidade de mapas (os da nokia são bem mais completos que grandes provedores de mapping, como Garmin, e se passa tudo pro telefone com extrema facilidade)? E será que não é bom console portátil? Ou os melhores títulos de jogos portáteis, aos melhores preços (via n-gage), mais milhares de jogos em java para todos os gostos, regados à aceleração 3D e chip set dedicado não te bastam?Se não, some mais 300g de um PSP e 400g de GPS ao peso do seu bolso, e tire mais uns 1400 reais da sua conta.
Somando isso a uma carteira, chave do carro e um iBug, você tem mais de 1 kg de equipamento no bolso.
Eu vou de N95 mesmo viu. Mais rápido, mais barato, mais econômico, e tudo feito com qualidade.
[quote=Fernandez88]Eu falei que de dia o N95 é [color=blue][size=18]equivalente[/size][/color] (o que quer dizer algo capaz de substituir) a uma câmera compacta. E à noite, eu considero até melhor, já que a imagem é bem menos tremida, apesar da luminosidade de um flash Xenon ser mais eficiente que a de um LED flash.
Vai ficar com a compacta? Então subtraia uns 400 reais de sua conta… E some umas 150 gramas ao peso de sue bolso… Mas chega de papo. Uma imagem vale mais que mil palavras, então: http://thenokiablog.com/2007/08/03/nokia-n95-vs-canon-powershot-sd30-cruise-trip-pictures/#more-217
[/quote]
Como faz um comparativo de fotos sem bater a mesma foto, na da canon tem outros elementos como a menina que no nokia não tem, ambas foram feitas com as mesmas configurações (abertura, velocidade, wb, etc, mesmas condições de luz), não foi o que eu vi nas fotos, inclusive fotos diferentes em angulos diferentes, pode não parecer mas interfere nas configurações automáticas da câmera.
Desculpa mas pra mim esse comparativo não quer dizer nada.
As fotos do site, nem todas foram feitas com condições de luz controladas, não estou comparando câmera do iPhone com do N95, até porque não gosto da camera do iphone, como também não gosto da do N95 e de nenhum celular.
Quanto a questão de AF, acha que ele só foca a uma única distância e se der um passo pra frente ou pra trás ele vai perder o foco, ou que tem um botão pra você regular o foco?
Ele tem AF, a depender da luz ele ajusta o WB, constraste e etc, tudo de forma precária, mas faz.
Bem a experiência que tive com o GPS dele não foi das melhores, no centro do RJ ele não achou sinal, e não foi apenas um aparelho testado.
O iPhone também tem vários jogos muito bons, inclusive tem Silent Hill, Resident Evil, Metal Gear Solid entre outros, e a várias empresas de jogos como EA, Capcom, entre outras estão investindo bem nele, inclusive encaram ele como concorrente de PSP e DS, não sei se o Nokia também é assim, mas se for ótimo, mais opções pra que gosta de jogar.
Desculpa ter uma opinião diferente da sua, mas vejo muito ataque ao iPhone chamando de iTreco, iBug, iDumb, iIsso e iAquilo sem nem analisar, não to dizendo que ele é melhor ou pior que o N95 to dizendo que eu particularmente prefiro uma compacta boa como uma Panasonic LX3, que vai me dar o mínimo de qualidade de imagens e cores que estou acostumado, que a câmera de qualquer celular.
Que prefiro um PSP ou DS que é feito pra jogo, que qualquer celular, tem tela maior, processador exclusivo pra isso e placa grafica exclusiva pra isso.
Acho que todos os celulares feitos atualmente tentam quebrar o galho em várias áreas, mas não chegam a se especializar em nenhuma.
Se for para usar algo, prefiro algo realmente bom, não me importo em levar uma bolsa com todos os acessórios separados, realmente não me importo em gastar um pouco mais.
Pois eu uso GPS quase todo FDS, para ir pra baladas distantes, casa de amigos que nunca fui, e uma vez me levou até à casa de um parente em Recife. Sem erro, sem parada. Aliás, até parou. Quando cruzei a fronteira com PE, ele deu o bipe de bateria fraca. Só ai notei que não carregava desde a manhã do dia anterior. Mas como sempre tenho comigo uma bateria reserva (chinesa mesmo, só custou 30 reais), troquei na hora e segui em frente. Lembrando que, mesmo onde não tiver 3G, basta fazer a conexão direta com o satélite. Em 5 minutos tu estás conectado.
Quanto à sua experiência no Rio, eu não tenho uma explicação pra isso, uma vez que eu moro no interior da Paraíba e nunca deu problema por aqui.
[quote] Como faz um comparativo de fotos sem bater a mesma foto, na da canon tem outros elementos como a menina que no nokia não tem, ambas foram feitas com as mesmas configurações (abertura, velocidade, wb, etc, mesmas condições de luz), não foi o que eu vi nas fotos, inclusive fotos diferentes em angulos diferentes, pode não parecer mas interfere nas configurações automáticas da câmera.
Desculpa mas pra mim esse comparativo não quer dizer nada. [/quote]
Pra mim quer. Talvez o resultado tenha sido mesmo manipulado. Também tive essa impressão. Mas veja que se as fotos, apesar do fatores que prejudicaram a Canon, do N95 ficaram melhores, isso só indica que em certas situações as do celular ficam melhores que as da câmera. Nem manipulando com toda a má fé do mundo as fotos do iPhone iriam ficar melhores.
Mas a discussão acima não tem cabimento. A 5.0 MP do N95 não basta pra você, mas pra mim é mais que o bastante, ela atende as minhas necessidades, me economiza tempo, dinheiro e espaço.
No quesito jogos, a falta de um console formal, de acesso a Java e, principalmente, de botões físicos fazem a superioridade do N95 sobre o iPhone. Dá pra jogar títulos consagrados como Worms 3D (meu vício), Crash Kart Nitro 3D, Need For Speed Undercover e o revolucionário ONE (deixa o PSP e o DS no chinelo, vide You Tube) online através do n-gage arena, sem ser cobrado por isso, só o preço dos jogos. Há também títulos em que é possível jogar via Bluetooth, como Global Race, que é o maior exemplo de como a Placa de aceleração 3D do N95 atribue fluidez e nitidez a jogos de elevado nível gráfico (vide you tube também). E, claro, para os desinformados que acham que só iPhone tem acelerômetro, o N95 também tem, e dos bons. Bounce (n-gage) e Panda Manda 3D (Java) são exemplos de jogos com excelente qualidade gráfica que usam o acelerômetro. Não que o iPhone seja ruim. Está bem acima da média no quesito jogos. É só que o N95 é mais dinâmico nessa área.
“Ataque ao iPhone”? O iPhone virou uma entidade jurídica agora, foi? Pra exigir que se trate com toda a reverência? Pois não, então. Na minha opinião, a excelintíssima Apple, afim de corriir as inúmeras falhas presentes em Sua iPhonência, ainda vai ter que aprender a andar nos rumos da convergência, pois essa é a necessidade da maior parte dos usuários de telefonia celular. Vários aparelhos em um.
Pois eu estou dizendo que, apesar do SO mais rápido e amigável e do multi touch screen, o iPhone é inferior ao N95 sim, e principalmente por falhas conceituais da Apple, porque, com excessão da câmera, o hardware do iPhone é quase tão bom quanto o do N95.
[quote] to dizendo que eu particularmente prefiro uma compacta boa como uma Panasonic LX3, que vai me dar o mínimo de qualidade de imagens e cores que estou acostumado, que a câmera de qualquer celular.
Que prefiro um PSP ou DS que é feito pra jogo, que qualquer celular, tem tela maior, processador exclusivo pra isso e placa grafica exclusiva pra isso. [/quote]
Como já disse, a câmera do N95 é suficiente pra mim. Quero lembrar que há apenas três anos, estávamos deslumbrados com câmeras digitais de 4.0 MP, hoje, temos smartphone com câmera 5.0 com lente Carl Zeiss e ainda tem gente reclamando.
N95 também tem placa 3D dedicada, e o processador Dual Arm de 332 Mhz mais 220Mhz do núcleo secundário é muito superior ao do DS (75 Mhz + 50 Mhz). Mas se ainda quer o console portátil, vá em frente. A escolha é sua. Eu fico com 800 reais a mais e um aparelho a menos no meu bolso.
[quote=Fernandez88]Pra mim quer. Talvez o resultado tenha sido mesmo manipulado. Também tive essa impressão. Mas veja que se as fotos, apesar do fatores que prejudicaram a Canon, do N95 ficaram melhores, isso só indica que em certas situações as do celular ficam melhores que as da câmera. Nem manipulando com toda a má fé do mundo as fotos do iPhone iriam ficar melhores.
Mas a discussão acima não tem cabimento. A 5.0 MP do N95 não basta pra você, mas pra mim é mais que o bastante, ela atende as minhas necessidades, me economiza tempo, dinheiro e espaço.
[/quote]
As fotos do link enviado anteriormente de fotos com iPhone todas, simplesmente todas são melhores que as do N95 mostradas por você e que a da Canon também de seu teste.
Pra quem conhece de fotografia sabe que 5MP não quer dizer qualidade, que não adianta 20MP se o processamento do sensor e a lente for ruim, serve para impressão grande sem precisar interpolar a imagem, perdendo qualidade (não estou dizendo nem que a lente nem que o sensor da nokia são ruins).
2MP é mais que suficiente para uma foto impressa em 10x15 (tamanho padrão utilizado por quem não trabalha com foto).
Sim as câmera do N95 é superior a do iPhone, mas como as fotos mostradas, quem sabe usar uma câmera vai tirar fotos melhores que quem não sabe mesmo que esse tenha uma DSLR nas mãos.
[quote=Fernandez88]
No quesito jogos, a falta de um console formal, de acesso a Java e, principalmente, de botões físicos fazem a superioridade do N95 sobre o iPhone. Dá pra jogar títulos consagrados como Worms 3D (meu vício), Crash Kart Nitro 3D, Need For Speed Undercover e o revolucionário ONE (deixa o PSP e o DS no chinelo, vide You Tube) online através do n-gage arena, sem ser cobrado por isso, só o preço dos jogos. Há também títulos em que é possível jogar via Bluetooth, como Global Race, que é o maior exemplo de como a Placa de aceleração 3D do N95 atribue fluidez e nitidez a jogos de elevado nível gráfico (vide you tube também). E, claro, para os desinformados que acham que só iPhone tem acelerômetro, o N95 também tem, e dos bons. Bounce (n-gage) e Panda Manda 3D (Java) são exemplos de jogos com excelente qualidade gráfica que usam o acelerômetro. Não que o iPhone seja ruim. Está bem acima da média no quesito jogos. É só que o N95 é mais dinâmico nessa área.[/quote]
Se é melhor com botões fisicos ou não, tanto faz pra mim, porque não jogo nem em casa em uma tv de 42 o que dirá em uma aparelho com uma tela de 2,5 ou 3", os poucos jogos que testei no iPhone eu gostei, nem sei qual dos dois é melhor ou pior e sinceramente não é algo que me interessa, muito menos é por isso que tenho um iPhone.
Nem vou comentar que não vale a pena.
Cada um tem sua opinião, eu particularmente prefiro a interface amigável do iphone que a câmera de 5MP e a placa grafica 3D dedicada pra jogos do N95, já que não uso isso mesmo, acho que ser melhor ou pior vai das necessidade de quem usa e não simplesmente da especificação técnica do produto.
[quote=Fernandez88]
Como já disse, a câmera do N95 é suficiente pra mim. Quero lembrar que há apenas três anos, estávamos deslumbrados com câmeras digitais de 4.0 MP, hoje, temos smartphone com câmera 5.0 com lente Carl Zeiss e ainda tem gente reclamando.
N95 também tem placa 3D dedicada, e o processador Dual Arm de 332 Mhz mais 220Mhz do núcleo secundário é muito superior ao do DS (75 Mhz + 50 Mhz). Mas se ainda quer o console portátil, vá em frente. A escolha é sua. Eu fico com 800 reais a mais e um aparelho a menos no meu bolso.
Um abraço, amigo.[/quote]
A Sony tem celular com câmera de 8MP com lente zeiss e flash pra quem gosta da corrida e do marketing dos MPs.
Existem rumores de que no WWDC (meio do ano) a Apple deva lançar um novo modelo de iPhone juntamente com a versão final do FW 3.0 que tem suporte a muita coisa que o atual não tem (segundo informações e testes na versão beta, mais de 100 features novas, ex: gravação de video, envio e recebimento de mms, copy&paste, bluetooth de verdade com ad2p, etc) algumas só funcionam com o 3G e os novos modelos que prometem camera de 3.2MP e etc, esperar pra ver se vai ser tudo isso mesmo.
Lembrem-se que o N95 é um celular já velhinho (de idade), o correto seria comparar o iPhone com o N97, 5800, HTC Magic e Palm Pre.
Mas como a humilhação é muito grande todo mundo prefere comparar apenas com o N95.
[quote=Luiz Aguiar]Lembrem-se que o N95 é um celular já velhinho (de idade), o correto seria comparar o iPhone com o N97, 5800, HTC Magic e Palm Pre.
Mas como a humilhação é muito grande todo mundo prefere comparar apenas com o N95.
[/quote]
O iphone foi lançado mais ou menos na mesma época do N95 8G, nada mais junto que compará-los, com esses outros acho que já partiria pro modelo mais novo que será lançado agora com o fw3.0 aí sim a comparação com n97 e etc.
Tenho exigência de um CPU possante (5800 tem um sofrível single Arm 369Mhz, sem placa de aceleração 3D), e também gosto de fotografia com o celular, sendo que 3.2 MP (Com um péssimo algorítmo de captura, deixando as imagens escuras) do 5800 não bastam pra mim.
Como eu não gosto muito de touchs, as únicas vantagem reais são o tamanho da tela, junto à maior resolução e o hardware dedicado a audio, que melhora a qualidade do som e faz com que o audio gaste menos bateria. Em todos os outros quesitos, o N95 é superior. Só troco pelo N97 / SE Idou (Samsung Omnia HD não vai ter aqui no Brazil… T_T) (com certeza a maioria dos iBabões nem sabe que smartphones são esses).
E fique claro que eu só compraria um N97 por causa dos serviços OVI, porque o hardware está bem abaixo da média dos outros (o processador é inferior até ao do próprio N95)
Quanto aos comentários dos SE que tem câmera de 8.0 MP, eu pesquisei antes de comprar meu telefone. Estás a falar do C905. A tela é pequena, o OS é inútil, as lentes da câmera são ‘nameless’ (não são Zeiss, mas mesmo assim, a câmera é bem melhor) o software nativo é digno de pena, não dispõe dos serviços Nokia e, principalmente, o processador é simplesmeente uma dor nos rins. Tanto é, que ninguém sabe o clocking (por que será?), mas sabe-se que não agüenta uma aplicação gráfica + web browsing, o que é como um passeio no jardim para o “The King”…
Essa data sheet é bastante tendenciosa. Ela não cita quase nenhuma vantagem do iPhone sobre o 5800. Poderia falar do CPU (o do Apple tem placa 3D e o clocking é mais alto), e também do touchscreen (no Nokia é resistivo, no iPhone é capactivo, que é mais preciso).
Existem rumores de que no WWDC (meio do ano) a Apple deva lançar um novo modelo de iPhone juntamente com a versão final do FW 3.0 que tem suporte a muita coisa que o atual não tem (segundo informações e testes na versão beta, mais de 100 features novas, ex: gravação de video, envio e recebimento de mms, copy&paste, bluetooth de verdade com ad2p, etc) algumas só funcionam com o 3G e os novos modelos que prometem camera de 3.2MP e etc, esperar pra ver se vai ser tudo isso mesmo.
Abraços,[/quote]
Ainda bem que vão lançar gravação de video, copy&paste e bluetooth, porque um “celular” lançado em 2009 não ter isso … é piada babaca neh
Pagar R$2k em um aparelho bunitinho que chama a atenção das meninas é idiotice das grandes neh …
O Iphone nao vem “de fabrica” com software para filmar, mas existem alguns na apple store para isso.
Eu tenho um instalado chamado sycoder e pelo menos comparado ao antigo HTC Touch que tive (que tambem possui camera de 2MP) a filmagem fica infinitamente melhor, mas mesmo assim continua nao sendo boa como em qualquer outro celular.
Nao estou querendo entrar na briga entre iphone x nokia, apenas postei para informar que é possivel sim filmar no iphone.