Nome da fonte de dados não encontrado

6 respostas
androidelp

Pessoal, estou com um problema que está me deixando doido.

Desenvolvi uma aplicação em casa que faz conexão com banco de dados access, funcionava bem, levei para o trabalho o aplicativo e o access.accdb. importei para o netbeans e executei para testá-lo.

e agora não consegue mais efetuar a conexão!!!

o mesmo me retorna:
[Microsoft][ODBC Driver Manager] Nome da fonte de dados não encontrado e nenhym drive padrão especificado

Não sei como resolver isso, pesquisei porém não achei na conclusivo, dizem que pode ser o firework da máquina, o drive não está instalado???, e outras coisas mais...

Obrigado pela atenção, segue o código de conexão:

public void conectar(String caminhoarquivo){

try{

Class.forName("sun.jdbc.odbc.JdbcOdbcDriver");

Properties ppt = new Properties();
            ppt.put("charSet", "ISO-8859-1");

conexao = DriverManager.getConnection("jdbc:odbc:Driver={Microsoft Access Driver (*.mdb, *.accdb)};DBQ="+caminhoarquivo, ppt); 

}catch(Exception e){

JOptionPane.showMessageDialog(null, "Erro aconteceu na conexão do banco"+e);

}

}

6 Respostas

B

Pode ser que sua máquina no serviço não tenha o MS-Access instalado :frowning:

androidelp

Tenho o pacote office 2010 instalado na minha máquina, o sistema operacional é o windows 8, acho que tem alguma coisa relacionada com o driver Class.forName(“sun.jdbc.odbc.JdbcOdbcDriver”); mas o que sei é que em casa funciona e no trabalho não.

B

O Office 2010 nem sempre vem com o Access. Experimentou tentar iniciar o Access na sua máquina do escritório?

androidelp

Sim, tenho duas tabelas nele Gerenciador e obs. executei, editei, salvei como porêm me retorna o erro justo na linha

conexao = DriverManager.getConnection("jdbc:odbc:Driver={Microsoft Access Driver (*.mdb, *.accdb)};DBQ="+caminhoarquivo, ppt);

usei o depurador e o mesmo retorna erro depois deste código DriverManager.java

// if we got here nobody could connect.
        if (reason != null)    {
            println("getConnection failed: " + reason);
            throw reason;
        }
B

http://www.coderanch.com/t/546920/JDBC/databases/JDBC-MS-Access-ODBC-data

androidelp

Deixa-me entender…

O meu sistema operacional é 64-bits, o meu access 32, é por isso que o código não está funcionando?
Então terei de desinstalar meu office, instalar uma versão 64-bits ou tentar instalar conforme o blog o Microsoft Access Database Engine 2010 Redistributable para ter uma conexão Access?
Isso é muito treta…
Pois vou disponibilizar o sistema para todas as máquinas da empresa, pensei no access pois iria joga-lo na rede e todos poderiam usar o programa para atualizar suas tarefas.
O diferencial do aplicativo é o controle do tempo de uma atividade.
Porém acredito que terei de instalar um sql server (segunda opção), no servidor e criar uma conexão para ele.

Criado 20 de dezembro de 2012
Ultima resposta 20 de dez. de 2012
Respostas 6
Participantes 2